WeChat lança assistente de voz em carros capaz de fazer compras - WHOW
Tecnologia

WeChat lança assistente de voz em carros capaz de fazer compras

A ideia da chinesa Tencent é usar o seu robusto WeChat dentro dos carros para tarefas como indicar comércios pelo caminho, preços de serviços e até fazer compras

POR Raphael Coraccini | 28/06/2019 17h54 WeChat lança assistente de voz em carros capaz de fazer compras Foto Unsplash

Os motoristas já podem pagar suas compras de dentro do carro, usando o sistema de pagamentos digitais. Além disso, podem conversar com seus veículos, pedindo que identifiquem restaurantes próximos ou que vejam quanto está o litro da gasolina nos postos de combustível mais próximos. Quem está fazendo uma nova tentativa de implementar essas facilidades é a chinesa Tencent, dona do superapp WeChat.

A empresa de tecnologia anunciou, no mês passado, parceria com 19 montadoras de diversos países para oferecer a chamada Internet de Veículos (IoV), uma evolução da Internet das Coisas (IoT).A função WeChat nos veículos equipados pela Tencent vai permitir interação por comando de voz, navegação por voz pelo WeChat, acionamento de conexões Bluetooth com o telefone do motorista. O assistente de voz do WeChat é acionado assim que o motorista abre a porta do veículo.

Substituição do smartphone

A Tencent trabalha para acabar com seu principal negócio, as vendas por smartphone. A empresa quer enterrar o celular e migrar as vendas para equipamentos do dia a dia. A China tem o ecossistema digital mais desenvolvido do mundo, mas o restante do planeta ainda está aprendendo a comprar pela internet. É possível que o smartphone seja substituído como meio de compra antes de atingir a maturidade plena.

Não é só o smartphone que pode ser substituído no futuro por outros gadgets na hora da compra. O modelo de compra por digitação deve ser impactado ainda antes, com boa parte das transações sendo realizadas por voz. Um estudo da TrendWatching apontou que mais de um quarto dos adultos dos EUA já possui um alto-falante inteligente, aumento de 40% na comparação com o ano passado.

Desta vez, vai?

Antes da Tencent, a Apple e Amazon tentaram iniciativa semelhante de criar uma Internet de Veículos, sem grande repercussão e de êxito ainda menor. Depois do CarPlay da Apple e do Amazon’s Auto Auto, esta é a terceira tentativa de incorporar assistentes de voz, meios de pagamento e serviços de geolocalização. É esperar para ver.


+INOVAÇÃO

Empreendedorismo social: o propósito que guia o negócio
Veja as lições de empreendedorismo com o presidente da Cabify no Brasil
Influenciadores como ferramenta de engajamento de público e estratégias das marcas
Whow! 2019 premia as mulheres mais inovadoras do ano