Você sabe o que são transferable skills? As habilidades para qualquer trabalho - WHOW
Pessoas

Você sabe o que são transferable skills? As habilidades para qualquer trabalho

Conheça as competências úteis em qualquer função e setor, que todo recrutador busca nos candidatos a uma vaga de emprego. Veja a lista completa

POR Adriana Fonseca | 14/07/2020 22h32

Anúncios de emprego, seja para qual área for, costumam trazer algumas competências importantes para exercer a função em aberto. Algumas dessas habilidades variam de acordo com a área e o cargo a ser exercido, mas outras se repetem. Capacidade de trabalhar em equipe e de resolver problemas, boa comunicação, pensamento crítico, organização, adaptabilidade e liderança são algumas delas. É o que se chama no mercado de recrutamento de transferable skills, ou “habilidades transferíveis” – são as qualidades que permitem às pessoas fazerem um trabalho realmente bem-feito, seja ele qual for, de qualquer área ou setor. 

Um estudo da consultoria Deloitte agrupou as habilidades em três frentes:

  • Comunicação: habilidade de escutar, responder e expressar ideias de forma eficiente em diferentes contextos, influenciando outras pessoas
  • Estratégico: habilidade de exercer julgamento, liderança e criatividade para decidir o caminho a seguir em ambientes complexos
  • Analítico: habilidade de adquirir conhecimento, processar informação e desenhar conclusões precisas

“Para serem competitivas no futuro, as empresas vão precisar de uma força de trabalho ágil com fortes habilidades transferíveis e um mindset adaptável e confiante”, comentou no estudo David Sproul, sócio sênior e executivo-chefe da Deloitte. “A habilidade de reconhecer essas características nos processos de recrutamento é essencial, assim como a necessidade de criar um melhor apoio pós-recrutamento para os trabalhadores que estão fazendo transições entre setores e funções.”

Transferable skills, segundo a Murdoch University, da Austrália

Resolução de problemas

A competência ajudar os profissionais a considerarem novas perspectivas. Com isso, conseguem agregar valor real à força de trabalho e se tornam mais desejáveis à medida que as empresas começam a enfrentar problemas mais complexos em suas relações diárias.

Pensamento crítico

Bons pensadores críticos podem avaliar situações usando a lógica para tirar conclusões razoáveis ​​para depois tomar decisões mais bem informados. Os empregadores buscam pensadores críticos, pois são profissionais que podem analisar dados, processos de informação e identificar suposições.

Habilidades criativas

Ser criativo significa adotar a capacidade de colaborar com a equipe para apresentar ideias novas, pensar fora da caixa e encontrar novas maneiras de resolver problemas. Devido à natureza da força de trabalho e a um mercado cheio de concorrentes, os empregadores buscam pessoas que possam usar seu pensamento em proveito próprio.

Inteligência emocional

Entre as transferable skills também está a capacidade de entender e gerenciar suas próprias emoções para ajudar a se comunicar de maneira eficaz, difundir conflitos e superar barreiras. A inteligência emocional também permite que o profissional construa melhores relacionamentos – especialmente em um ambiente de trabalho.

Gestão de pessoas

Ter habilidades de gerenciar pessoas permite que o profissional se torne a melhor versão possível de si mesmo, além de ser um excelente modelo para seus colegas. Essas habilidades são importantes para liderar uma equipe, incentivar o trabalho coeso da equipe e auxiliar os colegas nas tarefas relacionadas ao trabalho.

Já o site americano de empregos Indeed listou mais algumas “habilidades transferíveis” em sua seção de aconselhamento de carreira.

Confiabilidade

Abrange qualidades que fazem do profissional um funcionário confiável. Inclui pontualidade, organização e responsabilidade. Todo empregador procura candidatos confiáveis para realizar tarefas bem e em tempo hábil. Eles costumam confiar nessas mesmas pessoas para gerenciar com êxito relacionamentos, tarefas e objetivos.

Trabalho em equipe

As habilidades de trabalho em equipe envolvem a capacidade de trabalhar com outras pessoas em direção a um objetivo comum. O trabalho em equipe eficaz exige várias outras qualidades, como empatia, escuta ativa e comunicação forte.

Organização

Uma pessoa bem organizada possui uma estrutura forte e organizada em seu espaço de trabalho, tarefas e relacionamentos. Os funcionários organizados geralmente cumprem os prazos, se comunicam com os outros em tempo hábil e seguem bem as instruções. Os empregadores podem confiar nos trabalhadores organizados para cumprir os prazos, tomar notas e garantir que os projetos sejam concluídos com eficiência.

Adaptabilidade

As habilidades de adaptabilidade são usadas para continuar trabalhando em direção aos objetivos, mesmo quando equipes, projetos, gerenciamento ou produtos mudam. Os empregadores contratam candidatos flexíveis que podem aprender rapidamente novas habilidades e processos para garantir que o trabalho seja realizado de maneira rápida, eficiente e com uma atitude positiva.

Liderança

As habilidades de liderança incluem características como comunicação forte, construção de relacionamento e confiabilidade. 

Conhecimento em tecnologia

Outra transferable skill é a alfabetização tecnológica para se ter a capacidade de navegar em novas tecnologias. Quase todas as posições em todos os setores exigirão o uso da tecnologia em algum nível. Em um ambiente de trabalho cada vez mais tecnológico, os empregadores valorizam os candidatos que podem aprender novas ferramentas e softwares rapidamente para concluir tarefas.


+ NOTÍCIAS

O que são metaskills? Conheça as habilidades que formam novos conhecimentos
8 áreas-chaves que devem regulamentar a Internet das Coisas
A aplicação de inteligência artificial no poder público
Nanotecnologia em tecidos pode ajudar a combater o novo coronavírus