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Consumo

Você sabe o que é o Network Effect?

O efeito de rede ajuda as empresas a criarem tração rápida para seus produtos e serviços. Entenda melhor este conceito

POR Adriana Fonseca | 11/12/2020 11h45 Imagem: Unsplash Imagem: Unsplash

Ao ajudar os produtos a ganharem tração rapidamente, o efeitos de rede – ou network effect, em inglês – podem ajudar as empresas a construírem uma força comercial, ou fortes vantagens competitivas que as diferenciem da concorrência.

Amazon, Google e Facebook usaram o poder dos efeitos de rede para ganhar ampla utilidade rapidamente. Um produto tem um network effect quando seu valor para seus usuários aumenta à medida que ele é utilizado. 

Ainda ficou confuso? 

Para entender melhor o que são efeitos de rede e algumas das empresas que construíram vantagens competitivas com eles, veja alguns exemplos com casos reais:

A aplicabilidade do network effect

Marketplace: Amazon

A vantagem central do negócio da Amazon vem da junção de fornecedores e consumidores. Preços baixos atraem mais consumidores, mais consumidores atraem mais vendedores, e assim por diante. Com o passar do tempo, a Amazon adicionou novas funcionalidades, verticais de varejo e marketplaces para conseguir o aumento do engajamento do usuário.

Marketplace: Uber

network effect Imagem Alina Grubnyak: Unsplash

No começo, o Uber atraía motoristas independentes (fornecedores) para sua plataforma oferecendo uma fonte garantida de consumidores. Ao mesmo tempo, o Uber atraiu usuários (demanda) fornecendo a eles um motorista. Reunir esses dois lados do marketplace criou um virtuoso ciclo de crescimento.

Dados: Google

A vantagem competitiva dos poderosos dados do Google começou com uma única inovação tecnológica: um serviço melhor de buscas. Com o tempo, o domínio do Google nas buscas da internet e os dados capturados a partir dessas buscas permitiram à companhia construir uma poderosa vantagem competitiva em propaganda e compras. 

Plataforma: Apple

Enquanto o iPhone foi ovacionado por seu design e funcionalidade, o verdadeiro motor do sucesso do aparelho da Apple não foi o telefone em si, mas o sistema operacional dentro dele e o ecossistema ao seu redor. A durabilidade do ecossistema da Apple vem, amplamente, do iOS e das formas que ele incentiva os usuários a ficarem por perto.

Plataforma: Facebook

O Facebook é uma das empresas de tecnologia que cresceu mais rapidamente em toda a história, muito por causa da rede que ela foi capaz de construir. Quanto mais amigos um usuário tem no Facebook, mais valor o usuário pode obter. Deixando os usuários mais envolvidos nas atividades sociais da plataforma, o Facebook diminui a chance de esses usuários deixarem a rede social. 

Um estudo conduzido ao longo de três anos pela empresa americana Nfx mostra que os efeitos de rede são responsáveis por 70% do valor criado por empresas de tecnologia desde que a internet se tornou relevante em 1994. 

Segundo a consultoria, os efeitos de rede são a maneira nº 1 de criar defesas no mundo digital. As empresas com os tipos mais fortes de network effects embutidos em seus modelos de negócios principais tendem a ganhar muito.


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