Você sabe o que é empreendedorismo? - WHOW

Pessoas

Você sabe o que é empreendedorismo?

Conheça as cinco características essenciais para entrar no universo do empreendedorismo e gerar valor percebido pelos clientes

POR Vagner Jesus | 22/11/2021 18h33

Certamente, você tem ouvido muito sobre o termo empreendedorismo nos últimos anos. E, como ele tem tomados os holofotes, talvez você nem imagine que se trata de um assunto centenário.

O tema surgiu no século XVII devido à primeira revolução industrial. Já o seu conceito e termo foram criados pelo economista austríaco Joseph Schumpeter em 1942, onde ele dizia que o empreendedorismo estava associado com processo de destruição criativa.

Calma, vou explicar melhor: a destruição criativa ocorre quando empreendedores criam produtos ou novas formas de produzir em substituição aos antigos métodos, causando assim, mudanças na economia. Até hoje, o termo empreendedorismo está diretamente ligado à inovação, por este fator de mudança do paradigma.

Portanto, empreendedorismo é a capacidade para idealizar, criar e acima de tudo, realizar um negócio. Poderíamos até dizer que é a capacidade de implementar novos negócios ou, por meio da inovação, provocar mudanças em negócios já existentes, onde nasce também a figura do intraempreendedor.

Intraempreendedor é o profissional que tem a habilidade de trazer novas ideias, estimular a criatividade e provocar inovações dentro das empresas. É um funcionário que tem atitude proativa no seu dia a dia e uma visão de futuro aguçada que procura antecipar as tendências e materializar a trajetória da empresa em direção a elas.

Qual é o principal propósito do empreendedorismo?

O principal propósito do empreendedorismo é a geração de valor positivo para o seu público de interesse e para o seu empreendimento. Mas percebam, eu disse valor, e não necessariamente dinheiro em uma visão de ganho rápido. Entender isso, é fundamental para construir um posicionamento forte e não deixar a ansiedade te fazer meter os pés pelas mãos.

Todo empreendedor sabe que é uma jornada e não somente um estágio ou uma etapa. Dentro dessa jornada, existem vários estágios, várias tarefas que. gostemos ou não, precisamos dominar para que o nosso empreendimento cresça e se desenvolva de maneira saudável.

Precisamos agora falar do principal ativo do empreendedorismo que é o empreendedor. Ele é o responsável por idealizar, desenvolver e empregar valor ao seu público-alvo. O empreendedor, em geral, tem algumas características que o torna como ele é.

Fique atento, e ao ler esse artigo e avalie se você também possui essas mesmas características.

As 5 características de um bom empreendedor

1- Liderança Inspiradora – Todo grande líder inspira seus liderados à resolução de algum problema real na sociedade e ao seu próprio empreendimento. É como transformar os sonhos em planos e os planos em resultados (valor percebido pelos clientes/consumidores). Não adianta você empreendedor dizer algo e agir diferente daquilo que você diz.

Existe um conceito muito poderoso em administração que é a Cultura Corporativa. Há quatro variáveis que formam a cultura de uma empresa: ritos, símbolos, ídolos e valores. O destaque aqui é para os ídolos: você, empreendedor, é o ídolo do negócio. As pessoas estão se espelhando em você, estão te olhando o tempo todo, a todo momento e sem parar. Portanto, entregue algo de valor a elas, para que possam se inspirar em você.

2- Visão Empreendedora – Todo empreendedor precisa ter a capacidade de transformar uma ideia em um negócio e esse negócio precisa gerar valor. Para uma visão empreendedora forte, esse empreendedor precisa ser ágil e astuto e, assim, encontrar o momento ideal não só da construção de seu negócio, dos produtos e serviços, como para a construção de sua autoridade temática. Ter visão empreendedora faz com que ele esteja sempre um passo a frente, enxergando o que ainda é invisível para a maioria, e, a partir dessa sua visão, construir essa entrega de valor para o seu público desejado.

3- Coragem para correr riscos – empreender, em sua grande maioria das vezes, é correr algum risco, e mais, é embarcar outros nesse risco junto com você. Se você é um profissional averso ao risco, provavelmente ser empreendedor não é algo factível para você. Empreender é como desenhar o invisível e esse traz consigo mais dúvidas do que certezas, e está aí a grande beleza do empreendedorismo. O empreendedor precisa saber calcular o quanto de risco consegue correr, e por meio desse risco assumido, resolver o problema que ele identificou no mercado de sua atuação.

4- Persistência – Empreendedorismo é como uma montanha russa cheia de altos e baixos. São muitos os desafios que te levarão à vontade de desistir. Mas todo empreendedor sabe que o caminho é uma jornada longa onde erros e acertos são bem-vindos, e o único atributo indispensável é a persistência, somente ela te levará ao êxito.

Persistência é diferente de insistência. Insistir é a repetição da ação e, por muitas vezes, relacionada também com a teimosia, portanto, não seja um teimoso quando você já percebeu que não é esse mercado, ou não é esse negócio, ou até mesmo, não é esse produto. O empreendedor deve apaixonar-se pela ideia na mesma velocidade que também desapaixona-se quando percebe que o objetivo não vai ser atingido por meio daquela ideia.

5- Capacidade de aprendizado – Um bom empreendedor nunca deixa de aprender, nunca assume que já sabe tudo ou nunca estaciona em seus conceitos. Antes, ele é um eterno aprendiz e está sempre buscando desenvolver competência em: liderança, pessoas, produtividade, mercado de atuação, inovação, tendências e etc. Vivemos em um ambiente de negócios muito volátil, a tecnologia tem mudado drasticamente toda a dinâmica de mercadológica a cada seis meses, por isso, aprender a aprender é fundamental. Não gaste dinheiro com cursos que não te entregarão resultados para aquilo que você almeja, mas foque naquilo que te projeta, que melhore sua performance e que vai te posicionar num novo patamar.

Nesse sentido, falar de empreendedorismo é o mesmo que falar de seu grande ativo que é o empreendedor: ele quem dá vazão ao sonho e a realização do mesmo em material concreto. Ele também é o responsável por inspirar as pessoas que embarcarão na jornada junto com ele. Se você se viu dentro do conceito de empreendedorismo descrito nesse texto, ou se encaixa dentro das cinco características do empreendedor, não espere mais! Estude avalie e simplesmente empreenda naquilo que você sonhou, mas já te adianto:

Essa jornada não é nada fácil vai doer um pouco, especialmente no começo, porém, com a ajuda correta e com os parceiros corretos, as coisas tendem a se encaixarem. Ainda assim você quer?

Pense nisso…