A inovação aberta é um dos principais modelos para grandes empresas inovarem atualmente. Mas este processo exige o relacionamento próximo e contínuo com startups, além de parceiros especialistas no tema para que as conexões sejam eficientes e consistentes.
E por isso, o Whow! novamente atuou como parceiro estratégico da Open Innovation Week (Oiweek), o maior e mais tradicional evento do setor no Brasil, realizado desde 2008. A realização é da 100 Open Startups.
Nesta 2ª Oiweek de 2020, o formato foi expandido com a inclusão de cases entre grandes empresas e startups no enfrentamento da crise causada pela Covid-19, através das OpenTalks e salas virtuais exclusivas, onde empreendedores puderem mostrar os seus produtos e serviços. E durante estas sessões os participantes puderam ainda ter acesso ao agendamento de reuniões para Speed-Dating com o objetivo de acelerar seus negócios.
Veja, abaixo, os principais destaques do segundo dia das OpenTalks e o vídeo na íntegra no topo deste texto.
Desafios da inovação aberta
Luis Bartolomei, fundador e CEO da CBA B+G, parte do Grupo CBA do WPP, compartilhou o trabalho em parceria com a MondoDX em realidade virtual. “Ela alimenta a nossa capacidade de pesquisas qualitativas e experimentação de conceito de produto ou de conceito de embalagem onde ela cabe muito, onde podemos conectar alguns consumidores, através da realidade aumentada, junto com os nossos verificadores de mercado para entender as melhores alternativas.”
Enquanto isso, Fernando Guglielmetti, head de e-commerce e digital na C&A, comentou de houve uma aceleração e migração nas compras on-line, com o aumento de até 1.000% em alguns itens do e-commerce. “Temos muito apreço pelo atendimento. E nós acreditamos que se o cliente não estiver satisfeito, quando ele precisa, ele não vai comprar, ele não vai mais querer se relacionar com você. E no momento que tivemos a necessidade de nos reforçarmos, o nosso atendimento está todo dentro de casa. E para sermos rápidos, procuramos alternativas, e a Home Agent foi um caminho interessante. E em alguns dias a operação já estava no ar para aumentar a nossa capacidade de atendimento”, descreveu a parceria com a startup. Ele também ressaltou a conquista do Prêmio Consumidor Moderno do Grupo Padrão.
Já Anderson Rosa dos Reis, analista de negócios em Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento, comentou sobre o trabalho junto com a startup Dr. TIS. “Durante a pandemia, não diferente no Hospital Moinhos, a telemedicina precisou se modelar para algumas questões, como atender o nosso cliente corporativo, e, em especial, os nossos colaboradores. E fomos atrás de uma parceria de uma plataforma de telemedicina que fosse segura e habilitada pela LGPD. E permitisse a emissão de documentos como a prescrição e receituário ao paciente, digitalmente certificados.” Anderson detalhou que já aconteceram 1.940 atendimentos por telemedicina com a nova plataforma.
A Andrea Simões, diretora de Gente e Gestão na Log-in, falou da parceria com a Bioaps, que começou em 2019. “Antes da pandemia, criamos o canal de telemedicina “Na palma da mão”. E após a pandemia, criamos um monitoramento da saúde dos colaboradores à distância, para atender aos protocolos da Anvisa, e para atender ao nosso plano interno focado na segurança e vida do nosso colaborador. Não é só um aplicativo, é o que tem por trás que faz toda a diferença. E toda a interação do time da Bioaps com o nosso time médico.”
Perdeu a 2ª Open Innovation Week de 2020?
Reveja tudo o que aconteceu no perfil da 100 Open Startups no YouTube. Todos os meses acontecerá um novo evento voltado para open innovation, com foco em diferentes setores da economia. Acompanhe as novidades, através das redes sociais do Whow! e da 100 Open Startups.
+OIWEEK
Veja tudo o que aconteceu na 1ª Open Innovation Week de 2020
Desafios da inovação aberta no setor da saúde
Desafios da inovação aberta na indústria
Inovação aberta e a agilidade das startups para os grandes desafios da sociedade e mercados