Whow! Vida Loka Podcast #1: Como a tecnologia pode ajudar ou atrapalhar o seu negócio? - WHOW

Vídeos

Whow! Vida Loka Podcast #1: Como a tecnologia pode ajudar ou atrapalhar o seu negócio?

Rodrigo Miranda, fundador e CEO da startup de lojas autônomas Zaitt, revela os três únicos motivos pelos quais uma empresa deve investir em tecnologia

POR Redação Whow! | 12/07/2021 08h49

No primeiro capítulo do podcast Whow! Vida Loka, os sócios do Whow! entrevistam Rodrigo Miranda, CEO e fundador da startup de lojas autônomas Zaitt. O empreendedor revela as três únicas situações em que uma empresa deve investir em tecnologia.

“Colocar a tecnologia como fim é algo que atrapalha os negócios. Tenho acompanhado muita empresa de mercado tradicional que decide: ‘temos que usar Inteligência Artificial. Temos que usar Machine Learning’. Isso não pode ser o objetivo”, afirma Miranda. “Uma empresa investe por três motivos, apenas: ou para aumentar receita, ou para reduzir custo ou para reduzir risco. Com a tecnologia não pode ser diferente”.

Durante sua jornada à frente da Zaitt, o empreendedor lidou com uma série de inovações tecnológicas de ponta para desenvolver uma loja autônoma. Rodrigo Miranda destaca, porém, que a motivação, desde o começo, foi a redução de custos. “O melhor motivo para inovar é ter conta para pagar”, brinca. O desafio, na época, era criar uma loja de conveniência com um investimento inicial baixo e reduzir o custo fixo. Foi daí que surgiu a ideia de usar tecnologia para diminuir os gastos com funcionários, que evoluiu para a autonomia total.