• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    Hotmart

    Imagem: RetkiKosmos

    inovar
    Exclusivo: empresas registram queda no número de ideias geradas para inovar desde o início do ano
    30 de março de 2021
    tênis virtual_
    Digitalização: Gucci lança tênis virtual para ser utilizado em redes sociais
    31 de março de 2021
    Vendas

    Após uma década da fundação, Hotmart quer aumentar a expansão e adquirir outras empresas, segundo CEO

    Em entrevista ao portal Whow!, o cofundador destaca os desafios enfrentados pela primeira startup mineira a chegar ao valor de US$ 1 bilhão

    por Eric Visintainer em 30 de março de 2021

    Em 2004, quando os dois colegas de graduação João Pedro Resende e Mateus Bicalho se formaram em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pagar por um produto digital era algo quase raro, principalmente no Brasil. Mas com o espírito empreendedor, conhecimentos acumulados em sete anos e vontade de ter um negócio com abrangência global, a dupla resolveu montar a Hotmart, uma plataforma de distribuição e venda de conteúdos digitais de terceiros, em 2011.

    E próximo de completar uma década de atuação e presença de vendas em 185 países, a startup mineira anunciou um novo aporte hoje (30) de R$ 735 milhões em uma rodada de investimento série C liderada pela TCV e com a participação da Alkeon Capital. A empresa também revela que chegou ao status de startup unicórnio em março de 2020, se tornando a primeira do estado de Minas Gerais.

    Atualmente a empresa é composta por 1.300 funcionários espalhados pela sede internacional na Holanda e escritórios no Brasil, Espanha, México, Colômbia, Reino Unido, Estados Unidos e França. Também já realizou cinco aquisições e quatro investimentos em outras startups, desde o seu lançamento.

    Confira os principais desafios da empresa, a sua internacionalização, aquisições recentes e os próximos passos, nesta entrevista completa do portal Whow!, com João Pedro Resende, CEO da Hotmart.

    • Assine a nossa newsletter e receba os principais conteúdos sobre inovação 6 dias na semana.

    Os desafios e a internacionalização da Hotmart

    WHOW!: Que comparação você faz sobre os cenários digital e de empreendedorismo no Brasil de 2011 e de 2021?
    JOÃO PEDRO RESENDE: Nos últimos anos, a evolução do uso da tecnologia aconteceu em ritmo acelerado. Vale fazer o exercício de imaginar que, há pouco tempo, havia poucos recursos tecnológicos. Os aparelhos celulares, por exemplo, não tinham tela colorida, 3G, muito menos conexão Wi-Fi. O mercado de produtos digitais também estava engatinhando. Hoje, o cenário é diferente. As transformações digitais mudaram e facilitaram as formas como nós empreendemos, aprendemos e ensinamos. Prova disso é que, no Brasil, o número de pessoas que transformaram seus conhecimentos e paixões em um produto digital, como cursos on-line, podcasts e ebooks pela Hotmart teve um aumento de 167%. 


    W!: Nesta trajetória de quase uma década com a Hotmart, quais foram os principais desafios e aprendizados adquiridos? O que te fez mais acreditar e desacreditar no negócio?
    JP: Nossa trajetória foi cheia de desafios, como a expansão internacional. Mas além dos desafios e dificuldades, também foi uma caminhada marcada por aprendizados e conquistas, como a criação do HotPay, primeiro sistema de pagamentos global especialmente para o mercado de produtos digitais, além de outros investimentos e aquisições. Mais pessoas tiveram acesso ao conhecimento democratizado, mais pessoas se tornaram empreendedoras digitais, contamos mais histórias inspiradoras e abrimos mais fronteiras. Nossa trajetória não se trata apenas da nossa história, mas a de milhões de pessoas que todos os dias são impactadas por meio dos nossos serviços e ferramentas. 


    W!: Como se deu o movimento de internacionalização da Hotmart e o que o fez entender qual seria o momento certo para que acontecesse?
    JP: Eu e o meu sócio, Mateus Bicalho, sempre pensamos que a Hotmart poderia ser uma empresa global. Consolidamos um modelo de negócio aplicável em todo mundo, fornecemos ferramentas exclusivas e eficazes para transformar os talentos das pessoas em possibilidades reais de negócio. Começamos nossa jornada pela Europa, abrindo o escritório em Amsterdã. Depois nos instalamos em Madrid, na Espanha, transformamos nosso escritório na Holanda em nossa sede global, e seguimos depois para Colômbia, México, EUA e França. Finalmente, em 2020 fizemos a aquisição da Teachable, nos EUA, e da Klickpages, no Brasil. Isso nos permitiu um ganho de escala. Hoje temos uma boa parte da nossa receita gerada no mercado internacional. O esforço envolvido na nossa expansão passa por consolidar nossa cultura organizacional, considerando as diferenças culturais, e por entender cada um dos novos mercados onde atuamos do zero. Temos 1.300 funcionários na Hotmart Company atualmente.


    W!: Como é feito o trabalho para manter a essência da empresa mesmo com o rápido crescimento e novos escritórios internacionais?
    JP: A Hotmart vai além das ferramentas e soluções oferecidas, é uma empresa construída todos os dias com base em uma forte cultura, baseada em pilares e mantras. Os pilares autonomia, liberdade e love ajudam no incentivo à criatividade, a entregar soluções necessárias para o crescimento do mercado e atrair talentos que ajudam no crescimento. 

    Autonomia significa que cada pessoa que faz parte da empresa tem o poder de decisão sobre como executar seu trabalho, resolver problemas e colocar em prática novas ideias, com foco em entregar os melhores resultados possíveis. Não significa trabalhar e ter que fazer tudo sozinho, mas assumir responsabilidades e ter um forte compromisso com o que se propõe a fazer.

    Já a liberdade significa que nossos colaboradores podem escolher como organizar seu local de trabalho, flexibilidade de horário, onde fazer as reuniões, estudar, fazer suas pausas e a forma como querem trabalhar. Liberdade também significa que essas escolhas devem ser feitas de forma responsável. E o “Love” reforça não só o cuidado com a empresa, mas com todas as pessoas, nossos colegas de trabalho, clientes e fornecedores. 

    Próximos passos do unicórnio de Minas Gerais


    W!: O que motivou as aquisições da Teachable e ROBOS.im, além do aporte na SkillHub?
    JP: Nesses dez anos, adquirimos a Teachable, ROBOS.im, Klickpages, Vidmosters, e Woolo, além disso investimos na eNotas, 12 Minutos, Skillhub e Reshape. Vimos nessas empresas potencial e sinergia, seja com nossa operação interna, ou com nossos clientes. Essa combinação fortaleceu ainda mais o desenvolvimento da comunidade de criadores de conteúdo, e também trouxe funcionalidades mais robustas para apoiar as crescentes demandas do mercado. Com isso, vamos consolidando nossa plataforma como um ecossistema completo para quem quer empreender, ensinar e aprender online. 


    W!: Quais são os próximos passos para a Hotmart em 2021 e nos próximos cinco anos?
    JP: Para os próximos anos, nossos objetivos são manter o crescimento acelerado e ampliar ainda mais as funcionalidades oferecidas por nossa plataforma, tendo todas as soluções que um negócio digital precisa para acontecer. A expansão para novos mercados organicamente e por aquisições é outra grande prioridade da Hotmart, permitindo que criadores de conteúdo de todo o mundo vivam de suas paixões. Levar o negócio para um território desconhecido, com cultura diferente e estabelecer do zero uma rede de conexões é um desafio contínuo. Mas acreditamos que quando criamos um negócio que gera impacto positivo no mundo, é nossa obrigação fazê-lo crescer e chegar a mais pessoas.

    • Entenda também: as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021


    W!: No que a empresa se baseia para dizer que o valor de mercado passou de US$ 1 bilhão em março de 2020, uma vez que não revela o seu atual valor de mercado?
    JP: Superamos a marca de mais de US$1 bilhão no ano passado, quando captamos investimentos da General Atlantic e GIC para a compra da Teachable. Somando a Hotmart Company, que reúne a Hotmart, Teachable e Hotmart Sparkle, temos mais de 50 milhões de usuários, 316 mil produtos e vendas em 185 países, com vendas acima de US$1 bilhão. O total transacionado na plataforma mais que dobrou em relação a 2019. Mas nosso maior objetivo continua sendo fortalecer a comunidade de criadores, ou seja, oferecer todas as funcionalidades que um negócio digital precisa para acontecer, em um só lugar.

     

    E não perca as novidades nas nossas redes sociais no LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.


    +UNICÓRNIOS

    A trajetória dos unicórnios brasileiros na pandemia
    O segredo dos unicórnios para as culturas organizacionais
    Você sabe a diferença entre as startups Unicórnios, Zebras, Camelos e Dragões?
    Unicórnios à solta: conheça a dLocal, primeira startup bilionária do Uruguai

    digital
    Hotmart
    investimento
    negócio
    unicórnio
    vendas
    Vendas

    Os efeitos do ESG na inovação

    Vendas

    Melhores práticas para a execução da inovação

    Vendas

    Opinião: os desafios de empreender com uma multinacional no Brasil

    Vendas

    Entenda como funciona a nova modalidade de investimento, o SPAC IPO

    Vendas

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Vendas

    Inovação no ganho de receita para bares e restaurantes

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    Healthtech de saúde física até organizacional

    Startups

    5 startups de moda sustentável

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR