• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    dark stores

    Imagem: Shutterstock

    Descomplica
    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil
    18 de fevereiro de 2021
    tendências em tecnologia
    Veja tendências em tecnologia, mídia e telecomunicação para este ano
    19 de fevereiro de 2021
    Vendas

    A expansão do modelo de negócio de dark stores pelo Brasil

    A rede de farmácias Panvel e o Hortifruti Natural da Terra possuem oito e duas unidades neste modelo, respectivamente, e querem mais

    por Eric Visintainer em 19 de fevereiro de 2021

    Mais de seis trilhões de dólares é a estimativa da empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores Statista para o valor que deve checar o segmento de delivery de comida até 2023 no mundo. E dentro deste perspectiva, 2020 foi marcado pela expansão das cozinhas fantasmas ou dark kitchens, como o portal Whow! mostrou antes do início da pandemia — instalações para a produção de comida vendida de forma online.

    No entanto, outros setores estão investindo milhões de reais no Brasil, também no segmento de entrega, mas variam desde farmácias até produtos frescos. Este movimento na interação com o consumidor vai de encontro à estimativa da SAP sobre a forma de relação entre pessoas e suas marcas preferidas. A empresa apontou que, em 2020, 85% desta relação seria por canais digitais.

    Economia de 96% no desenvolvimento de uma nova loja 

    O Hortifruti Natural da Terra, empresa controlada pelo fundo suíço Partners Group, que realiza a venda de produtos frescos, com unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, observou o aumento da procura pelo mercado online no início da pandemia, uma vez que milhares de pessoas ficaram em isolamento social. Assim, a empresa decidiu pelo lançamento de duas unidades de dark stores no ano passado, uma em junho e outro no mês seguinte.

    Elas foram inauguradas nos municípios de atuação da companhia e por coincidência ambas nas zonas nortes das respectivas cidades.

    “Vimos que tínhamos algumas limitações para atender algumas áreas, bem como a necessidades de expandir para outras regiões para atendê-las com qualidade”, conta Thiago Picolo, CEO da empresa, ao portal Whow!. “Uma loja normal, precisa de três mil metros quadrados e custa R$ 10 milhões, além de demorar em torno de um ano. Queríamos andar mais rápido e a dark store foi uma forma de aproveitar a grande demanda do online e atingir outras regiões. Colocamos ela de pé em 45 dias, com um investimento em torno de R$ 400 mil.”

    Thiago ainda pontua que a operacionalização fica mais fácil para a empresa e há economia em aluguel, uma vez que a localidade não envolve uma região de alta visibilidade. O CEO também comenta sobre um aprendizado nos oito meses de operação, a partir da primeira loja no novo modelo: “Uma das principais evoluções tem a ver com o marketing digital. Em uma loja tradicional, você paga para ter uma visibilidade dentro de um bairro. Já em uma dark store, ninguém sabe que aquilo é uma loja e a pressão fica em como conquistar sem a frente de loja.”

    Entrega rápida

    Já a rede de farmácias Panvel, parte do Grupo Dimed, atua com dark stores desde 2016. Focada na entrega em até duas horas e no aumento do volume de busca da população na internet, a empresa já conta com oito unidades (três em Porto Alegre, sendo esta a primeira localidade, uma em Canoas, uma em Caxias do Sul, a mais recente, uma em Pelotas, uma em Curitiba e uma em São Paulo), sendo a última lançada em janeiro deste ano com com o investimento total de R$ 3 milhões em 880 metros quadrados.

    A empresa quer que a jornada do consumidor seja mais rápida e possa reutilizar a informações por meio das compras online. “Fechamos o ano de 2019 com 10% das vendas advindas dos canais digitais e este número chegou até 19% no meio de 2020, com o pico da pandemia”, conta Roberto Coimbra, diretor de operações do Grupo Dimed, ao portal Whow!.

    Roberto também confirma que a rede de farmácias do Grupo vai receber mais quatro unidades ainda em 2021: “Temos o plano de criar mais novas dark stores, como em cidades com maior densidade na região sul do país.”

    Futuro do segmento de dark stores

    Para o CEO do Hortifruti Natural da Terra o modelo de dark stores será concentrado em negócios específicos, por exemplo, nos que combinam itens perecíveis e a necessidade de entrega rápida. “As dark stores são iguais às dark kitchens, algo para receber em até duas horas. Você não pediria um hambúrguer de Cajamar [município localizado na grande São Paulo e a uma hora do município] para entregar na sua casa [em São Paulo]”, comenta.

    E o executivo do Grupo Dimed ressalta que este modelo de negócio será complementar para a estratégia da companhia, pois não funciona para todos os 100 municípios de presença da Panvel. “Vamos concentrar em grandes centros, mas em outros municípios teremos um modelo híbrido”, destaca. Ele acredita que este modelo de negócio aumentará pelo Brasil, com cada setor fazendo o uso da forma mais adequada para que assim, uma empresa possa usar toda a sua disponibilidade de estoque possível para que o consumidor não tenha atrito, seja em qual plataforma ele queira ser atendido.


    +MODELOS DE NEGÓCIO

    Matchmaking: o modelo de negócios que vai muito além do Tinder
    Novos modelos de negócio na saúde: mensalidades para exames e consultas
    Inovações nos modelos de negócios de empresas no Brasil
    O que são negócios exponenciais?

    consumidor
    dark stores
    Hortifruti Natural da Terra
    modelos de negócio
    Panvel
    varejo
    Vendas

    Fintech Trademaster fecha acordo de investimento de R$ 100 milhões com Banco BV

    Vendas

    Aliança entre Nuvemshop e AliExpress permite criação de lojas sem estoque

    Vendas

    Especialistas destacam dicas para corporações e startups interessadas no processo de M&A

    Vendas

    Novas formas de pagamento criadas por Google Maps e Cielo

    Vendas

    Plataforma de entretenimento gamer Final Level recebe aporte de R$ 8,5 milhões

    Vendas

    Incubadora canadense abre programa de aceleração e internacionalização para startups brasileiras

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Especial investimentos em startups: 27 aportes em fevereiro no Brasil

    Startups

    Loggi mira na expansão nacional após aporte de mais de R$ 1 bilhão

    Startups

    Você sabe quais são os diferentes estágios de crescimento das startups?

    Startups

    Fintech de pagamentos RecargaPay recebe aporte de quase R$ 400 milhões

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR