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Veja quais são as empresas que mais respeitam o cliente no Brasil

A revista Consumidor Moderno anunciou nesta sexta-feira (10) os ganhadores do prêmio “Empresas que Mais Respeitam o Consumidor 2021”

POR Marcelo Almeida | 10/12/2021 13h53

A revista Consumidor Moderno anunciou nesta sexta-feira (10) os ganhadores do prêmio “Empresas que Mais Respeitam o Consumidor 2021”, realizado em parceria com a Opinion Box e CIP. Além de revelar os vencedores por categoria, também foi realizado um painel discutindo questões essenciais relacionadas ao respeito ao consumidor e ao CX (customer experience, na sigla em inglês, ou experiência do cliente).

Para Marina Pechlivanis Koutsantonis, mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM e autora de diversas obras sobre gestão e liderança, é fundamental que as empresas se conscientizem de suas atitudes e pensem no todo, não apenas em ser simpáticas com os clientes e atender de forma rápida, por exemplo.

“Se a gente não se conscientizar de nossas atitudes, o desrespeito nesse processo significa produzir produtos que vão provocar um impacto complicado. Respeito é olhar de forma mais ampla, de forma sistêmica e integrada”, resumiu ela.

Além disso, a especialista também fez considerações sobre a necessidade de levar o respeito também para dentro da empresa, na sua relação com os colaboradores e nas relações interpessoais em geral. “Não adianta a empresa ser respeitosa com o cliente e desrespeitosa internamente, então o respeito tende a ser uma questão de sobrevivência para as companhias no futuro”, disse Marina Koutsantonis.

Para Marilia Lobo, formada pela London Business School e especialista em liderança criativa, escritora e consultora na área de estratégia, houve uma evolução importante em relação à experiência do consumidor. “A gente percebeu uma onda de experiência do consumidor, muito atrelada a marketing, aí foram surgindo o CX baseada em respeito, em mapear escuta, etc, e agora eu vejo com muitos bons olhos que a experiência do consumidor está chegando na governança corporativa”, afirmou.

Por fim, Fernanda Nascimento, fundadora e diretora da Stratlab Planejamento Estratégico e Marketing Digital, traçou considerações importantes, sobretudo em relação à necessidade de transparência das empresas e que as sociedades não estão mais dispostas a perdoar más práticas e desrespeitos flagrantes ao consumidor.

“Eu acho que respeito tem muito a ver com a forma como a empresa se comporta, não só pelos seus processos, mas pela sua transparência. O cliente não espera que a gente seja sempre perfeito, mas ele quer que a gente esteja ao lado dele e que o escute. Essa proximidade é necessária para que possa existir respeito da empresa em que ele confia”, afirmou.

Além disso, ela traç0u um panorama sobre a crescente importância da integridade nas empresas, já que antigamente haveria uma maior leniência em relação a não ter um ótimo nível de governança e compliance.

Atualmente, no entanto, ela vê que cada vez mais os consumidores tratam a integridade e o respeito como valores fundamentais e mesmo como critério para decidir se compra ou não de determinada empresas, privilegiando aquelas que têm valores mais alinhados aos seus e que tendem a ser menos permissivos em relação a más práticas, abusos e falta de integridade em geral. “Muitas empresas tiveram perdão ao longo dos últimos anos, eu não sei se teremos a chance do perdão daqui pra frente”, concluiu Fernanda Nascimento.

Confira as vencedoras por categoria:

Alimentos – Nestlé
Artigos esportivos – Nike
Atacado – Grupo Carrefour
Automóveis – Honda
Bancos Grande Porte – Safra
Bancos Médio Porte – BMG
Bandeiras – Cartão de Crédito – Mastercard
Benefícios – Alelo
Automóveis de Luxo – Mercedes-Benz
Cerveja – Heineken
Companhias Aéreas – LATAM
Construturas e Incorporadoras – Alphaville Urbanismo
Delivery – iFood
Eletrodomésticos – Eletrolux
Farmácias – Drogaria São Paulo
Eletrônicos – Dell
Fast-food – Subway
Fornecedor de gás (GLP – Botijão) – Ultra
Fornecedor de gás (GN – encanado) – Comgás
Higiene doméstica – Unilever
Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Natura 
Instituição de Ensino – FGV
Lojas de Departamento (Vestuário) – Pernambucanas
Meios de Pagamentos – PayPal
Meios de pagamentos (Mobilidade) – Veloe
Mobilidade Urbana – 99
Postos de Combustíveis – Ipiranga
Previdência Privada – Itaú Prev.
Produtos farmacêuticos – Pfizer
Programa de Fidelidade – Livelo
Seguros Residenciais/Automóveis – Porto Seguro
Seguro Saúde e Assistência Médica – Bradesco Saúde
Super e Hipermercado – GPA
Telecom – Claro
TV por Assinatura – Sky
Varejo de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos – Via Varejo
Varejo de Materiais de Construção – Telhanorte
Varejo PET – Petlove