Veja como sua empresa precisa se adequar a nova fase do e-Social - WHOW

Eficiência

Veja como sua empresa precisa se adequar a nova fase do e-Social

e-Social é o sistema do Governo Federal que reúne informações relativas a obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias das empresas

POR Marcelo Almeida | 08/12/2021 21h21

O sistema do Governo Federal que reúne informações relativas a obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias, conhecido como e-Social, entrou recentemente em sua 4ª fase de implantação.

Nessa nova etapa, empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões devem notificar os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) digitalmente pelo e-Social.

Dentre os eventos estão incluídos: acidentes de trabalho, informações sobre o monitoramento da saúde do trabalhador e dados sobre as condições ambientais.

De forma geral, o eSocial protege mais os trabalhadores ao mesmo tempo em que facilita a vida das empresas. O sistema auxilia em uma gestão mais eficiente, garantindo, por um lado, que os colaboradores sintam-se mais seguros ao receberem corretamente os adicionais relativos aos riscos em suas atividades e, por outro,  diminuindo o número de processos judiciais contra as empresas exponencialmente.

“Com uma fiscalização mais rigorosa das exigências trabalhistas, todas as empresas deverão seguir normas de segurança ou possuir programas específicos em SST. Isso é muito importante, já que no Brasil ocorrem 22 acidentes de trabalho por hora, de acordo com último levantamento feito pelo Ministério Público do Trabalho”, diz Ricardo Pacheco, diretor da Oncare Saúde e presidente da Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho (Abresst).

Cabe ressaltar que o não cumprimento das obrigações exigidas gera riscos para as empresas, pois poderão ser cobradas multas. “É importante observar também o ramo de atividade, pois em alguns deles a empresa terá que recolher o Adicional à Contribuição ao Risco Ambiental do Trabalho (ADRAT)”, diz Gustavo Cardoso, sócio-fundador da Save Contabilidade.

Empresas facilitam o processo

Para tornar o processo mais fácil, empresas como a Oncare Saúde disponibilizam serviços para facilitar a prestação de contas das empresas.

“Nosso assessoramento é fundamental para garantir às empresas o cumprimento das obrigações e aos trabalhadores os seus direitos. Ajuda também a aprimorar a qualidade das informações das relações de trabalho, fiscais e previdenciárias”, diz Pacheco.

Em relação ao e-Social, a companhia orienta os clientes sobre comunicação de acidentes de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador e condições ambientais de trabalho (envolvendo agentes nocivos).