Veja as principais tendências em transformação digital no Brasil em 2020 - WHOW
Tecnologia

Veja as principais tendências em transformação digital no Brasil em 2020

Estudo da CI&T, com mais de 500 executivos, mostrou que computação em nuvem e internet das coisas são as principais tecnologias para crescimento

POR Adriana Fonseca | 13/01/2020 15h21 Veja as principais tendências em transformação digital no Brasil em 2020 Arte Grupo Padrão (Flavio Pavan)

A computação em nuvem e a internet das coisas (IoT) são consideradas as principais tecnologias que irão alavancar o crescimento dos negócios no Brasil neste ano, segundo o estudo Tendências para transformar sua empresa em 2020, realizado pela CI&T, multinacional brasileira especializada em transformação digital, em parceria com a Opinion Box.

Entre os mais de 500 executivos de grandes empresas entrevistados em dezembro, 57% acreditam que cloud computing será uma das principais tecnologias propulsoras para o crescimento de suas empresas, seguido de IoT (49%). Também foram citadas aplicação de inteligência artificial (48%) e assistentes virtuais (41%), experiências imersivas (37%), big data (30%) e chatbots (23%).

transformação digital Foto Pete Linforth (Pixabay)

Investimento em transformação digital

O estudo também quis saber dos executivos em quais tecnologias suas empresas pretendem investir neste ano para transformar os negócios. A computação em nuvem foi a mais mencionada, com 46%, seguida por inteligência artificial, com 46%, e assistentes virtuais (42%).

A pesquisa mostrou também que a automação de processos é um fator importante para a condução do negócio, e 70% dos executivos afirmaram que pretendem investir nessa frente. Já investir em uma área voltada integralmente para o desenvolvimento digital é o objetivo de 56% dos executivos.

“O que chama a atenção são as companhias que ainda não apresentam movimentos vigorosos na direção de um futuro certo: 36% dos líderes ouvidos não tinham clareza sobre o assunto e 8% afirmaram que não haveria recursos especialmente destinados para o digital. Não é demais dizer que essas empresas já estão para trás e, talvez, não encontrem campo para voltar a ser competitivas em breve”, ressaltou o estudo da CI&T.

Um outro estudo realizado pela multinacional brasileira, em outubro de 2019, mostrou que 81% das companhias já haviam embarcado em processos de transformação digital. Segundo a companhia, surpreende que 19% das empresas nacionais ainda não tenham atentado para a importância dessa atualização.

“Hoje, todos estão em processos para se tornarem digitais, fazendo mais ou menos as mesmas coisas, acessando mais ou menos os mesmos recursos e as mesmas informações. O que vai nos diferenciar é a ousadia de tentar desbravar, criar novos caminhos”

Cesar Gon, CEO da CI&T

Atualmente, segundo dados do levantamento mais recente, 83% das empresas já têm equipes especialmente voltadas para o digital.

“É preciso garantir que a transformação digital não seja sobre uma atualização tecnológica, mas sobre a real compreensão do que precisa ser feito para atender seu consumidor da forma mais surpreendente possível”, disse Cesar.

transformação digital Foto Ulrich Wechselberger (Pixabay)

Metodologias para acelerar o digital

Entrando no tema de disciplinas e práticas que devem ser adotadas em curto e médio prazos nas companhias para o estabelecimento de operações digitais ágeis, os respondentes apontam três principais: a ferramenta de gerenciamento estratégico Canvas (41%), o mindset do Design Thinking (40%) e a forma de trabalho por Sprints, emprestada do desenvolvimento de softwares (38%). Estas são metodologias que têm como norte o trabalho colaborativo, a construção da inteligência coletiva e a busca pela velocidade, “características básicas para o sucesso no digital”, segundo a CI&T.

Em seguida, o Kanban aparece com 30% dos votos, e a filosofia de gestão Lean com 29%. Herança do Sistema Toyota de Produção, ambos visam a melhoria contínua com redução de desperdícios por meio do sistema de produção em um fluxo constante.

Já o Scrum, com 25% dos votos, é a metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos que determina a cadência e escopo dos Sprints. Ela também apoia a busca pela agilidade e velocidade nas empresas.


+TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O que é Scrum e como aplicá-lo em startups?
5 dicas para não falhar na prática do Design Thinking
Transformação digital efetiva através da valorização do contato humano
5 percepções sobre a transformação digital nas empresas
Uma disrupção para cada tipo de empresa



QUER GANHAR UM PAR DE INGRESSOS PARA O MAIOR FESTIVAL DE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS DO BRASIL? SIGA O WHOW! NO INSTAGRAM E SAIBA COMO PARTICIPAR

Ver essa foto no Instagram

WHOW 10K+: mais de dez maneiras de viajar para o futuro⠀ ⠀ Estamos chegando em 10 mil criativos, inovadores e disruptivos seguidores em nossa conta do Instagram. Acreditamos em curtir o caminho e no otimismo do destino escolhido. Por isso, a partir de hoje, traremos toda semana 10 passos importantes para inovar e transformar o futuro. ⠀ ⠀ Pensa que é só isso? ⠀ ✨ Comente nesse post e marque um amigo⠀ ✨ Siga nosso perfil⠀ ✨ Concorra a duas entradas para o Whow! Festival de Inovação 2020⠀ ⠀ Vai perder esse flow de conteúdo? Participe!⠀ Sorteio no dia 15/01! O resultado sai nos stories!⠀ ⠀ #whowfestival #whow #whow2020 #2020 #futuro #inovacao #tecnologia #startups #novidades #festival #palestras #paineis #b2b #corporatibo

Uma publicação compartilhada por WHOW! (@whowfestival) em