Veja as principais tendências em transformação digital no Brasil em 2020
Estudo da CI&T, com mais de 500 executivos, mostrou que computação em nuvem e internet das coisas são as principais tecnologias para crescimento
POR Adriana Fonseca | 13/01/2020 15h21A computação em nuvem e a internet das coisas (IoT) são consideradas as principais tecnologias que irão alavancar o crescimento dos negócios no Brasil neste ano, segundo o estudo Tendências para transformar sua empresa em 2020, realizado pela CI&T, multinacional brasileira especializada em transformação digital, em parceria com a Opinion Box.
Entre os mais de 500 executivos de grandes empresas entrevistados em dezembro, 57% acreditam que cloud computing será uma das principais tecnologias propulsoras para o crescimento de suas empresas, seguido de IoT (49%). Também foram citadas aplicação de inteligência artificial (48%) e assistentes virtuais (41%), experiências imersivas (37%), big data (30%) e chatbots (23%).
Investimento em transformação digital
O estudo também quis saber dos executivos em quais tecnologias suas empresas pretendem investir neste ano para transformar os negócios. A computação em nuvem foi a mais mencionada, com 46%, seguida por inteligência artificial, com 46%, e assistentes virtuais (42%).
A pesquisa mostrou também que a automação de processos é um fator importante para a condução do negócio, e 70% dos executivos afirmaram que pretendem investir nessa frente. Já investir em uma área voltada integralmente para o desenvolvimento digital é o objetivo de 56% dos executivos.
“O que chama a atenção são as companhias que ainda não apresentam movimentos vigorosos na direção de um futuro certo: 36% dos líderes ouvidos não tinham clareza sobre o assunto e 8% afirmaram que não haveria recursos especialmente destinados para o digital. Não é demais dizer que essas empresas já estão para trás e, talvez, não encontrem campo para voltar a ser competitivas em breve”, ressaltou o estudo da CI&T.
Um outro estudo realizado pela multinacional brasileira, em outubro de 2019, mostrou que 81% das companhias já haviam embarcado em processos de transformação digital. Segundo a companhia, surpreende que 19% das empresas nacionais ainda não tenham atentado para a importância dessa atualização.
“Hoje, todos estão em processos para se tornarem digitais, fazendo mais ou menos as mesmas coisas, acessando mais ou menos os mesmos recursos e as mesmas informações. O que vai nos diferenciar é a ousadia de tentar desbravar, criar novos caminhos”
Cesar Gon, CEO da CI&T
Atualmente, segundo dados do levantamento mais recente, 83% das empresas já têm equipes especialmente voltadas para o digital.
“É preciso garantir que a transformação digital não seja sobre uma atualização tecnológica, mas sobre a real compreensão do que precisa ser feito para atender seu consumidor da forma mais surpreendente possível”, disse Cesar.
Metodologias para acelerar o digital
Entrando no tema de disciplinas e práticas que devem ser adotadas em curto e médio prazos nas companhias para o estabelecimento de operações digitais ágeis, os respondentes apontam três principais: a ferramenta de gerenciamento estratégico Canvas (41%), o mindset do Design Thinking (40%) e a forma de trabalho por Sprints, emprestada do desenvolvimento de softwares (38%). Estas são metodologias que têm como norte o trabalho colaborativo, a construção da inteligência coletiva e a busca pela velocidade, “características básicas para o sucesso no digital”, segundo a CI&T.
Em seguida, o Kanban aparece com 30% dos votos, e a filosofia de gestão Lean com 29%. Herança do Sistema Toyota de Produção, ambos visam a melhoria contínua com redução de desperdícios por meio do sistema de produção em um fluxo constante.
Já o Scrum, com 25% dos votos, é a metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos que determina a cadência e escopo dos Sprints. Ela também apoia a busca pela agilidade e velocidade nas empresas.
+TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O que é Scrum e como aplicá-lo em startups?
5 dicas para não falhar na prática do Design Thinking
Transformação digital efetiva através da valorização do contato humano
5 percepções sobre a transformação digital nas empresas
Uma disrupção para cada tipo de empresa