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Tecnologia

Veja 10 habilidades em alta para 2020, segundo consultoria de recrutamento

A consultoria de recrutamento Robert Half desenvolveu a lista e destaca habilidades que vão além da capacidade técnica para o profissional do futuro

POR Adriana Fonseca | 19/11/2019 16h36 Veja 10 habilidades em alta para 2020, segundo consultoria de recrutamento Foto (PxHere)

Garantir a empregabilidade é tarefa árdua nos dias de hoje. Para se manterem desejados pelos recrutadores e conquistarem as melhores oportunidades de emprego, os profissionais do futuro devem combinar familiaridade com as inovações tecnológicas, habilidades comportamentais e capacidade analítica. Isso porque a transformação digital e os avanços da tecnologia em todas as áreas e setores têm aumentado a competitividade das empresas, a disputa por vagas de trabalho e a exigência do aprendizado contínuo.

De acordo com um levantamento feito pela consultoria de recrutamento americana Robert Half, que tem escritórios no Brasil, a tendência é que, até 2022, as habilidades mais demandadas na contratação de profissionais sejam: visão de negócio (opinião de 51% dos líderes), pensamento estratégico (48%), liderança (48%) e capacidade de adaptação (42%).

“É fundamental que os profissionais cuidem não apenas da capacitação técnica, mas também desenvolvam as habilidades comportamentais, participando proativamente de grupos de trabalho, buscando agregar mais valor para a função que executam para a área, negócio e empresa como um todo”, diz Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil.

Nesse cenário, a empresa listou as 10 habilidades comportamentais mais desejadas pelas empresas. Quantas delas você já tem?

habilidades Foto (Unsplash)

1) Boa comunicação

A habilidade de se comunicar bem é a chave para profissionais trabalharem de forma integrada ao negócio. É essencial que a pessoa possa traduzir questões técnicas de sua área para diferentes públicos, desde o corpo operacional até o CEO da empresa, além do público externo. Comunicação eficiente também é uma das bases para ser um bom gestor.

2) Bom relacionamento interpessoal

Essa é uma habilidade essencial, já que o profissional precisa transitar por várias áreas. Para que haja uma interação entre os departamentos, os colaboradores de diferentes setores precisam se relacionar bem. Equipes sintonizadas nos objetivos organizacionais se relacionam harmoniosamente para atingir bons resultados nas suas áreas e na companhia como um todo.

3) Dinamismo

Profissionais dinâmicos têm a capacidade de raciocínio rápido e conseguem fazer mais tarefas de forma mais rápida e ágil do que os demais. Isso potencializa sua produtividade e os seus resultados. A capacidade de administrar várias demandas simultaneamente é um grande diferencial competitivo, ainda mais em uma era onde tudo acontece de forma veloz e as empresas precisam conquistar mais eficiência operacional e aprender a fazer mais com menos.

4) Domínio do idioma inglês

Parece um assunto repetitivo, mas a maioria dos profissionais ainda não domina uma segunda língua. Falar inglês é essencial, pois as empresas estão cada vez mais conectadas globalmente e o profissional que souber falar ou entender outro idioma, além de expandir seu conhecimento, poderá melhorar seu cargo ou salário.

5) Flexibilidade

Bons profissionais sabem que as circunstâncias mudam rapidamente e é preciso ter capacidade para se adaptar na mesma velocidade. É importante não ter medo de mudar de rumo e também aprender como tirar vantagem de uma situação que parece perdida.

habilidades Foto (Pixabay)

6) Hands on (mão na massa)

Esse é o profissional que bota a mão na massa, faz junto e se aprofunda nas atividades. Sua mente é aberta para absorver novos conhecimentos. Ser produtivo e participar da execução dos trabalhos é a melhor forma para potencializar suas entregas para benefício de toda a equipe.

7) Orientado a resultados

É a capacidade que um profissional tem para focar na concretização dos objetivos da empresa e, assim, garantir que os resultados sejam alcançados conforme o esperado. Também possibilita impulsionar o crescimento de outros profissionais da equipe, pois o conhecimento compartilhado contribui com os resultados a serem alcançados por toda a organização.

8) Perfil multidisciplinar

É um profissional híbrido, que aplica conhecimentos de outras áreas no setor em que é especialista, mesmo que não seja necessariamente sua formação. Ele tem uma visão sistêmica do negócio e busca conhecimento por conta própria, em cursos livres, especializações, palestras e workshops, por exemplo.

9) Senso de dono

Hoje as empresas buscam profissionais que abracem os projetos com responsabilidade e a motivação de um empreendedor. É preciso ter postura ativa para apresentar soluções que possam viabilizar ou facilitar o exercício da atividade e, principalmente, expandir os negócios junto com a empresa.

10) Visão de negócio

Ter uma consciência clara da direção para onde a empresa está indo é essencial para ser bem-sucedido. A visão clara do futuro vem junto com a habilidade de tomar as medidas necessárias para chegar lá. É necessário ver além do negócio, mas esse é um exercício complexo e envolvente. Esses profissionais combinam uma forte determinação com o desejo de crescer.


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