Vagas: Contratações em TI seguem aceleradas durante a crise - WHOW
Pessoas

Vagas: Contratações em TI seguem aceleradas durante a crise

Destaque é para a área de cibersegurança, além de data analyst, tech manager e DevOps engineer, em fintech, multinacional e e-commerce

POR Adriana Fonseca | 20/07/2020 20h56

As vagas na área de tecnologia seguem bastante demandadas pelas empresas em meio à crise causada pelo novo coronavírus. A área de cibersegurança, em particular, ganhou destaque, porque a Covid-19 vem forçando as empresas a acelerarem suas transformações digitais. Logo depois de as medidas distanciamento social exigirem mudanças drásticas nas atividades econômicas, companhias de todo o mundo se deram conta do quão sensível é a questão da segurança digital e a gravidade dos danos que a falta de cuidados com a área pode causar à operação.

Nesse cenário, o mercado percebeu o quanto ainda carece de profissionais especializados. Segundo relatório recente da (ISC)², organização sem fins lucrativos especializada em treinamento para profissionais do setor, há pelo menos 600 mil vagas não preenchidas em cibersegurança na América Latina. E o número de ofertas tende a crescer nos próximos anos.

No Brasil, outro catalisador da busca por profissionais de segurança digital é a Lei Geral de Proteção de Dados, que está criando uma corrida por especialistas no assunto. 

Características para atuar em cibersegurança

Claudio Martinelli, diretor-executivo da empresa internacional de cibersegurança fundada Kaspersky para a América Latina, comenta que, além do conhecimento e da habilidade prática, outras aptidões são importantes para quem pretende ingressar nessa área. Uma delas é a curiosidade. “O mercado de cibersegurança está sempre apresentando alguma novidade, pode ser uma nova ameaça, técnica de defesa ou lançamento de produto. Fato é que o profissional precisa se atualizar constantemente para acompanhar as rápidas mudanças”, diz.

Outro requisito fundamental é o conhecimento do negócio: “Por exemplo, para proteger o sistema de TI de uma empresa de finanças, é preciso conhecer quais são os ataques mais comuns contra essas organizações e também as tecnologias mais adequadas para a sua defesa. Esse conhecimento permitirá, inclusive, a economizar recursos, uma vez que o profissional saberá direcionar as compras de acordo com as necessidades específicas, evitando desperdícios com aquisições desnecessárias.”

Oportunidades de emprego para profissionais de tecnologia

Agibank

Seguindo seu plano de expansão para 2020, o banco digital possui 80 vagas em aberto para a área comercial, produtos e tecnologia.

Celcoin

A startup que fornece infra-estrutura de serviços financeiros para microempreendedores e para fintechs tem mais de 20 vagas abertas em Barueri, na Grande São Paulo, incluindo para a área de tecnologia.

Dedalus

A empresa de cloud computing e dados ampliou o número de funcionários em 22%, comparado a junho de 2019, e segue com 22 vagas abertas para as áreas de tecnologia e negócios. “Já vínhamos em um ritmo de crescimento do negócio que demandava aumento do quadro e novas contratações já eram previstas. Felizmente estamos em um segmento em que o momento não impactou negativamente e a ampliação do número de funcionários foi mantida”, explica Mauricio Fernandes, presidente da Dedalus. As contratações estão sendo realizadas on-line, por meio de videoconferência e nos últimos três meses 26 pessoas, entre gerentes e analistas, passaram a integrar o time da Dedalus por esse processo.

IBM

A multinacional anunciou o lançamento da segunda edição da Maratona Behind the Code para a América Latina, que tem o objetivo de encontrar os melhores desenvolvedores da região. A competição de codificação virtual reunirá desenvolvedores para resolver desafios de negócios do mundo real através do uso de tecnologias disruptivas, como AI, IoT, Blockchain e Kubernetes, entre outras, todas disponíveis na IBM Cloud. A maratona terá duas fases e se inicia em 8 de agosto. Os Top 100 desenvolvedores com as melhores pontuações vão ganhar uma viagem para um evento em uma praia mexicana e se encontrarão com os patrocinadores. Já na segunda fase, a Grand Finale, que vai durar um dia, os 100 melhores desenvolvedores competirão novamente para se tornar um dos Top 5 Master Devs da região. Os cinco campeões ganharão uma viagem para um programa de imersão no acelerador de start-ups, IBM Alpha Zone, em Tel Aviv, Israel.

Locaweb

A empresa de soluções business to business (B2B) para transformação digital dos negócios permanece com o recrutamento online para novas posições. São 70 vagas abertas, inclusive para a área de tecnologia.

OLX

A plataforma de compra e venda on-line está contratando profissionais de diversas áreas para trabalharem em seus escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. São mais de 40 oportunidades para áreas como tecnologia, financeiro, compliance, recursos humanos, comercial, entre outras.

Passei Direto

A rede de ensino está com mais de 10 vagas em aberto, algumas data analyst, tech manager e DevOps engineer. 

Stark Bank

A fintech B2B está com mais de 10 vagas em aberto nas áreas de marketing, finanças e tecnologia.


+NOTÍCIAS

Saiba quais são as startups mais procuradas durante a pandemia
Novas tendências para o futuro pós-covid-19
Coluna: Um conto de inovação
Por que algumas startups fracassam?