• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    inovação no Carrefour

    Imagem: Freepik

    Pix
    Pix e fintechs: veja as ações de novos players na revolução bancária
    17 de novembro de 2020
    Bootcamp
    Ambev e 500 Startups lançam bootcamp para fundadores de startups no Brasil
    18 de novembro de 2020
    Transformação Digital

    Transformação digital: a chave para melhorar o relacionamento com o cliente

    O consumidor espera poder conversar por meio de diferentes canais e ainda sente que o atendimento é fragmentado, quando deveria ser contínuo

    por Adriana Fonseca em 18 de novembro de 2020

    A forma como os consumidores se conectam com as marcas mudou. Além de fatores como empatia, personalização e conveniência, entrou para essa lista a transformação digital – e isso influencia a percepção de qualidade do relacionamento de uma empresa com seu consumidor. 

    “A demanda por conveniência digital em primeiro lugar está forçando as marcas a inovarem em hipervelocidade”, comenta Fabio Costa, general manager da Salesforce Brasil. “Em meio a crises e incertezas, tão importante quanto a necessidade de se transformar digitalmente, há a expectativa de os negócios gerarem um impacto mais positivo.”

    Uma pesquisa global da Salesforce, que captou insights de mais de 15 mil consumidores em 27 países, incluindo 650 entrevistas no Brasil, mostrou que 77% dos brasileiros preferem produtos e serviços personalizados, 88% esperam interações consistentes entre os departamentos das empresas e 92% dizem que a experiência é tão importante quanto o produto ou serviço.

    Globalmente, 88% dos consumidores esperam que as empresas acelerem suas iniciativas de transformação digital. Para 69% dos respondentes, as empresas deveriam transformar produtos e serviços que sempre funcionaram para o cliente em novos formatos mais personalizados e em versões digitais de experiências pessoais. A geração Z tem um desejo particularmente forte por inovação digital.

    Pedido por inovação das marcas e a transformação digital delas

    Entre os brasileiros entrevistados, 83% desejam melhorias moderadas ou grandes em tecnologia. Outros itens também foram mencionados: práticas ambientais (90%), suporte (90%), práticas sociais (89%), confiança (88%), modelo de negócios (80%), estrutura organizacional (87%) e produtos e serviços (82%).  

    Métodos expandidos de engajamento, inclusive por meio de canais digitais, são também populares em um mundo socialmente distante como o trazido pela pandemia, especialmente com as gerações mais jovens.

    Globalmente, 69% dos entrevistados dizem esperar que as marcas ofereçam novas maneiras de obter produtos e serviços, como, por exemplo, versões digitais para experiências pessoais tradicionais. Entre os respondentes, 54% esperam mais formas de se engajar e 54%, novos tipos de produtos e serviços. 

    Experiência para cativar o cliente

    transformação digital_

    Imagem: Freepik

    Entre os entrevistados, 91% dizem que uma experiência de serviço ao cliente positiva aumenta a probabilidade de fazer outra compra, 78% afirmam que perdoariam a marca por um erro depois de receber um serviço excelente e 71% dizem que já tomaram decisões de compra baseados na qualidade do atendimento. Por fim, 58% afirmam que a crise trazida pela pandemia aumentou seu padrão em relação ao serviço ao consumidor. 

    Entendendo melhor esse último item, 83% dizem que esperam interagir com alguém imediatamente quando entram em contato com a companhia, mais do que os 78% da pesquisa feita em 2019. Nessa mesma linha, 52% dos consumidores relatam perceber as interações de serviços como fragmentadas. 

    Mesmo marcas com excelente reputação podem tropeçar se não facilitarem a relação com o consumidor. À medida que o poder de compra dos nativos digitais aumenta, a definição de conveniência também muda. Todas as gerações priorizam conveniência em detrimento da marca, mas isso é particularmente uma verdade para a geração Z. Esse público quer modelos que simplifiquem as compras. E

    Por exemplos, contas de autoatendimento, que foram popularizadas por bancos de varejo e são hoje utilizadas pela maioria dos clientes, e ofertas alimentadas por inteligência artificial.

    Lidar com esse consumidor requer atuar em diferentes frentes. É preciso ser omnichannel, aponta a pesquisa. A geração milênio é a que usa a maior diversidade de canais, até mais do que a Z. Entre os entrevistados, 76% preferem usar diferentes canais, dependendo do contexto. Veja a lista dos dez canais preferidos pelo cliente:

    1. E-mail

    2. Telefone

    3. Pessoalmente

    4. Chat on-line

    5. Aplicativos de dispositivos móveis

    6. Aplicativos de mensagens

    7. SMS/Texto

    8. Portais on-line

    9. Vídeo chat

    10. Mídia social

    Interessante observar que nas três primeiras posições aparecem ferramentas mais antigas, por assim dizer: e-mail, telefone e pessoalmente. No fim das contas, cada consumidor tem a sua preferência e em um cenário onde 66% dizem que se sentem tratados como um número, oferecer opções e continuidade entre diferentes canais pode ser um diferencial.  


    ASSISTA A LIVE SOBRE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL INCLUSIVA

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    Entenda como está o ecossistema do empreendedorismo social no Brasil, além de de saber como abordar a transformação digital inclusiva e como desenvolver projetos e ações com impacto social nesta conversa com @roninpreto presidente da aceleradora Fa.Vela e cofundador da Futuros Inclusivos. #whowlives #livedenegocios #inovacaoparanegocios #transformacaodigital #empreendedorismodigital #diadoempreendedor

    Uma publicação compartilhada por WHOW! (@whowfestival) em 5 de Out, 2020 às 3:44 PDT


    +TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

    Transformação digital efetiva através da valorização do contato humano
    Novos tempos para o varejo: o fim da separação entre experiências online e offline
    8 tendências para a comunicação digital
    Transformação digital no campo: o futuro da agricultura conectada

    Especial: transformação digital
    inovação digital
    nteligência artificial
    omnichannel
    Transformação Digital

    Instituições oferecem bolsas gratuitas para mulheres estudarem programação

    Transformação Digital

    Pandemia tornou as empresas mais abertas à inovação, aponta CESAR

    Transformação Digital

    Startup de IoT lança treinamento para capacitação no setor

    Transformação Digital

    Escola do Vale do Silício libera 100 bolsas de estudo em TI para brasileiros

    Transformação Digital

    Movile oferece capacitação gratuita em inteligência artificial para ONGs

    Transformação Digital

    Uso da inteligência artificial para conhecer o cliente

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Olist caminha para o status de unicórnio após novo aporte milionário

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    Healthtech de saúde física até organizacional

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR