• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    Ambev

    Arte Grupo Padrão (@flaviopavan_76)

    termos de startups
    15 termos de startups que todo empreendedor precisa saber; nível avançado III
    10 de setembro de 2020
    pessoas com deficiencia
    Feira gratuita irá conectar empresas e pessoas com deficiência
    11 de setembro de 2020
    Transformação Digital

    Muito além da cerveja: inovação na Ambev passa por investimentos em startups e joint ventures

    Maior cervejaria do mundo vive a jornada de inovação e transformação digital, acelerando startups e incentivando o intraempreendedorismo

    por Luiza Bravo em 11 de setembro de 2020

    Água mineral, refrigerantes, isotônicos, sucos, chás e, é claro, cerveja. O portfólio de marcas da Ambev é tão extenso que, atualmente, é praticamente impossível encontrar alguém que jamais tenha consumido um de seus produtos. A história da primeira multinacional brasileira começou em 1999, com a união da Companhia Antarctica Paulista e da Companhia de Bebidas das Américas. De lá para cá, a companhia não parou de crescer, e para isso, investe pesado em inovação.

    Metodologias ágeis e foco no consumidor

    O diretor de Inovação da Ambev, Felipe Cerchiari, conta que a empresa vive, há cerca de três anos, uma intensa jornada de inovação e transformação digital. “Nossa principal motivação sempre foi e continua sendo uma só: o consumidor. Podem ser soluções em forma de novos produtos ou novos negócios, mas estamos sempre tentando antecipar as necessidades e oferecer às pessoas o que elas querem e precisam, para continuarmos presentes em suas vidas”, diz ao Whow!.

    A empresa conta, por exemplo, com três canais próprios de e-commerce, cada um com um foco diferente, para atender o consumidor em momentos distintos. Além disso, investe também em processos para engajar e empoderar seus colaboradores, o que, segundo Felipe, é fundamental para tornar a inovação possível.

    “Todos os funcionários têm abertura e autonomia para propor e implementar soluções criativas, assumindo os riscos de seus projetos.”

    Felipe Cerchiar, diretor de Inovação da Ambev

    Whow Festival 2020

    Arte Grupo Padrão

    “Se alguém encontrar algum gap a ser preenchido ou oportunidade interessante a ser executada, a pessoa tem total liberdade para apresentar um projeto e colocá-lo em prática rapidamente, sem necessidades de um grande fluxo de aprovações internas, para trazer agilidade e atrair os colaboradores no processo”, explica.

    O desenvolvimento de todos os projetos é conduzido por squads multidisciplinares, envolvendo os times de Tecnologia, Marketing, Industrial, Logística, Suprimentos, Vendas e Financeiro. Nesses processos, são utilizadas metodologias ágeis – típicas das empresas de tecnologia, mas aplicadas a uma grande companhia industrial. “Aprendemos que para ser uma empresa inovadora de verdade, é preciso surpreender o consumidor com produtos e serviços que nem mesmo eles esperam. Mas criar isso não é simples. Daí surgiu a ideia de trabalhar com as metodologias ágeis no desenvolvimento de novos produtos. Assim, temos a chance de testar três ou quatro rotas para cada oportunidade”, descreve o diretor de Inovação da Ambev.

    Parcerias da Ambev com startups

    Ambev

    Foto Wil Stewart: Unsplash

    O diretor conta ainda que a Ambev está sempre em busca de parcerias estratégicas que impulsionem o processo de inovação. “A combinação de nossas estruturas com as soluções criativas propostas por startups, aceleradoras e pelos nossos funcionários nos ajuda a dar mais agilidade na criação de produtos, serviços ou canais de vendas – de maneira mais inovadora. Para isso, investimos no relacionamento com o ecossistema de startups e em diferentes modelos de parceria, em vários níveis de desenvolvimento”.

    Até o momento, dois negócios já surgiram para suprir a necessidade de inovação da empresa. A ZX Ventures, hub de inovação e growth da Ambev, foi fundada em 2015, com o objetivo principal de encontrar maneiras de levar conveniência para o consumidor, inovando e antecipando tendências. O grupo é responsável pelo Zé Delivery, maior app de entregas de bebidas do Brasil, e pelo Empório da Cerveja, maior e-commerce de cerveja do país. Já a ZTech cria soluções para o mercado B2B. Um exemplo é a Donus, uma conta digital para pessoa jurídica que dá apoio a pequenos negócios, como bares e restaurantes.

    Só nos últimos dois anos, a Ambev fez negócios com cerca de 180 startups do Brasil inteiro, desde pilotos até a construção de joint ventures. “Um conceito que exploramos bastante é o de open innovation, em que as startups nos procuram com soluções feitas especificamente para resolver problemas do nosso negócio. Temos, também, a Aceleradora100+, que foi lançada em 2018 para encontrar startups com soluções inovadoras para os principais problemas socioambientais da atualidade”, conta Felipe.

    Até o momento, o programa já acelerou mais de 20 startups, e a companhia já fechou negócios com dez delas. Um dos exemplos é a Green Mining, startup de logística reversa que desenvolveu, junto  à Ambev, um projeto de destinação correta de vidro que recolhe embalagens em bares, restaurantes e condomínios, e encaminha para reciclagem na fábrica de garrafas da companhia. No total, a startup possui 19 hubs de coleta distribuídos entre São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e alcançou, em julho, a marca de um milhão de quilos de vidro coletados e enviados para reciclagem. 

    Para o diretor de Inovação da companhia, fomentar um espírito inovador nos colaboradores é essencial para que a cultura de inovação englobe, de fato, toda a empresa.

    “Um aspecto fundamental da cultura é saber lidar com os erros – porque, sim, eles vão acontecer. Se as pessoas têm esse medo, a inovação acaba sendo prejudicada.”

    Felipe Cerchiar, diretor de Inovação da Ambev

    “A ideia é que os funcionários tenham liberdade para propor ideias e projetos. Claro que, para isso, a liderança também precisa estar disposta a comprar as ideias. Quando isso acontece, o ambiente se torna mais inovador”, conclui.


    +INOVAÇÃO

    Como o Hospital Albert Einstein aborda a inovação sem interromper a organização
    Como a Nestlé usa a inovação aberta e tendências para se manter competitiva
    Você conhece a ISO da Inovação?
    Você sabe mesmo o que é cultura da inovação?

    consumidor
    corporate
    Especial: desafios para inovar
    Inovação
    inovação aberta
    intraempreendedorismo
    Metodologias ágeis
    Startups
    transformação digital
    Transformação Digital

    Instituições oferecem bolsas gratuitas para mulheres estudarem programação

    Transformação Digital

    Pandemia tornou as empresas mais abertas à inovação, aponta CESAR

    Transformação Digital

    Startup de IoT lança treinamento para capacitação no setor

    Transformação Digital

    Escola do Vale do Silício libera 100 bolsas de estudo em TI para brasileiros

    Transformação Digital

    Movile oferece capacitação gratuita em inteligência artificial para ONGs

    Transformação Digital

    Transformação digital: a chave para melhorar o relacionamento com o cliente

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de educação da Colombia é eleita uma mais promissoras do mundo

    Startups

    Conheça as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021

    Startups

    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil

    Startups

    Startup brasileira desenvolve nova tecnologia para acesso à água durante a pandemia

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR