Você tem um espírito empreendedor? Veja 5 características essenciais - WHOW

Pessoas

Você tem um espírito empreendedor? Veja 5 características essenciais

Criar uma startup pode transformar o mundo. Será que você tem um espírito empreendedor para fazer isso? Descubra aqui

POR Maíra Pilão | 10/11/2020 15h00

O empreendedorismo é a maneira com a qual o ser humano pode transformar a sua criatividade e capacidade de inovação em uma forma de mudar o mundo, seja através de uma solução que tornará uma experiência mais agradável para o cliente ao consumir determinado produto ou serviço, seja criando uma embalagem diferente para um produto ou por meio de alguma forma nova de realizar um processo já conhecido. 

Porém, será que todos nós temos um espírito empreendedor? O que é, de fato, preciso para criar uma startup de sucesso, e o que se espera de seus líderes? 

Essas questões foram tema do painel “Mente Empreendedora: Criar Startups é o Mínimo Que Você Pode Fazer Com Ela”, com a participação do innovation evangelist Alberto Levy. O palestrante internacional e consultor nas áreas de marketing e tecnologia listou cinco atributos que julga essenciais em qualquer case de sucesso para empreendedores: 

1. Ter uma atitude mental positiva

Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos, afirmava que nada nem ninguém pode impedir uma pessoa com uma atitude mental positiva de atingir seus objetivos. O otimismo se reflete em motivação, e nos torna capazes de chegar aonde sempre almejamos. 

2. Uma mente criativa

O ser humano é naturalmente criativo, desde a primeira infância. Ainda que os moldes tradicionais de ensino nos incentivem a reprimir essa criatividade e apenas alguns cheguem à idade adulta com esse traço de personalidade, ainda existe dentro de nós uma voz capaz de pensar fora da caixa e inovar sempre. 

A inovação é a criatividade implementada. Uma coisa é sermos engraçados e criativos na mesa de um bar, por exemplo. Mas chega um momento onde isso não é mais suficiente. Temos que materializar essas ideias, e depois que descobrimos que isso é possível, todo o processo de insight, ideia e inovação é muito bonito.

3. Capacidade de comunicação persuasiva

Todo empreendedor de sucesso é um bom comunicador. Isso ocorre porque é essencial que eles sejam capazes de contar histórias de maneira cativante e defender suas ideias a fim de agregar valor a um novo negócio. 

4. Motivação intrínseca e impulso

Como todo ser humano carrega a criatividade de si, já nascemos com o poder de tomar decisões e transformar o mundo. O que diferencia um grande empreendedor é a capacidade de aplicar seu conhecimento técnico e sua motivação pessoal da maneira correta para que essas ideias tenham frutos positivos. 

5. Tenacidade e a capacidade de aprender com o fracasso

Precisamos parar de atrelar uma conotação negativa ao fracasso. O fracasso é, na realidade, uma oportunidade para que sejamos capazes de aprender com os nossos erros, tornarmo-nos mais maduros e nos moldarmos, através da experiência, como líderes melhores no futuro. Passar por cima de situações de fracasso também desenvolve a perseverança, característica fundamental em todo empreendedor de sucesso.

empreendedores


+EMPREENDEDOR

15 termos de startups que todo empreendedor precisa saber; nível básico III
15 termos de startups que todo empreendedor precisa saber; nível intermediário II
15 termos de startups que todo empreendedor precisa saber; nível avançado II
15 termos de startups que todo empreendedor precisa saber; nível intermediário III