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TikTok é uma excelente oportunidade para o seu negócio?

Tiktok nas empresas: veja aqui como realizar negócios nessa rede social, que também pode ser usada para o melhorar o relacionamento com o cliente

POR Redação Whow! | 08/06/2021 15h04

TikTok nas empresas é sinônimo de ótimas oportunidades de negócio. Você sabia disso?  Uma das redes sociais mais comentadas no momento, o TikTok atrai desde pessoas comuns até grandes empresas. Mas, por que isso está acontecendo? Toda empresa precisa ter uma conta no TikTok? Como aproveitar melhor os recursos dessa rede social? Neste conteúdo, entenda o que é e como usar TikTok, a popularização dessa rede no Brasil e dicas para aproveitar este recurso na sua empresa.

O que é o TikTok ?

Quem diria que o aplicativo que começou com apenas tutoriais de bolos e petit four de goiabada se tornaria em uma das maiores redes sociais do mundo. Se você ainda não conhece o Tiktok, está na hora de saber mais sobre esse fenômeno. A plataforma é um aplicativo com foco na criação e no compartilhamento de conteúdos curtos no formato de vídeo. O app foi criado em 2016 na China, pela empresa ByteDance.

Popularização da rede social no Brasil e no mundo

E o TikTok desbancou o Facebook no Brasil. Dá para acreditar?  Segundo dados de um levantamento produzido pela GlobalWebIndex, empresa de segmentação de público, o TikTok possuía cerca de 7 milhões de usuários ativos brasileiros no início de 2020.  E segundo estimativas da Resultados Digitais, este número cresceu para 16,5 milhões no final de 2020. O mais impressionante é que no final do ano de 2020, a quantidade de downloads mensais no Brasil era de mais de 9 milhões por mês e crescendo mês a mês.     

Estes, conforme estudo da Mobile Time, dobraram seu tempo de permanência na plataforma em março de 2020: passaram de 30 para 60 minutos online – e todos os dias.  E não é somente no Brasil que essa rede social faz sucesso.  No mundo inteiro, segundo a Sensor Tower, o aplicativo registrou 2 bilhões de downloads até junho de 2021, na App Store e no Google Play.

Desses, segundo levantamento do próprio Tiktok, realizado em outubro de 2020, 732 milhões de usuários estão ativos. Entretanto, com a pandemia, uma outra pesquisa, agora realizada pela Kantar Ibope, apontou um crescimento significativo entre a faixa etária dos 35 aos 55 anos, de aproximadamente 24%. Além disso, a Kantar apontou crescimento de 14% nos usuários acima de 55 anos. Ou seja: Tiktok não é somente coisa de gente jovem.

Como utilizar TikTok na sua empresa?

Por ainda não ser uma rede tão explorada pelas empresas, o TikTok acaba sendo um terreno fértil para vários nichos. Porém, com uma ressalva: essa rede social precisa fazer sentido para os seus clientes e leads.

Assim, estude o seu público no que diz respeito ao uso do TikTok. Em geral, ela faz mais sucesso nas faixas etárias mais jovens. Nesse contexto, para empresas mais tradicionais e com um público acima dos 35 anos o app pode não fazer tanto sucesso. 

Em 2020, a plataforma lançou uma atualização para empresas: o Tiktok For Business. A versão mesmo sem opção em português já está disponível para os brasileiros. Logo, com esse recurso é possível criar anúncios pagos, dentre outras funcionalidades, como:

  • expor o seu principal produto no Top View (Mais Vistas). Assim que abrir o Tiktok, o seu principal produto pode ser exposto lá;
  • criar anúncios de 3 até 5 segundos, nos formatos imagem ou vídeo;
  • aparecer no feed do usuário por até um minuto;
  • inserir produtos ou marcas em 2D, 3D e em realidade aumentada;
  • criar hashtags dos challenges.

Além disso, o TikTok também lançou um fundo de US$200 milhões para remunerar influencers e marcas que com engajamento na sua plataforma. Com isso é possível também vender online via dropshipping nacional ou internacional. Ou seja, por esse aplicativo, empreendedores podem vender os seus produtos através de fornecedores em qualquer lugar do mundo. Interessante, concorda?

Dicas para aproveitar o TikTok nos negócios

Como já mencionamos, o TikTok pode ser uma poderosa ferramenta para oportunidades de negócios, quando bem utilizada. Assim, separamos algumas dicas para ajudar você a utilizar essa rede social na sua empresa.

1. Entenda o que seu público quer ver

Estude bem o seu público, escute seus clientes e faça pesquisas. Assim, você conseguirá descobrir qual tipo de conteúdo é mais interessante para quem consome o seu produto ou serviço. Isso vale também para quem ainda não conhece a sua empresa, mas é o seu  público-alvo.  Além disso, busque verificar se ele se encontra no TikTok e como interage com a plataforma, ou seja, que tipos de conteúdos o seu público alvo consome.

2. Crie um conteúdo viral

Um conteúdo viral é aquele que se populariza com rapidez e acaba sendo interessante não somente para os seus seguidores, quanto para outros nichos de consumidores.  Dessa forma, para criar um conteúdo que viralize, é preciso apostar na criatividade. Vale observar o que grandes marcas estão fazendo, bem como os desafios, tão comuns na plataforma.   Observe e estude os casos de sucesso e veja se existe a possibilidade de aplicação em sua empresa.  

Vale ressaltar também que, quando falamos do digital, é tudo muito rápido. Assim, esteja atento às tendências.

3.  Use menos publicidade

Publicidade atrai um público bem menor que as postagens virais. Acima de tudo é importante que as pessoas saibam o que você vende. Porém, usar o TikTok apenas para promover seus produtos e serviços é limitar muito o escopo do que sua empresa pode fazer, sem necessariamente obter um resultado satisfatório. Assim, investir em dicas, ideias, tutoriais e vídeos engraçados pode ser uma boa opção para aumentar o retorno de sua empresa na plataforma. 

4. Construa um planejamento

As redes sociais pedem instantaneidade, mas isso não exclui um planejamento bem estruturado. Dessa forma, desenvolva um plano, com base nos objetivos e nos resultados que você deseja atingir com o aplicativo. Acima de tudo, não basta apenas investir energia na criação de conteúdo: a estratégia precisa fazer sentido para o negócio.

5. Tenha constância

O Tiktok, assim como as outras redes sociais, pede constância na criação e distribuição de conteúdo. Dessa forma, realizar uma única postagem e esperar resultados incríveis é perda de tempo. Por isso, construa um planejamento, com base na estratégia da empresa e que leve em consideração uma produção constante de conteúdo.

6. Use os recursos disponíveis

Definitivamente, para produzir no TikTok não é preciso gastar tanto dinheiro. Muitas vezes, um colaborador da própria empresa, que tenha mais afinidade com a ferramenta pode auxiliar na produção do conteúdo, por exemplo. É importante lembrar também que, o mais importante quando falamos em redes sociais não é necessariamente uma superprodução e sim, o valor do conteúdo para o público. 

7. Use referências, mas seja único

Pesquisar por referências é sempre bom. Afinal, observando como as outras empresas produzem conteúdos, pode-se tirar ideias ótimas! Porém, busque sempre autenticidade na hora de produzir conteúdo para o Tiktok. Dessa forma, você irá se destacar dentre os outros concorrentes.

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