15 termos de startups que todo empreendedor precisa saber: nível básico II - WHOW
Eficiência

15 termos de startups que todo empreendedor precisa saber: nível básico II

Conheça o significado de alguns termos importantes do meio empreendedor e “startupeiro”, como Equity, Early Stage ou Mash up

POR Carolina Cozer | 28/01/2020 09h00 15 termos de startups que todo empreendedor precisa saber: nível básico II Foto (Shutterstock)

O mundo das startups corre acelerado. Por mais que uma pessoa entenda inglês, novos termos surgem a cada dia nos bate-papos de empreendedores. E Whow! já publicou três matérias com termos básicos, intermediários e avançados do linguajar nativo das startups.

Agora nesta matéria apresentamos mais 15 termos que irão incrementar o vocabulário de empreendedores iniciantes. Se quiser conferir as publicações anteriores desta série, os links estão ao final do texto.

shutterstock 534902224

1. Assets

Assets são todos os recursos de valor econômicos possuídos por uma empresa, e que trarão retornos em algum momento. Segundo a Investopedia, assets podem ser classificados como capazes de gerar fluxo de caixa, reduzir despesas ou melhorar as vendas. Podem ser tanto fluxo de caixa quanto equipamentos, patentes, etc.

2. Big Data

Se refere ao grande volume de dados coletados e armazenados por sistemas. Graças aos avanços da Internet e da computação em nuvem, a capacidade de coleta, armazenamento e gestão aumentou excepcionalmente. As informações contidas em um sistema de Big Data podem ser utilizadas por inteligências artificiais para agregar valor à negócios e pesquisas.

3. Blockchain

É o banco de dados por trás do bitcoin e das criptomoedas em geral. Apesar de ser um registro público e descentralizado, os blocos de informações não permitem cópias, garantindo a sua segurança. Por serem públicos, os registros são verificáveis, mas não replicáveis.

4. Business Model Canvas

Também é conhecido como BMP, ou quadro de modelo de negócios. Foi proposto pelo teórico de negócios Alex Osterwalder. Consiste em um painel com blocos de organização de atividades para a criação de um novo projeto. São nove blocos ao todo, que permitem colaboração entre os membros do projeto e estimulam a inovação.

empreendedor (Foto: Shutterstock)

5. Capital de giro

É o nome que se dá aos recursos financeiros destinados a manter as contas de uma empresa. Como o nome indica, é o dinheiro que deve circular para pagar as contas e não o que será destinado a investimentos.

6. Deadline

Deadline é uma palavra não-exclusiva do universo empreendedor, mas muito presente neste contexto. Significa o tempo limite para a entrega de um projeto ou tarefa. O termo passa a ideia de uma linha limítrofe, onde é proibido atravessar.

7. Early stage 

“Estágio inicial”, em português. Se refere às startups em estágio de validação, o que ocorre, geralmente, dentro dos três primeiros anos de vida. São aquelas que ainda estão dando os primeiros passos.

8. Equity

Se refere à participação de uma pessoa sobre uma empresa do qual seja sócio, cofundador ou investidor.

9. Lean Startup

Também é conhecido no Brasil como “startup enxuta”. O termo surgiu no bestseller de mesmo nome de Eric Ries. É um método que envolve criar uma startup com base nas necessidades do mercado, de forma ágil, minimamente viável e de desenvolvimento contínuo. De acordo com a Investopedia, os padrões envolvem o lançamento de produtos pequenos a fim de avaliar a reação do cliente à mercadoria.

empreendedor (Foto: Shutterstock)

10. Mash up

No mundo da música, mash up é a mixagem de duas músicas diferentes que formam uma terceira nova canção. No universo empreendedor, envolve a junção de dois ou mais produtos ou serviços para o surgimento de um novo projeto, melhor e maior que os originais. 

11. Meetup

É o termo dado para as reuniões informais entre players de um ecossistema de inovação, como empreendedores, mentores, CEOs, investidores, etc. Nestas reuniões são discutidos métodos para estimular o crescimento das comunidades empreendedoras locais.

12. Mentor

Mentores são os profissionais com excelência em alguma função, capaz de instruir profissionais iniciantes ou intermediários em determinados segmentos. No meio empreendedor, os mentores fornecem direcionamentos e conselhos aos fundadores, para que tomem decisões mais acertadas.

13. Networking

A ação de criar uma rede de contatos úteis dentro de uma finalidade, como a profissional. Permite a troca de ideias, experiências, interesses e ampliam as possibilidades.

14. Open source

Em português, significa ‘código aberto’. Refere-se aos softwares que podem ser utilizados e editados de modo livre e gratuito. O navegador Mozilla Firefox é um exemplo de software open source.

15. Validação

Diz-se que as startups estão em estágio de validação quando ainda estão em fase de testes de seu produto ou serviço. Caso a empresa atinja com sucesso seu objetivo, se entende que ela já passou do estágio de validação e pode partir para as próximas etapas.

empreendedores Arte (Grupo Padrão)


+ STARTUPS

15 termos de startups que todo empreendedor precisa saber: nível básico
15 termos de startups que todo empreendedor precisa saber: nível intermediário
15 termos que todo empreendedor precisa saber: nível avançado