Tendências estratégicas de tecnologia para 2021
A consultoria Gartner aponta o que vem no setor no próximo ano desde engenharia de inteligência artificial até experiência total. Confira
POR Adriana Fonseca | 29/12/2020 10h00A disrupção é a marca registrada de 2020. Embora muitos líderes estejam acostumados com algum nível de mudança constante, a Covid-19 impactou o mundo de uma forma que ninguém poderia prever. Por isso, as organizações tiveram que criar estratégias e se adaptar.
Nesse cenário, a consultoria global Gartner lançou o seu relatório de tendências de tecnologias estratégicas para 2021.
Internet de comportamentos
A Internet de Comportamentos (IoB na sigla em inglês, de Internet of Behaviors) captura a “poeira digital” da vida das pessoas a partir de diversas fontes, e essa informação pode ser usada por instituições públicas ou privadas para influenciar o comportamento. A IoB apresenta aspectos sociais e éticos significativos e abrangentes implicações. A coleta de dados para influenciar comportamentos tem potencial para ser uma ferramenta poderosa.
Experiência total
A experiência total combina disciplinas tradicionalmente isoladas como multiexperiência (MX), experiência do cliente (CX), experiência do funcionário (EX) e experiência do usuário (UX) e as vincula para criar uma melhor experiência geral para todas as partes. Oferece uma excelente oportunidade para diferenciar uma organização de seus concorrentes.
Melhoria da privacidade da computação
A melhoria da privacidade da computação compreende três tipos de tecnologias que protegem os dados enquanto eles são usados para permitir o processamento e análise segura das informações:
• A primeira fornece um ambiente confiável onde os dados podem ser processados ou analisados.
• A segunda realiza processamento e análise de uma forma descentralizada.
• A terceira transforma dados e algoritmos antes do processamento ou análise.
Isso permite que as organizações compartilhem dados com segurança.
Nuvem distribuída
A nuvem distribuída oferece opções de nuvem pública para diferentes localizações físicas. Essencialmente, a empresa de nuvem pública mantém, opera e desenvolve os serviços, mas fisicamente executa no ponto de necessidade. Isso ajuda com problemas de latência e também com regulamentações de privacidade que exigem que certos dados permaneçam em uma localização geográfica específica.
Operações em qualquer lugar
As operações em qualquer lugar se referem a um modelo operacional de TI projetado para oferecer suporte a clientes em todos os lugares, permitir funcionários em todos os lugares e gerenciar a implantação de serviços de negócios em infraestrutura distribuída. O modelo para operações em qualquer lugar é “digital primeiro, remoto primeiro”. No entanto, não é tão simples quanto operar remotamente – o modelo deve oferecer experiências únicas de valor agregado, fornecendo uma experiência digital contínua e escalável, o que requer mudanças na infraestrutura de tecnologia, práticas de gestão, políticas de segurança e governança.
Malha de cibersegurança
A malha de cyber segurança é uma arquitetura distribuída de segurança cibernética escalável, flexível e confiável. A Covid-19 acelerou uma tendência existente em que a maioria dos dispositivos agora está localizada fora do parâmetro tradicional de segurança físico. A malha de cyber segurança permite que qualquer pessoa acesse com segurança qualquer ativo digital, não importa onde esteja localizado, enquanto fornece o nível de segurança necessário. À medida que as organizações aceleram os negócios digitais, a segurança deve acompanhar a mudança.
Negócios de composição inteligentes
As organizações passaram os últimos anos focando em eficiência. A interrupção causada pela Covid-19 mostrou que muitos processos de negócios eram frágeis para passar por uma rápida adaptação e, assim, quebraram. Durante o processo de reconstrução, os líderes devem projetar uma arquitetura que:
• Permita um melhor acesso às informações
• Possa aumentar essas informações com novos insights
• Seja combinável, modular e possa mudar e responder mais rapidamente conforme as decisões são tomadas.
Engenharia de Inteligência Artificial
Os projetos de inteligência artificial muitas vezes falham devido a problemas de manutenção, escalabilidade e governança. Uma robusta engenharia de IA irá facilitar o desempenho, escalabilidade, interpretabilidade e confiabilidade dos modelos. Sem engenharia de IA, a maioria das organizações não conseguirá mover os projetos com base nesta tecnologia além das provas de conceito e protótipos para produção em grande escala.
Hiperautomação
Outra das tendências estratégicas é a hiperautomação. Este é um processo no qual as empresas automatizam tantos processos de negócios e TI quanto forem possíveis, usando ferramentas como IA, aprendizado de máquina, software orientado a eventos e processo robótico de automação, entre outras.
+TENDÊNCIAS ESTRATÉGICAS
As tendências de comportamento e consumo dos brasileiros para 2021
3 tendências sobre o comportamento dos consumidor para 2021
Tendências de futurismo para o mundo pós-pandemia
Tendências de futuro em cenários de incertezas