Tendências estratégicas de tecnologia para 2021 - WHOW

Tecnologia

Tendências estratégicas de tecnologia para 2021

A consultoria Gartner aponta o que vem no setor no próximo ano desde engenharia de inteligência artificial até experiência total. Confira

POR Adriana Fonseca | 29/12/2020 10h00 Imagem: Freepik Imagem: Freepik

A disrupção é a marca registrada de 2020. Embora muitos líderes estejam acostumados com algum nível de mudança constante, a Covid-19 impactou o mundo de uma forma que ninguém poderia prever. Por isso, as organizações tiveram que criar estratégias e se adaptar.

Nesse cenário, a consultoria global Gartner lançou o seu relatório de tendências de tecnologias estratégicas para 2021. 

Internet de comportamentos

A Internet de Comportamentos (IoB na sigla em inglês, de Internet of Behaviors) captura a “poeira digital” da vida das pessoas a partir de diversas fontes, e essa informação pode ser usada por instituições públicas ou privadas para influenciar o comportamento. A IoB apresenta aspectos sociais e éticos significativos e abrangentes implicações. A coleta de dados para influenciar comportamentos tem potencial para ser uma ferramenta poderosa.

Experiência total

A experiência total combina disciplinas tradicionalmente isoladas como multiexperiência (MX), experiência do cliente (CX), experiência do funcionário (EX) e experiência do usuário (UX) e as vincula para criar uma melhor experiência geral para todas as partes. Oferece uma excelente oportunidade para diferenciar uma organização de seus concorrentes.

Melhoria da privacidade da computação

tendências estratégicas Arte Grupo Padrão (Giovana Sorroche)

A melhoria da privacidade da computação compreende três tipos de tecnologias que protegem os dados enquanto eles são usados para permitir o processamento e análise segura das informações:

• A primeira fornece um ambiente confiável onde os dados podem ser processados ou analisados. 

• A segunda realiza processamento e análise de uma forma descentralizada. 

• A terceira transforma dados e algoritmos antes do processamento ou análise. 

Isso permite que as organizações compartilhem dados com segurança.

Nuvem distribuída

A nuvem distribuída oferece opções de nuvem pública para diferentes localizações físicas. Essencialmente, a empresa de nuvem pública mantém, opera e desenvolve os serviços, mas fisicamente executa no ponto de necessidade. Isso ajuda com problemas de latência e também com regulamentações de privacidade que exigem que certos dados permaneçam em uma localização geográfica específica. 

Operações em qualquer lugar

As operações em qualquer lugar se referem a um modelo operacional de TI projetado para oferecer suporte a clientes em todos os lugares, permitir funcionários em todos os lugares e gerenciar a implantação de serviços de negócios em infraestrutura distribuída. O modelo para operações em qualquer lugar é “digital primeiro, remoto primeiro”. No entanto, não é tão simples quanto operar remotamente – o modelo deve oferecer experiências únicas de valor agregado, fornecendo uma experiência digital contínua e escalável, o que requer mudanças na infraestrutura de tecnologia, práticas de gestão, políticas de segurança e governança.

Malha de cibersegurança

A malha de cyber segurança é uma arquitetura distribuída de segurança cibernética escalável, flexível e confiável. A Covid-19 acelerou uma tendência existente em que a maioria dos dispositivos agora está localizada fora do parâmetro tradicional de segurança físico. A malha de cyber segurança permite que qualquer pessoa acesse com segurança qualquer ativo digital, não importa onde esteja localizado, enquanto fornece o nível de segurança necessário. À medida que as organizações aceleram os negócios digitais, a segurança deve acompanhar a mudança. 

Negócios de composição inteligentes

As organizações passaram os últimos anos focando em eficiência. A interrupção causada pela Covid-19 mostrou que muitos processos de negócios eram frágeis para passar por uma rápida adaptação e, assim, quebraram. Durante o processo de reconstrução, os líderes devem projetar uma arquitetura que:

• Permita um melhor acesso às informações

• Possa aumentar essas informações com novos insights

• Seja combinável, modular e possa mudar e responder mais rapidamente conforme as decisões são tomadas. 

Engenharia de Inteligência Artificial

Os projetos de inteligência artificial muitas vezes falham devido a problemas de manutenção, escalabilidade e governança. Uma robusta engenharia de IA irá facilitar o desempenho, escalabilidade, interpretabilidade e confiabilidade dos modelos. Sem engenharia de IA, a maioria das organizações não conseguirá mover os projetos com base nesta tecnologia além das provas de conceito e protótipos para produção em grande escala.

Hiperautomação

Outra das tendências estratégicas é a hiperautomação. Este é um processo no qual as empresas automatizam tantos processos de negócios e TI quanto forem possíveis, usando ferramentas como IA, aprendizado de máquina, software orientado a eventos e processo robótico de automação, entre outras. 


+TENDÊNCIAS ESTRATÉGICAS

As tendências de comportamento e consumo dos brasileiros para 2021 
3 tendências sobre o comportamento dos consumidor para 2021
Tendências de futurismo para o mundo pós-pandemia
Tendências de futuro em cenários de incertezas