Tendências em IA e IoT para os próximos anos - WHOW
Tecnologia

Tendências em IA e IoT para os próximos anos

A TSMC lançou um infográfico que mostra as tendências que a IA e a IoT têm para oferecer à sociedade nos próximos anos

POR Carolina Cozer | 06/10/2020 16h39 Tendências em IA e IoT para os próximos anos Yasin Hasan (Unsplash)

A Internet das Coisas está transformando a forma como as pessoas se relacionam com suas casas, carros e cidades ao redor do mundo.

Embora a IoT ainda esteja limitada aos locais em que a internet 5G já está em vigor, as possibilidades de funções que poderão surgir são infinitas. De carros voadores à sistemas de agricultura totalmente autônoma, novas tendências de objetos inteligentes continuam a surgir no mundo, sobretudo após a pandemia, que forçou a sociedade à pensar fora da caixa.

A empresa de processadores taiwanesa TSMC lançou o infográfico “O Futuro Conectado da Internet das Coisas”, mostrando as tendências que o combo de IA + IoT tem a oferecer para a sociedade nos próximos anos.

tendências Sebastian Scholz (Unsplash)

IA e IoT: Superpotências de inovação

A IoT é capacitada, sobretudo, por três tecnologias: a inteligência artificial, a internet 5g e big data. Esses três fatores, somados a objetos, formam o que conhecemos como IoT.

Segundo o TSMC, os dispositivos IoT e a IA geram, diariamente, 5 exabytes de dados, o equivalente a 1 bilhão de gigabytes.

De acordo com um estudo do IDC, em 2025, estima-se que haverá 42 bilhões de dispositivos conectados à IoT em todo o mundo. É natural que, à medida que esses números de dispositivos aumentam, as faixas de dados também cresçam. A quantidade de dados gerados até essa data, segundo a pesquisa, será de 79,4 zettabytes.

Então, com todo este universo de dados, aonde a AIoT irá nos levar no futuro? O infográfico da TSMC mostra quatro segmentos que serão os mais impactado por essas superpotências:

Wearables

De acordo com a empresa de pesquisa de tecnologia Gartner, o mercado global de dispositivos vestíveis estará estimado em mais de US$ 87 bilhões em receita até 2023.

Casas Conectadas

A ficção científica acertou mais uma vez ao apostar que teríamos casas que “conversam” com seus moradores e tomam decisões inteligentes, baseadas em comandos de voz.

Cidades inteligentes

Os exemplos de cidades inteligentes que já temos no mundo mostram que teremos sistemas de controle de tráfego, melhorias em segurança, transporte e eficiência energética.

Indústrias Inteligentes

A ideia é que a AIoT torne as indústrias mais eficientes (e baratas) ao reduzirem o erro humano.

Whow Festival 2020 Arte Grupo Padrão

Evolução pokémon?

O estudo também mostra algumas funções que já estão em evolução, e devem dar as caras no mercado já nos próximos anos. 

Por exemplo, o infográfico cita que os termostatos e aparelhos inteligentes irão evoluir para robôs domésticos e veículos autônomos, além dos famosos smart speakers, que começarão a permitir o NLP ― a nova versão do NFC, que permitirá pagamentos por meios de voz.

Da mesma forma, a IA de visão computacional estão evoluindo a sua capacidade de detecção massiva de objetos, já utilizadas nos carros autônomos, e passarão a possibilitar a análise de vídeo em resolução super 8K (o dobro da resolução máxima dominante que temos hoje no mercado).


+NOTÍCIAS

Multinacional busca startups com soluções de diagnóstico para doenças raras
Uso de inteligência artificial leva app de exercício a receber aporte milionário
A evolução do ecossistema de startups na América Latina
A inovação aberta no segmento de alimentos