SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP SAVE THE DATE 23, 24 E 25 JUL 2019 ARCA - SP
O maior festival de inovação para negócios do País
Tecnologia presente no Apple Watch salvou a vida de idoso na Noruega
Escrito por Ivan Ventura | 13 de Fevereiro de 2019 | 2 meses atrás

Um detector de queda presente no relógio inteligente salvou a vida de Toralv Østvang, de 67 anos. Aliás, não foi a primeira vez que essa tecnologia entrou em ação

Uma das promessas dos aparelhos vestíveis (como é o caso dos smartwatches) é que eles poderão ser mais do que apenas um medidor de batimento cardíaco ou cronômetro para quem adora caminhar ou participar das tais corridas “10k”. O Apple Watch, por exemplo, possui uma tecnologia conhecida como detector de quedas. Em linhas gerais, ele identifica quando uma pessoa vai ao solo bruscamente, faz um teste de consciência e, por fim, o relógio envia um pedido de emergência para bombeiros ou equipe de paramédicos. A tecnologia não apenas funciona, mas salvou a vida de um norueguês no início deste mês.

De acordo com um jornal norueguês chamado NRK, Toralv Østvang, de 67 anos, foi encontrado “sangrando e totalmente inconsciente” no chão do banheiro por autoridades de emergência. O aviso foi enviado pelo Apple Watch, segundo a reportagem.

Não perca a maior abdução inovadora já vista, garanta o seu ingresso!

A filha de Østvang, segundo a reportagem, afirma que ele provavelmente foi ao banheiro no meio da noite, mas desmaiou e caiu no chão. Durante o outono, Ostvang sofreu três fraturas em seu rosto. “Poderia ter sido muito pior. Durante toda a manhã perguntamos: ‘O que aconteceu se ele não tivesse usado um relógio inteligente?’ Ele não trouxe o celular no banheiro. É incrível que ele tenha recebido ajuda rápida do alarme, até que a polícia o encontrou. Foi uma queda séria, talvez tenha salvado a vida dele”. A filha também acrescenta que Østvang nunca usou qualquer outra forma de sistema de alerta.

Como funciona a detecção

A detecção de queda no Apple Watch é capaz de rastrear quando você cai e, em seguida, perguntar se você está bem. Se perceber que você não responde por 1 minuto, ele chamará os serviços de emergência automaticamente e compartilhará sua localização atual com eles. Isso parece ser exatamente o que aconteceu com Østvang.

Essa não foi a primeira vez que a detecção de queda do Apple Watch foi creditada com o salvamento de alguém. Em outubro, um usuário na Suécia informou que o Apple Watch havia chamado as autoridades de emergência quando ele teve uma lesão súbita nas costas e caiu no chão.

A detecção de queda do Apple Watch é ativada automaticamente para usuários de 65 anos ou mais. Para ativá-lo, entre no aplicativo Watch no seu iPhone, escolha “Emergency SOS” e ative o controle deslizante de detecção de queda.

 

O universo das #Healthtechs estará presente no Whow! Festival de Inovação! Garanta já seu ingresso! 

Top