• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    startups unicórnios

    Arte Grupo Padrão (Érika Bernal)

    Pix
    Startups que atuam com open banking ganham espaço
    20 de agosto de 2020
    Einstein
    Como o Hospital Albert Einstein aborda a inovação sem interromper a organização
    21 de agosto de 2020
    Startups

    Você sabe a diferença entre as startups Unicórnios, Zebras, Camelos e Dragões?

    Enquanto algumas empresas buscam crescimento relâmpago, outras modalidades buscam uma maior segurança, com uma visão a longo prazo. Entenda as diferenças

    por Carlos Eduardo Vasconcellos em 20 de agosto de 2020

    O universo das startups é repleto de inovações; a velocidade das evoluções é alta e novos termos surgem quase diariamente, ao passo que as empresas apresentam novos produtos e modelos de negócios. Quem é do meio, já deve ter ouvido o termo startups unicórnios.

    O modelo corresponde às empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, antes de abrir seu capital em bolsas de valores. No entanto, as modalidades Zebra, Camelo e Dragão são menos conhecidas.

    Segundo Bruna Lousada, pós-doutora em finanças para startups pela Columbia University, em Nova York, e autora do livro Finanças para Startups, “a distinção é a velocidade de crescimento e a sua inovação”. “É um negócio que está em um mesmo modelo econômico de geração de caixa e lucro. A estratégia de saídas, M&A , IPO, saídas clássica só dão certo quando o negócio tem uma perspectiva boa de geração e caixa”, explica ao Whow!.

    Conheça um pouco mais sobre cada modelos de startups

    Unicórnios

     

    investimentos

    Arte Grupo Padrão

    O termo foi introduzido em 2013, por Aileen Lee, fundadora da Cowboy Ventures , empresa que apoia empreendedores que reinventam o trabalho e a vida pessoal por meio de softwares.

    De acordo com Aileen, os primeiros unicórnios nasceram nos anos 1990, com o Google. Muitos foram fundados a partir dos anos 2000, mas o Facebook se destacou como o único super-unicórnio da década. As duas empresas, porém, não fazem mais parte da classificação, uma vez que já fizeram suas IPOs.

    Davi Miyake, diretor de Operações e Produtos da 99, que já foi um unicórnio, comenta: “A 99 nasceu como uma startup em 2012 e o aprendizado focado na eficiência e nos usuários nos permitiu ser hoje, mais do que um unicórnio, uma empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, e que faz parte de um dos maiores players de mobilidade do mundo, a  companhia global Didi Chuxing”, diz ao Whow!

    Podem ser citadas como características desse tipo de empreendimento:

    • Priorização de um alto grau de inovação, isto é,  com investimento em tecnologia e forte presença nas mídias sociais;
    • Compra de outras empresas;
    • Crescimento rápido e agressivo;
    • Foco no cliente, ou seja, demonstram forte preocupação com o cliente antes e depois da venda do serviço;
    • Apoio à diversidade: estão sempre diversificando e buscando colaboradores criativos, multidisciplinares e preservando sempre o multiculturalismo.

    Zebras

    As empresas zebras nasceram como uma espécie de “contraponto” aos unicórnios. O nome vem da praticidade do animal: Zebra que remete ao “preto no branco”, por isso este tipo de startup busca a objetividade, promovendo lucro e melhorando a sociedade, sem precisar sacrificar um pelo outro.

    Outra explicação para a alcunha é a forma como se organizam: as zebras vivem em grupos, se protegem e preservam umas as outras. Deste modo, nestas startups, a contribuição de cada uma resulta em uma produção coletiva mais forte, buscando uma “resistência inigualável” e eficiente de capital.

    Os defensores deste tipo de modalidade argumentam que a atual estrutura de tecnologia e capital de risco está quebrada, já que dá prioridade a quantidade em detrimento da qualidade, consumo sobre criação, saídas rápidas sobre crescimento sustentável e lucro dos acionistas sobre prosperidade compartilhada.

    Além disso, os críticos do modelo de unicórnios dizem que a busca de retorno financeiro pelos acionistas em larga escala coloca a sociedade civil em risco e ameaça a democracia, como o caso do Facebook, que acabou sendo um dos principais meios de disseminação de notícias falsas.

    Nos Estados Unidos, algumas startups zebras já estão se destacando, provando que é possível crescer e ter lucro de forma gradual. Por exemplo, a Zepeda Switchboard, plataforma que ajuda ex-alunos e estudantes a se conectarem para compartilhar oportunidades de carreira, e a Hearken, que surgiu com a proposta de inovar em um mercado pouco tradicional no mundo das startups: o do jornalismo. A ferramenta ajuda redações e criadores de conteúdo de todos os tipos, treinando profissionais e criando ações de engajamento do público.

    Camelos

    startups

    Foto: Shutterstock

    Essas empresas possuem como focos principais a sustentabilidade e a sobrevivência. Os camelos, como sabemos, são animais de alta capacidade de adaptação, conseguem suportar climas e temperaturas adversas, sobrevivem até mesmo sem comida ou água por meses e, ainda assim, correrem rapidamente por longos períodos.

    Diferentemente das startups unicórnio, que buscam um crescimento agressivo que pode ser insustentável no longo prazo e trazer problemas, as startups camelos procuram ter uma jornada constante, segura e sustentável. Como características desse tipo de empreendimento, podemos citar:

    • Estabilidade: essas empresas possuem a capacidade de se manterem seguras até mesmo em momentos de problemas no mercado, já que caminham com cautela, tomando poucos riscos;
    • Não financiam seus produtos: Muitos empreendedores subsidiam seus produtos, já que possuem bastante capital de reserva e, em um primeiro momento, não precisam de tanta preocupação com lucratividade e custos. Não é o caso das startups camelo, que cobram de cada cliente por seus produtos e entendem que o valor final representa algo valioso.
    • São cautelosos com investimentos de risco: Diferentemente das companhias unicórnio, que investem com alto risco para alavancar os negócios, os camelos geralmente investem apenas em casos de necessidade. Assim, os empreendedores conseguem um maior controle sobre o negócio, pensando sempre em estratégias seguras e sustentáveis para crescer de forma orgânica e saudável;
    • Boa gestão de custos: Esse tipo de empresa nunca vai gastar sem ter algum propósito consolidado. Antes das operações, são avaliadas curvas de crescimento, novas contratações, investimentos em marketin, dentre outros, para que as despesas sejam otimizadas de acordo com o planejado.
    • Visão de longo prazo: Obter sucesso nesse tipo de empreendimento muitas vezes pode demorar, já que o objetivo principal é a sobrevivência. Esse tipo de empresa utiliza esse tempo para desenvolver algo sólido, criar um produto ou serviço interessante e inovador e estruturar tudo de forma a manter-se forte no longo prazo.

    Em momentos de crise econômica, como a atual, motivada pela pandemia do novo coronavírus, as empresas camelo podem se destacar por se manterem mais sólidas durante a instabilidade. Por exemplo, na crise atual, muitas companhias unicórnios pararam de receber investimentos. As startups que utilizaram seu capital para crescer nos últimos anos agora estão sem caixa para realizar planos de sobrevivência. Diante desses cenários imprevisíveis, é provável que investidores escolham startups camelos, deixando as unicórnios para segundo plano.

    Dragões

    Startups do tipo dragão são ainda mais raras e ferozes que os unicórnios, pois são as que arrecadaram mais de um bilhão de dólares em uma única rodada de financiamento, como o caso da Uber. Isso faz com que elas despertem muito o interesse de companhias que procuram empresas pequenas para apostar e de investidores-anjo, já que tendem a representar uma aplicação mais segura.

    Muitos empreendedores e investidores defendem a ideia de que startups unicórnio são cases de “vitrine”, que chamam a atenção pelo crescimento rápido e os vários bilhões de faturamento e avaliação, mas que são os dragões que realmente valem o investimento.


    +STARTUPS

    Como implementar a inovação na prática dentro das empresas
    Abordagem Triple Track Agile, a evolução das metodologias ágeis
    Por que realizamos a aquisição de uma startup durante a pandemia?
    OCDE: é vital proteger as startups na crise da Covid-19

    crescimento
    empresas
    Inovação
    Startups
    unicórnio
    vendas
    Startups

    Startup de energia solar está entre as principais em relatório nacional sobre cidades inteligentes

    Startups

    Startup brasileira figura na lista de govtechs mais promissoras do mundo

    Startups

    3 startups brasileiras podem levar mais inovação para a agricultura com a transformação digital

    Startups

    Startup unicórnio israelense quer otimizar a sua operação no Brasil visando expansão global e o futuro do trabalho

    Startups

    Salvador caminha para ser o principal centro de inovação em tecnologia feita por pessoas negras na América Latina

    Startups

    QuintoAndar busca dobrar faturamento com chegada ao Nordeste

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Especial investimentos em startups: 27 aportes em fevereiro no Brasil

    Startups

    Loggi mira na expansão nacional após aporte de mais de R$ 1 bilhão

    Startups

    Você sabe quais são os diferentes estágios de crescimento das startups?

    Startups

    Fintech de pagamentos RecargaPay recebe aporte de quase R$ 400 milhões

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR