• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    varejo

    Arte Grupo Padrão (@flaviopavan_76)

    varejo
    Esqueça a terapia das compras. A onda agora é consumo consciente no varejo
    30 de abril de 2020
    acessibilidade
    Conheça iniciativas inovadoras que promovem a acessibilidade
    30 de abril de 2020
    Startups

    Varejo brasileiro na pandemia: duas startups na contramão da crise

    Apesar das estatísticas desfavoráveis do varejo, as startups Reduza e Numenu nadam contra a maré, mostrando soluções de impacto durante a COVID-19

    por Carolina Cozer em 30 de abril de 2020

    O segmento do varejo no Brasil segue em queda. Segundo o boletim da Cielo de impacto da COVID-19 no varejo brasileiro, houve queda de -29,1% no setor nas primeiras semanas de abril.

    Apesar das incertezas do cenário, duas startups brasileiras nadam contra a corrente ― uma ao oferecer soluções que podem trazer novo fôlego à empresas do setor, e outra por ter pivotado seu negócio a tempo de manter as coisas de pé.

    Confira abaixo os cases das empresas Reduza e Numenu, ambas premiadas pelo ranking 100 Open Startups em 2019.

    Reduza

    Procurar cupons e descontos na internet não é fácil, e esse é um dos principais mecanismos para usuários em busca dos menores preços. Foi para facilitar esse processo que surgiu o Reduza, startup de Campo Grande (MS), fundada pelos sócios Alessandro Fontes, Neto Gonçalves e Lucas Pelegrino. A empresa une a comparação de preços com testes automatizados de cupons e descontos, oferecendo preços competitivos para compradores digitais. Segundo o cofundador e diretor Alessandro Fontes, isso pode representar até 40% do valor total da compra, com variações de até 400% de uma loja para outra.

    Hoje, a startup participa de uma aceleração pela Living Lab, um espaço do Sebrae que fomenta o setor de inovação no Mato Grosso do Sul.

    “O Reduza vem para substituir os tradicionais sites de cupons de descontos e comparadores de preços, entregando uma experiência inovadora, onde um usuário que perdia de três a quatro para fazer uma compra pode fazê-la em menos de um minuto. É a informação e tecnologia em prol do que os varejistas têm de mais precioso: o consumidor”, explicou Alessandro Fontes ao Whow!

    O Diretor explica que o e-commerce no Brasil segue a curva de crescimento do resto do mundo, graças à maior aderência ao consumo digital. Concomitantemente, os hábitos e prioridades de consumo mudam com frequência, e a pandemia trouxe mais uma dessas incertezas. Aos primeiros sinais da crise, a equipe da Reduza se reuniu e imaginou estratégias para diferentes cenários. De acordo com Alessandro, chegaram a considerar corte de gastos, adaptações do modelo de negócio, revisão de prioridades e anúncios. 

    Nos primeiros dias, ele conta, a startup sentiu um impacto considerável na receita. Contudo, o planejamento e as estratégias tomadas surtiram efeito positivo, e a Reduza deve fechar abril com um crescimento de 15% em relação a março.

    “Nós, como startup, temos essa flexibilização para nos adaptar, então o Reduza nunca foi igual ao dia anterior. Estamos em uma constante evolução, levando sempre ao consumidor o nosso melhor, e a inovação vem junto, se colocando no lugar de cada usuário. Analisando dados e recebendo feedbacks conseguimos fazer “remédio” para as feridas que mais incomodam o consumidor.”

    Alessandro Fontes, co-fundador e diretor do Reduza

    varejo

    Numenu

    A Numenu (top 7 no ranking 100 Open Startups 2019) foi um grande exemplo de empresa que tinha tudo para seguir o fluxo de queda do varejo, se não fosse a agilidade de seus gestores para pivotar o negócio a tempo.

    Sebastian Lucca Netto, CEO e fundador da Numenu, contou ao Whow! que a startup começou como uma micro-conveniência no segmento de carros de aplicativo. “Nós levávamos uma lojinha para dentro dos carros, oferecendo renda extra aos motoristas em uma conveniência durante a sua corrida. Dada a COVID-19, o segmento de carros de aplicativo caiu drasticamente, e nos vimos em uma situação em que precisávamos migrar a atuação para outros ambientes”.

    O CEO explica que a empresa já estava ciente desde o início de março sobre a queda do modelo de negócio no segmento, ao observar os mercados internacionais, onde a crise já estava mais avançada. Isso permitiu que a empresa avançasse a migração do modelo de negócio em algumas semanas, evitando o impacto da crise.

    “Acabamos ganhando 15 dias à frente em relação à quarentena. Quando chegaram as medidas governamentais já estávamos preparados para conseguir entrar no condomínios e oferecer essa solução”, conta, explicando que agora a empresa opera com conveniência de produtos de higiene, limpeza, bebidas, alimentos, lavagem de roupas e outros suprimentos de reabastecimento dentro de condomínios residenciais.

    Sebastian compartilha que, pela primeira vez na história, as corridas de Uber Eats superaram as de Uber tradicional ― indicando uma queda gigantesca na demanda dentro dos carros. Por esta razão, a empresa já encerrou totalmente as operações com conveniência no modelo antigo, focando, agora, nos condomínios. 

    Contudo, esse novo rumo não é um indicativo de que o projeto inicial da empresa fracassou. Muito pelo contrário: de acordo com Sebastian, a missão da Numenu sempre foi otimizar o tempo das pessoas através da conveniência em movimento. “Nossa demanda caiu mais de 90%. Mas pelo contrário, quando entramos nos condomínios, tivemos uma ótima impressão, fomos surpreendidos positivamente com uma demanda maior do que o que a gente esperava.”

    A empresa pretende, então, continuar investindo em consumo futuro, e não mais em consumo imediato, como faziam no passado. Além disso, também oferecem consultoria a outras empresas e startups do segmento, sobretudo aos que querem replicar o modelo de negócio fora da cidade de São Paulo.

    “Para nós, a decisão de pivotar e migrar dos carros de aplicativos para dentro de condomínios foi fácil, porque nunca esteve no nosso propósito atuar exclusivamente dentro de carro de aplicativo; sempre foi otimizar o tempo das pessoas através de conveniência em movimento. Continuamos aplicando esse propósito mesmo no ambiente de condomínios residenciais”

    Sebastian Lucca Netto, CEO e fundador da Numenu


    Leia também:

    Mercados em condomínio funcionam como alternativa na pandemia

    Redes de supermercados investem em lojas no estilo de super conveniência, conhecidas como “needs for today”, em condomínios residenciais.  O novo modelo de negócio surgiu como um reflexo do comportamento do consumidor e promete crescer mesmo após a pandemia.

    ESSA E OUTRAS TENDÊNCIAS VOCÊ ENCONTRA NO CONSUMIDOR MODERNO, SITE IRMÃO DO WHOW!


    +VAREJO

    O que é um superapp? Rappi e Banco Inter estão nesta corrida
    Inovações no varejo além de IA e algoritmos na jornada do cliente
    China pode ser o primeiro país a adotar uma moeda digital
    Loggi quer disputar com a Rappi serviço B2B com foco em PMEs

    coronavírus
    Startups
    varejo
    Startups

    5 startups que podem ajudar na Indústria 4.0

    Startups

    Startup brasileira focada no meio ambiente começa a sua internacionalização

    Startups

    As fintechs mais rápidas a se tornarem unicórnios no mundo

    Startups

    HubLocal, a startup que cresceu 1000% durante a crise

    Startups

    Brasil tem mais de 280 startups de logística

    Startups

    10 startups brasileiras de educação de destaque

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    O que esperar com a “fintechzação” no ecossistema de startups

    Startups

    Startup brasileira focada no meio ambiente começa a sua internacionalização

    Startups

    Brasil tem mais de 160 startups de desenvolvimento de cidades inteligentes

    Startups

    Conheça o clube dos 500 unicórnios globais

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    João Kepler

    Partner e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Graziela Di Giorgi

    CGO da SCOPEN e autora de O Efeito Iguana

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    Bill Fisher

    professor de gerenciamento de inovação do IMD

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR