• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    startups_

    Foto ilustrativa (Freepik)

    Google
    Especial cidades do futuro: conheça o bairro inteligente projetado pelo Google
    27 de abril de 2020
    ecotechs
    3 startups que estão transformando o meio ambiente do Brasil
    28 de abril de 2020
    Startups

    Startups se mostram otimistas com o futuro, segundo pesquisa

    No estudo feito pela Wayra, com empresas de nove países, foi detectado que 57% vislumbram boas perspectivas para o futuro

    por Adriana Fonseca em 27 de abril de 2020

    O mundo está em compasso de espera e a incerteza predomina, mas a maioria das startups ouvidas em uma pesquisa feita pela Wayra está otimista em relação ao futuro.

    O hub de inovação aberta do grupo Telefónica entrevistou as startups do seu portfólio (Wayra e Telefónica Open Innovation) espalhadas por nove países – Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, México e Reino Unido – entre os dias 1 e 3 de abril para melhor entender os impactos econômicos no ecossistema empreendedor. Entre as entrevistadas, 57% se mostraram otimistas, ainda que 74% tenham dito que acham que a crise do novo coronavírus terá impactos negativos nos seus negócios.

    No mesmo levantamento, mais de 80% disseram não ter planos de demitir colaboradores e apenas 9% estão apostando na redução de horas como forma de superar a crise. A maioria das startups (85%) conseguiu rapidamente implementar o trabalho a partir de casa, continuando com suas operações mesmo com as equipes atuando a distância.

    Crise como sinônimo de oportunidade para startups

    Entre as startups do portfólio global da Telefônica, 26% afirmaram que os impactos da crise podem significar também oportunidades para seus negócios. Já que o momento exige uma aceleração dos processos de digitalização das companhias de diversos setores, algumas startups ganharam uma gama de novos potenciais clientes em tempo recorde.

    Por essa razão, 72% das entrevistadas têm planos de manter e até expandir suas equipes nos próximos meses, já que o trabalho tende a aumentar. É o caso de startups de setores como educação (edtechs), finanças (fintechs), saúde (healthtechs) e telecomunicações, que estão sendo bastante requisitadas.

    É claro que, apesar de enxergarem oportunidades, as startups também estão preocupadas com o momento atual. Observa-se um receio maior entre as empresas que atuam nos setores que mais sofrem com a crise neste momento, como viagens, varejo, serviços para a casa e aquelas que precisam do encontro presencial para fechar negócios.

    Em geral, a maior preocupação é a queda nas vendas (43%), seguida pela suspensão de pagamentos (17%) e a perda de clientes (11%).

    Nesse cenário, faz-se necessário resgatar a necessidade de ter planos de contingência, que ajudam a mitigar os efeitos da crise. Até o momento da pesquisa, quem mais tinha se preocupado em tomar medidas nesse sentido eram as startups europeias (66%), provavelmente pelo fato de os impactos terem sido sentidos primeiro naquela região. Na América Latina, apenas 34% disseram tomar o cuidado de criar planos de contingência.

    Por ora, são essas as principais atitudes tomadas por quem está se preparando para a turbulência que está por vir nos próximos meses:

    Redução dos custos operacionais

    Redução de investimentos em marketing

    Estratégias que ajudem a reter os clientes já conquistados

    Ações para o bem da sociedade

    A maioria das startups entrevistadas (59%) está liderando ações que geram impacto positivo para a sociedade neste momento tão crítico. A atitude mais comum é o desenvolvimento ou a oferta de conteúdo grátis, bem como a liberação de licenças sem custo para a área da saúde e outros setores mais afetados.

    Além disso, algumas edtechs focaram em apoiar as escolas no desenvolvimento de aulas remotas para os alunos que estão com o semestre letivo suspenso.

     



    +STARTUPS

    Todos os 62 unicórnios que surgiram em 2019
    As asas dos unicórnios brasileiros
    Conheça as startups unicórnios da América Latina
    Conheça o mapa global das startups unicórnios

    coronavírus
    crise
    incerteza
    inovação aberta
    Startups
    Startups

    Startup de energia solar está entre as principais em relatório nacional sobre cidades inteligentes

    Startups

    Startup brasileira figura na lista de govtechs mais promissoras do mundo

    Startups

    3 startups brasileiras podem levar mais inovação para a agricultura com a transformação digital

    Startups

    Startup unicórnio israelense quer otimizar a sua operação no Brasil visando expansão global e o futuro do trabalho

    Startups

    Salvador caminha para ser o principal centro de inovação em tecnologia feita por pessoas negras na América Latina

    Startups

    QuintoAndar busca dobrar faturamento com chegada ao Nordeste

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Especial investimentos em startups: 27 aportes em fevereiro no Brasil

    Startups

    Loggi mira na expansão nacional após aporte de mais de R$ 1 bilhão

    Startups

    Você sabe quais são os diferentes estágios de crescimento das startups?

    Startups

    Fintech de pagamentos RecargaPay recebe aporte de quase R$ 400 milhões

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR