• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    fintechs

    Imagem: Shutterstock

    Internet
    Uma pergunta de peso: a Internet é uma boa nutricionista?
    10 de novembro de 2020
    energias renováveis
    O futuro das energias renováveis no Brasil
    10 de novembro de 2020
    Startups

    O segredo do crescimento das fintechs: compreender o cliente

    Bancos digitais surgem como uma alternativa à burocracia das instituições tradicionais. Saiba o que diferencia estas startups financeiras

    por Maíra Pilão em 10 de novembro de 2020

    Os bancos digitais são a prova viva de que existe espaço para a inovação nos mais diversos setores: eles surgiram para alinhar tecnologia e soluções voltadas à experiência do cliente em um mercado que já era extremamente consolidado no território nacional. 

    As utilidades, limitações e perspectivas futuras deste novo tipo de negócio foram debatidas no painel do Whow! Festival de Inovação 2020 “Bancos digitais para tudo e para todos?”, com a participação de José Prado, CEO do Conexão Financeira, Eduardo Braz, CDO do Bom Pra Crédito, Sérgio All, CEO da Conta Black, Jeferson Honorato, diretor-executivo do Banco Next e Carlos Rudnei Dutz, superintendente Executivo BaaS do Banco Original. 

    Foco nos novos comportamentos dos consumidores

    Em um panorama histórico, o CEO do Conexão Financeira conta que as fintechs surgiram durante a crise americana de 2008 para unir dois negócios emergentes: o mobile e a necessidade de novas fontes de renda por conta da população. “No Brasil, especificamente, este boom começou em 2015. É interessante observarmos como tudo isso se junta ao perfil do novo consumidor: é alguém que tem na palma das mãos um dispositivo capaz de uma infinidade de coisas, como chamar um carro. Se ele pode fazer tanta coisa, também pode querer abrir uma conta na palma das mãos. Ao mesmo tempo, ele pode desejar fechar essa conta virtual com a mesma velocidade”, comenta. 

    Para Jeferson um dos principais desafios para estas startups financeiras é saber equilibrar sofisticação e simplicidade em um cenário digital. “Afinal, ser simples é ser sofisticado: temos uma geração que resolve tudo muito instantâneamente, que consome de forma multidisciplinar e simultânea muitos conteúdos”, descreve.  Sobre essa tendência de atender as necessidades do público, o diretor-executivo do Banco Next conta um dos diferenciais da empresa: um time de antropólogos dedicado a pesquisar padrões de comportamento e de consumo da população em todo o Brasil. A partir daí, o banco digital atrelado ao Banco Bradesco, se prepara para receber não somente os millennials, mas qualquer usuário digital do país. 

    Novos formatos de atendimento nas fintechs

    fintech

    Foto ilustrativa (Freepik)

    Compreender a vontade e o estilo de vida do público é primordial para se fornecer uma experiência pensada no usuário. Sérgio conta como foi esse processo na Conta Black: “A nossa maior preocupação é estar perto e identificar as dores do público. Percebemos que o ponto nervoso estava no acesso e na comunicação do povo com os bancos tradicionais, então vimos que a chave estava na cultura da tecnologia. O público empreendedor vai dos 18 aos 50 anos, e grande parte deles não têm destreza com a tecnologia — muitos possuem acesso ao WhatsApp e um telefone pré-pago. Então, nossa missão foi construir isso de uma forma muito mais acessível.” 

    O superintendente Executivo BaaS do Banco Original complementa essa ideia, ao dizer que, além das dificuldades de se analisar o perfil de consumo da população, a ascensão das fintechs também encarou outra dificuldade: a regulamentação para a obtenção desses dados. “Hoje tanto os bancos físicos quanto os digitais se beneficiam da inovação que houve dentro dos órgãos regulamentadores, e dessa nova possibilidade de se abrir uma conta para um cliente sem se conferir seus documentos de maneira presencial”, diz. “Hoje a plataforma é 100% automatizada e modernizada, com apenas alguns cliques o usuário tem sua conta aberta em no máximo 30 minutos. Hoje, ser digital significa atender os clientes tanto da forma ‘tradicional’, por voz, ou através de chatbots com inteligência artificial”, descreve o executivo. 

    Atualmente, as fintechs chegaram muito além de uma simples versão virtual dos bancos tradicionais, com consultas de extrato e transações. Esse mercado torna-se cada vez mais completo e ramificado, aliando-se à inovação para trazer ao público digital soluções que antes sequer se imaginava. Um exemplo disso é o Bom Pra Crédito, uma plataforma digital focada na facilitação de créditos ao consumidor.

    “Acho que, hoje, o que mais está mudando é o poder da escolha das pessoas. Se antes ela tinha que ficar em um dos cinco grandes bancos, hoje isso mudou e os bancos digitais já têm um grande público. Acredito, ainda, que isso vai continuar mudando cada vez mais”, completa o CDO da startup.


    +FINTECHS

    Fintech mira em crédito para micro e pequenas empresas
    16 fintechs brasileiras para ficar de olho no ecossistema de inovação
    São Paulo é o 5º maior hub de fintechs do mundo
    Aprendizados de uma fintech que deu a volta por cima

    Comportamento
    consumidores
    fintechs
    Startups
    Whow! 2020
    Startups

    Startup de energia solar está entre as principais em relatório nacional sobre cidades inteligentes

    Startups

    Startup brasileira figura na lista de govtechs mais promissoras do mundo

    Startups

    3 startups brasileiras podem levar mais inovação para a agricultura com a transformação digital

    Startups

    Startup unicórnio israelense quer otimizar a sua operação no Brasil visando expansão global e o futuro do trabalho

    Startups

    Salvador caminha para ser o principal centro de inovação em tecnologia feita por pessoas negras na América Latina

    Startups

    QuintoAndar busca dobrar faturamento com chegada ao Nordeste

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de educação da Colombia é eleita uma mais promissoras do mundo

    Startups

    Grupo Movile investe em logtech argentina para expansão na América Latina

    Startups

    Conheça as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021

    Startups

    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR