• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    NotCo

    Foto The Not Company (divulgação)

    capital aberto
    Conheça os maiores IPOs de todos os tempos
    23 de dezembro de 2019
    social
    A inovação social como forma para o desenvolvimento da sociedade
    26 de dezembro de 2019
    Startups

    NotCo: a startup que está revolucionando o mercado da alimentação plant-based

    Em entrevista com Luiz Augusto Silva, presidente da NotCo no Brasil, ao Whow!, ele falou sobre tendências, novidades além de consumo no Brasil e no Chile

    por Aline Barbosa em 26 de dezembro de 2019

    O mercado de plant-based está em plena ascensão. A opção que surgiu como uma alternativa ao sistema de produção de carne, vai de encontro a um consumo mais sustentável e saudável, cada vez mais prensete.  De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2018, os vegetarianos brasileiros cresceram 75% nas regiões metropolitanas em relação a dados de 2012. Já um relatório da Mintel, mostra que os produtos veganos cresceram 677% no Brasil entre 2014 e 2018.

    Para compreender este atual panoramo, o Whow! entrevistou Luiz Augusto Silva, presidente da NotCo no Brasil. Ele falou obre tendências, novidades, além de consumo no Brasil e no Chile.

    Criada em 2015, no Chile, a startup chegou ao Brasil em maio desde ano. “No Brasil, o assunto é extremamente novo, mas tem um mercado com grande potencial. No Chile, empresas de outros continentes que fazem, principalmente, substitutos de carne já estão presentes”, conta Luiz Augusto. “Além disso, o chileno é o consumidor com o maior nível de consciência e preocupação com questões ambientais do mundo. O Brasil tem grandes desafios como os de extensão, regionalidade e tributação para esse mercado. Mas para a NotCo, o Brasil deve se tornar o maior mercado da América Latina”, afirma.

    Focada em inovação e consumo sustentável, o primeiro produto comercializado pela empresa foi a Not Mayo, uma maionese feita sem a necessidade de ovos. Depois veio o Not IceCream, um sorvete feito com proteína de ervilha que possui a mesma cremosidade dos sorvetes tradicionais. Seu lançamento mais recente é o Not Milk, um leite vegano produzido à base de repolho e abacaxi.

    NotCo

    Foto The Not Company (divulgação)

    De acordo com a empresa, o público brasileiro está cada vez mais interagindo com esse ‘novo mercado’. “A aceitação dos nossos produtos tem sido bem positiva. Não acreditamos que o consumidor precisa ter uma dieta restrita, mas pode fazer pequenas substituições por produtos mais sustentáveis para ter um consumo equilibrado”, comenta o presidente da NotCo no Brasil, ao Whow!. A NotMayo demorou 18 meses para ser desenvolvida, enquanto o Not Milk levou 10 meses e o Not IceCream, cinco meses.

    Giuseppe: o chefe na inteligência artificial 

    Um dos objetivos da startup NotCo é revolucionar a indústria alimentícia com uma proposta de “mudar sem mudar”. A empresa afirma que todos os produtos têm receita formulada por um algoritmo de inteligência artificial. Com a tecnologia, ela altera os ingredientes dos alimentos e a maneira como são produzidos, de uma forma que o consumidor seja beneficiado e receba sabor e textura agradáveis. O algoritmo é retroalimentado frequentemente com feedbacks.

    “Temos um algoritmo que foi elaborado por dois de nossos fundadores e que apelidamos de Giuseppe, que funciona como um acelerador de pesquisa e desenvolvimento. Um engenheiro de alimentos poderia fazer os produtos que estamos fazendo, mas levaria muito mais tempo e gastaria muito mais recursos”, explica o presidente da NotCo no Brasil. “O Giuseppe nos permite desenvolver rapidamente a receita para novos produtos, que são testados por chefs em nosso laboratório no Chile. E como o abastecemos com feedbacks das receitas que ele nos sugere, sua inteligência é cada vez mais aprimorada e o desenvolvimento de produtos é mais eficiente.”

    Tendências para 2020

    Em 2019, no Chile, a NotMayo se tornou a terceira marca mais vendida em apenas um ano. E desde que as vendas tiveram início, em março de 2017, a produção aumentou três vezes. Sobre as tendências no setor de alimentos, a startup diz que o foco é a expansão do mercado de comidas à base de plantas, tanto no Brasil como no mundo, com escalabilidade dos produtos que são vendidos aqui e entrada de novas empresas no país.

    “O mercado é impulsionado por uma tendência dos consumidores estarem mais preocupados com a sustentabilidade e saudabilidade dos alimentos que compram. Isso, inclusive, chamou a atenção de grandes players internacionais e nacionais, que entraram nesse setor comprando marcas menores ou desenvolvendo seus próprios produtos à base de plantas”, disse Luiz Augusto.

    “Um estudo do banco Barclays indicou que em dez anos o mercado de substituto de carne animal pode chegar a 10% do mercado de carnes convencionais”

     Luiz Augusto Silva, presidente da NotCo no Brasil

    NotCo

    Foto Luiz Augusto Silva (The Not Company/divulgação)

    “Isso é muito! Nós acreditamos nessa tendência e também no potencial de mercado aqui no Brasil. E, tendo em vista esse cenário de expansão, a NotCo oferece alternativas em diferentes categorias de alimentos, substituindo produtos que levam ovo, leite ou carne”, afirma.

    Para o próximo ano, os consumidores podem esperar novidades, pois a empresa está focada em estudos para atender as demandas de pedidos dos brasileiros e expandir as vendas dos produtos já lançados. “Nossa prioridade para 2020 é consolidar os produtos que lançamos e garantir o acesso de mais consumidores a esses produtos, pela presença em todos os estados do país”, revela.

    Fim da alimentação dentro de casa?

    Em outubro, o fundador da Movile,empresa de venture capital e dona do iFood, Fabrício Bloisi, disse que em 10 anos “gastar tempo cozinhando será uma opção dispensável. É como pensar hoje em fazer as próprias roupas”. Para o presidente da NotCo, no Brasil, existe um crescimento nas compras por delivery no País; porém, os gastos com alimentação dentro de casa ainda são superiores.

    “Segundo o IBGE, a média do gasto de uma família brasileira com comida foi de R$ 658 por mês em 2018, sendo que R$ 442 foi para alimentação dentro de casa”

     Luiz Augusto Silva, presidente da NotCo no Brasil


    +NOTÍCIAS

    Tendências tecnológicas e o seu impacto no mercado de turismo
    Tendência no mundo, home office é um dos benefícios mais procurados, segundo pesquisa
    O fim da improdutividade: como as startups combatem a ineficiência no mundo corporativo
    Inovação é o principal fator de valorização das marcas no Brasil, aponta estudo

    indústria alimentícia
    Inovação
    inteligência artificial
    NotCo
    startup
    tendência
    Startups

    Startup de energia solar está entre as principais em relatório nacional sobre cidades inteligentes

    Startups

    Startup brasileira figura na lista de govtechs mais promissoras do mundo

    Startups

    3 startups brasileiras podem levar mais inovação para a agricultura com a transformação digital

    Startups

    Startup unicórnio israelense quer otimizar a sua operação no Brasil visando expansão global e o futuro do trabalho

    Startups

    Salvador caminha para ser o principal centro de inovação em tecnologia feita por pessoas negras na América Latina

    Startups

    QuintoAndar busca dobrar faturamento com chegada ao Nordeste

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de saúde domiciliar conquista mais de R$100 milhões; conheça

    Startups

    Olist caminha para o status de unicórnio após novo aporte milionário

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR