Evento organizado pela Japan External Trade Organization (Jetro) pretende aproximar companhias do Japão ao ecossistema de inovação do Brasil
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Evento organizado pela Japan External Trade Organization (Jetro) pretende aproximar companhias do Japão ao ecossistema de inovação do Brasil
Os japoneses estão interessados na América Latina e, em particular, no Brasil. Em março deste ano, o Softbank– fundo de investimento do Japão fundado em 1981 e liderado hoje por Masayoshi Son–anunciou um aporte de US$ 5 bilhões para investir em empresas de tecnologia da região. Esse anúncio reverberou em aportes em startups brasileiras ao longo de 2019, como Creditas, MadeiraMadeira, QuintoAndar, Gympass, Banco Inter e Loggi.
Agora é a vez de outras empresas japonesas demonstrarem seu interesse pela startups brasileiras.
Foto Geralt (Pixabay)
Um relatório publicado pela Japan External Trade Organization (Jetro), organização oficial de comércio exterior e investimentos do Japão, mostrou que as companhias daquele país que já atuam no Brasil estão de olho nas boas oportunidades junto a empresas inovadoras do país, em especial startups.
De acordo com o relatório, boa parte dessas companhias do Japão quer inovar a partir dos novos modelos de negócios das startups e objetiva investir e até adquirir empresas ou atuar no codesenvolvimento de produtos e serviços com organizações recém-criadas e rentáveis.
“Há interesse das companhias do Japão em ampliar os negócios a partir das subsidiárias que conhecem bem o mercado local”, disse Atsushi Okubo, diretor-presidente da Jetro no Brasil. De acordo com ele, outros mercados acabam por receber investimentos japoneses pelo desconhecimento, muitas vezes, do potencial brasileiro de inovação. “Os dois países são grandes parceiros comerciais, mas as relações nessa área de inovação são tímidas. Nosso papel como organização de fomento do comércio exterior e investimentos do governo japonês é diminuir essa lacuna, pois sentimos que há um grande potencial para o incremento de novos negócios.”
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Chama a atenção dos japoneses principalmente os setores de agrotech, tecnologia da informação, fintech e logística, além de mobilidade, health tech, infraestrutura, biotecnologia, marketing, retailtech e segurança.
Para aproximar brasileiros e japoneses, a Japan House, localizada na avenida Paulista, em São Paulo, vai sediar o primeiro Encontro de Inovação Aberta Brasil-Japão no próximo dia 18 de novembro. O evento vai reunir grandes empresas japonesas atuantes na América Latina e tem o objetivo de aproximar e fomentar o diálogo e conhecimento sobre inovação com as corporações, startups brasileiras e seus ecossistemas.
O encontro é organizado pela Jetro em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, o Consulado Geral do Japão em São Paulo e a Japan House São Paulo.
Na programação estão previstos painéis sobre “Como e porque inovar no Brasil”, com apresentações de André Maciel, do Softbank Latin America, Mitsuru Nakayama, CEO da Brazil Venture Capital, e Francisco Jardim, CEO da SP Ventures, e discussões com grupos de empresas japonesas (Sompo Seguros, Mitsui e Yamaha Motor do Brasil) e brasileiras.
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