• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Whow! Festival 2020
    MENU
    bolsa de valores

    Foto Tumisu: Pixabay

    Cubo
    12 startups do Cubo Itaú para ficar de olho
    15 de outubro de 2019
    hub de inovação
    7 Startups de destaque do Habitat, hub de inovação do Bradesco
    16 de outubro de 2019
    Startups

    Fundadores de startups explicam como buscar investimento

    Empreendedores chinês e brasileiros apontam que hoje não falta dinheiro no mercado para investimento em novos negócios e falam do ecossistema no Brasil

    por Eric Visintainer em 16 de outubro de 2019

    Tirar uma ideia ideia do papel, pesquisar em qual mercado atuar, validar o produto ou serviço com potenciais clientes e encontrar sócios, são etapas que o empreendedor que quer desenvolver uma startup precisa passar. E após esta aventura com ar de odisseia ainda tem o momento de buscar por investimento para que o negócio possa escalar.

    Atualmente, o ecossistema de ingestão de capital em empresas da nova economia acontece em diversas modalidades, desde investimento-anjo, venture capital, family offices, aceleradoras, até seed e séries de rounds.

    Mas como encontrar ou agir para que o primeiro aporte financeiro em uma startup aconteça? A resposta de fundadores chineses e brasileiros é pela inexistência de um único método. Um lado positivo que estes empreendedores destacam é que o  mercado de investidores em startups no Brasil amadureceu nos últimos anos e hoje não falta dinheiro.

    Veja abaixo as dicas passadas com exclusividade para o Whow! pelos CEOs das startups Volanty e Hashdex, além do empreendedor e diretor de inovação do Shenzhen Open Innovation Lab. Eles também apontaram as prioridades que os atuais e futuros fundadores de startups devem ter com o aporte inicial.

    investimento

    Foto Lux Storm (Pixabay)

     

    Whow!: Qual caminho os novos empreendedores devem seguir para conseguir o primeiro investimento financeiro?

    Marcelo Sampaio, fundador e CEO da Hashdex: “Não tem uma fórmula certinha. Mas eu tenho duas ideias que me vêm à cabeça. A primeira é que uma ideia tem muito pouco valor. Se você acha que a sua tem algum mérito e um mercado enorme, ache uma forma de testá-la. Pegue um pedacinho que vai te tomar muito pouco trabalho e teste para ver o que descobre. E uma vez que você testou alguma coisa, eu falo: ‘Pare de pensar em dinheiro. Se você tivesse todo o dinheiro do mundo, o que faria?’ Muito provavelmente isso te dará uma indicação muito boa do que precisa para que o seu negócio funcione. E os bons investidores não têm problema de dinheiro. Hoje dinheiro não falta no mercado. E quando alguém acreditar em você, aí sim, conseguirá um round de investimento.”

    Mauricio Feldman, fundador e CEO da Volanty: “A boa notícia é que o Brasil amadureceu muito o ecossistema digital de empreendedorismo nos últimos anos. Então, existem caminhos que não são tão complexos para levantar capital. É preciso escolher bem o mercado que você vai atacar. Escolha um mercado gigante. Existem vários mercados gigantes no Brasil que têm ineficiências e precisam solucionar problemas grandes. Outros critérios que eu gosto de usar são tecnologias mal utilizadas em um negócio e benchmarks internacionais. Existem diversos investimentos, mas o bom de seed capital é que financiam o empreendedor no momento inicial e depois o empreendedor pode partir para os fundos mais institucionais que dão dinheiro para as empresas mais avançadas.”

    David Li, empreendedor e diretor do Shenzhen Open Innovation Lab: “A probabilidade de conseguir um investimento de venture capital é de 0,05%. A melhor forma de conseguir um investimento é saber fazer dinheiro e não o caminho inverso. Não é conseguir o aporte e depois compreender o que fazer com isso.”

    investimento

    Foto Tumisu (Pixabay)

    W!: Como as startups devem investir o primeiro aporte que recebem?

    Marcelo: “Go big or go home. Execute. Mostre que aquilo que você pensou é verdade. Pegue o seu round de investimento, aplique e cresça para mostrar que você terá realmente uma curva exponencial. E não seja teimoso, mude rápido se for necessário. Você tem vários tipos de investimentos e venture capital é apenas um deles. Não adianta achar que vai fazer um negócio de venture capital, se não estiver em uma curva de crescimento.”

    Mauricio: “A principal dica é montar um time muito forte. Contrate boas pessoas que vão gerar valor, especialmente  alguém de tecnologia, porque são essas empresas digitais que crescem mais rápido. Então, foque no time porque o mercado você já escolheu. Agora é montar o time que vai saber executar o projeto.”

    David: “Ao invés de correr para buscar um investimento antes do lançamento da empresa, pense na sua inovação. Ela é utilizável, você consegue monetizar através de uma equipe pequena? Tente montar um negócio antes de buscar o dinheiro de um investidor.”

     

    W!: O que fez o mercado de empreendedorismo no Brasil amadurecer nos últimos anos?

    Mauricio: “Com certeza o principal motivador foi a taxa de juros baixar. Aqui era o país do rentista, com 15% ao ano, sem risco algum, e isso não existe mais. Então, as pessoas buscam investimentos alternativos. Startups crescem muito rápido e resolvem grandes problemas. Então, faz sentido que elas sejam os targets para quem está saindo da renda fixa para procurar novas oportunidades.”


    + STARTUPS

    Há vagas: 10 startups que estão em busca de talentos
    As asas dos unicórnios brasileiros
    Trash into Cash: startups que estão transformando lixo em capital
    Grandes empresas apostam em programas de aceleração para startups

    investimento
    seed
    Startups
    Venture Capital
    Startups

    As fintechs mais rápidas a se tornarem unicórnios no mundo

    Startups

    HubLocal, a startup que cresceu 1000% durante a crise

    Startups

    Brasil tem mais de 280 startups de logística

    Startups

    10 startups brasileiras de educação de destaque

    Startups

    Startups de esportes encontram lar nos Estados Unidos e Brasil

    Startups

    Conheça o ecossistema de inovação no Amapá

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Conheça o clube dos 500 unicórnios globais

    Startups

    10 startups brasileiras de educação de destaque

    Startups

    HubLocal, a startup que cresceu 1000% durante a crise

    Startups

    Startups de esportes encontram lar nos Estados Unidos e Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    João Kepler

    Partner e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Graziela Di Giorgi

    CGO da SCOPEN e autora de O Efeito Iguana

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    Bill Fisher

    professor de gerenciamento de inovação do IMD

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR