O varejo é um setor bastante representativo da economia brasileira. Em 2019, empregou 26% dos trabalhadores do país, o que representa 8,5 milhões de empregos diretos. É um segmento, no entanto, que foi fortemente afetado pela crise causada pela pandemia do no novo coronavírus.
Esse cenário, aliás, acelerou a transformação digital dos negócios do setor, gerando oportunidades para as retailtechs, que são as startups no varejo. O ecommerce, por exemplo despontou no primeiro semestre de 2020. As vendas do comércio eletrônico brasileiro cresceram 209% em abril, 28% em junho e 19% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados levantados pelo estudo Retailtech Report 2020, elaborado pela Distrito.

Arte Grupo Padrão
Esse levantamento mostrou que existem hoje no Brasil 644 retailtechs. Elas estão divididas em nove categorias:
Inteligência artificial
Pagamentos
Engajamento do consumidor
Sustentabilidade
Internet das coisas
Operações
Ambientes virtuais
Logística
E-commerce
Setores e Estados de maior atividade das retailtechs
As regiões sudeste e sul do país concentram 90% das startups no varejo, sendo que o Sudeste fica com 65,2% das retailtechs, o Sul com 24,2%, o Nordeste com 6,8%, o Centro-Oeste com 2,8% e o Norte com apenas 0,9%. São Paulo, como acontece em vários setores, concentra a maior parte das retailtechs: 45,8%. Na sequência, destaque para Minas Gerais (10,1%), Paraná (8,4%), Santa Catarina (8,2%), Rio de Janeiro (7,8%) e Rio Grande do Sul (7,6%).
Nas categorias, a maior presença das startups no varejo fica com Operações (29,2%), que são as soluções que melhoram a gestão de lojas, inventário, estoques, vendedores e todo o processo comercial das empresas. Na sequência, a segunda categoria com mais retailtechs é Engajamento do Consumidor (19,1%) e a terceira é E-commerce (18%). Ambientes Virtuais e Sustentabilidade são as categorias menos representativas do setor.
Em média, as retailtechs têm seis anos de vida e empregam, juntas, 36 mil pessoas. Aqui, vale o destaque para a categoria E-commerce, que responde por 35% dos empregos, mesmo representando 18,6% das soluções. A segunda maior empregadora é a categoria de Pagamentos.
O levantamento da Distrito também elaborou um ranking com as Top 10 Retailtechs. Para selecionar os destaques do setor, foi utilizado um algoritmo de scoring que leva em conta número de funcionários e seu crescimento no último ano, faturamento presumido via análise de CNPJ, investimento captado e métricas de redes sociais. São elas:
Ebanx
Stone
Hotmart
Amaro
Dafiti
Vtex
MadeiraMadeira
Loggi
Peixe Urbano
PicPay
Investimentos nas startups no varejo
Desde 2011, foram investidos US$ 11 bilhões em retailtechs no Brasil, em 238 rodadas. O ano com maior volume de aportes foi 2019, com investimentos significativos na Loggi, Vtex, nossa startup unicórnio brasileira, e MadeiraMadeira.
A maioria dos aportes, no entanto, é no estágio semente e as startups que mais receberam investimento são da categoria E-commerce. Ainda que essas retailtechs representem 18% do total, elas receberam 56% dos aportes. Abaixo, os cinco maiores aportes do setor até hoje.