Um dos segmentos mais importantes da economia do Brasil, o setor industrial se beneficia da ajuda de startups e empresas inovadoras que, através da digitalização, trazem modernização, agilidade e melhorias nas infraestruturas do segmento.
Assim, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), instituição vinculada ao Ministério da Economia, criou o Programa Nacional Conexão Startup Indústria, que conecta empresas do setor produtivo com startups em busca da transformação da cultura de inovação do país.
Através do processo de inovação aberta, entre startups e empresas, o Programa possibilita a prototipação de ideias, soluções e novas capacitações para o desenvolvimento do ecossistema de inovação.
De acordo com a 100 Open Startups, há oportunidades no mercado brasileiro para startups que desenvolvem soluções industriais nas áreas de meio ambiente e eficiência energética, tecnologia da informação, logística, planejamento e gestão, automação e robotização, segurança do trabalho, estoque e novos métodos e tecnologias, como por exemplo a aplicações de nanotecnologia, laser, plasma, visão artificial, entre outros.
Conheça cinco startups com soluções para a Indústria 4.0
FIEMG Lab
O FIEMG Lab é um hub e programa de aceleração de startups da indústria localizado no Horto Florestal, em Belo Horizonte (MG). Trata-se de uma iniciativa do Instituto Evaldo Lodi, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. A aceleradora já conta com 50 startups selecionadas em seu terceiro batch de aceleração.
Glaus Fleet
Startup de logística interna que desenvolve uma plataforma de gestão de máquinas móveis para mineradoras e siderúrgicas. Através de algoritmos próprios, o software realiza gestão de produtividade em tempo real, analisa ociosidade, manutenções e indisponibilidades de máquinas e veículos, além de outras funções.
Ledax
Ledax é uma empresa de São Bernarno do Campo (SP) especializada em iluminações LED para grandes espaços, como indústrias e supermercados, por exemplo. A Ledax promete gerar economias de até 95% na conta de energia através de um sistema de gestão e monitoramento de gastos, além de utilizar energia solar.
Market4u
A startup Market4u fornece uma pequena rede móvel de supermercado para condomínios, sem atendentes e totalmente autônoma, possibilitando compras com distanciamento social, em qualquer horário do dia e com pagamento via app. Com a pandemia, a Market4u se tornou um recurso valioso para que marcas pudessem se manter relevantes e próximas de seus clientes fora das grandes redes de supermercados.
Universal Robots
A dinamarquesa Universal Robots é parte do grupo Teradyne e possui sede em cerca de 20 países, incluindo o Brasil. A empresa desenvolve um robô industrial colaborativo para ambientes de produção, chamados cobots. São robôs que trabalham lado a lado dos seres humanos e são parte essencial da Indústria 4.0.
+INDÚSTRIA 4.0
Transformação digital ajuda as indústrias na pandemia
Desafios da inovação aberta na indústria
Conheça as tecnologias que estão impulsionando a indústria 4.0
Para além do Duolingo: 3 Edtechs de Idiomas da indústria 4.0