Ao ouvir falar de um espaço de inovação criado pelo Itaú Unibanco pode-se imaginar um monte de startups desenvolvendo novas formas de pagamento, de oferta de crédito ou investimentos.
Mas o perfil do Cubo é bem diferente disso: as startups que ganham destaque não são fintechs. Estão espalhadas por vários outros segmentos de atuação, como Recursos Humanos, Jurídico, Marketing e Saúde.
Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo abriga em seu espaço físico cerca de 1.250 residentes de diferentes segmentos, além das mais de 250 startups presentes na plataforma Cubo Digital.
“Não existem startups nascidas no Cubo Itaú. As que são membro já entram aqui em fase de escala”
Renata Zanuto, co-head Cubo Itaú
Confira as 12 startups de destaque do Cubo Itaú, o segmento de atuação e o que fazem:
Jurídico
A Mediação Online ou MOL reside no Itaú e atua na área legal fazendo mediação e renegociação de dívidas. A startup está dedicada a usar tecnologia escalável para difundir métodos alternativos de resolução de conflito. Toda mediação é feita online, dividida em quatro etapas. Além do Itaú, a startup já contabiliza 34 mil casos tratados com empresas, como Rodobens, Magazine Luiza e Kroton.
Oferece ferramentas que permitem monitorar e atuar proativamente em relação a novas propostas legislativas. Com as aplicações é possível entender as movimentações do governo e construir estratégias eficazes para evitar ameaças e aproveitar oportunidades. Com a missão de fornecer instrumentos tecnológicos que resultem na construção de um novo paradigma nas relações entre o público e o privado – ético, baseado em dados, auditável e transparente.
HR Techs
A Fieldlink também está hospedada no Cubo. A startup permite aos gestores acompanhar todas as atividades em tempo real da equipe comercial e controlar as de cada membro. Por meio do software, além de gerir a equipe, organizar a agenda e criar metas, é possível visualizar no mapa onde estão os membros da equipe e qual é a área de cobertura. É a geolocalização em prol do controle da equipe comercial com relatórios precisos de esforço e eficiência.

Atua na organização e distribuição de dados de processos internos. A proposta da empresa é criar um sistema único de controle de todas as informações dentro da empresa para evitar erros na hora da atualização e cortar o tempo gasto com esse processo de clicar, baixar, copiar, colar, formatar e vincular ao Excel a cada atualização. O Shooju permite ainda que os analistas escolham qualquer ferramenta para analisar os dados, sem se preocupar com a compatibilidade dos mesmos.
Também organiza e distribui dados da empresa por meio de sua ferramenta de gestão de equipes focada na metodologia Lean, que já é incorporada na plataforma. A metodologia é focada nos processos de organização do trabalho oriundas da indústria automobilística moderna, expressa principalmente no método toyotista.

Unsplash
Oferece soluções na área de automação de documentos e gestão de dados, buscando eliminar o desperdício de tempo e informação nas atividades operacionais. A ferramenta dá controle e visibilidade sobre informações e fluxos de trabalho através de filtros inteligentes, controle de prazos e obrigações contratuais.
Educação
É uma plataforma de captação de alunos voltada para instituições, mas que também permite que pessoas físicas ganhem dinheiro por meio de comissões ao oferecer cursos para usuários. Os alunos podem ter acesso a cursos de graduação e pós-graduação em faculdades por todo o país, escolas com ensino fundamental e médio, escolas de idiomas, entre outros.
Saúde
Startup de tecnologia de saúde que atua junto às operadoras de planos de saúde e grandes empresas, trazendo inteligência artificial e machine learning em tempo real para a gestão, reduzindo custos financeiros. O sistema permite a essas empresas identificarem os riscos envolvidos a cada cliente ou colaborador na oferta de seguros de saúde.
Marketplace que visa simplificar a relação entre clínicas, laboratórios e hospitais que precisam de laudos a médicos que querem uma receita adicional e/ou escolher de qual local querem trabalhar.

Varejo
Funciona como uma loja de departamentos dos marketplaces e também como ferramenta de empoderamento de lojistas, desde pequenos negócios até grandes marcas. Os lojistas cadastram produtos para serem vendidos na loja deles dentro dos principais sites varejistas do país. Já conta com cerca de 5 mil lojistas.
Marketing
É uma plataforma de Growth Intelligence voltada para alavancar resultados de marketing e vendas. A ferramenta usa ciência de dados e Big Data para reduzir consideravelmente a parte do tempo que o time gasta com atividades operacionais, tais como coleta e organização de dados externos e internos. Além de evitar dispersão de dados, liberando espaço para a tarefa central, e elaborarando produtos de inteligência.
Também voltada para estratégias de marketing, a startup desenvolveu uma plataforma para acelerar o crescimento de empresas B2B através de soluções de Big Data, que promovem dados estratégicos para ações assertivas de Marketing e Vendas, de forma fácil e rápida.