• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    startups

    Arte: Grupo Padrão (@flaviopavan_76)

    varejo
    Conheça as tendências-chave para o varejo 
    10 de novembro de 2020
    cliente
    Como estar sempre um passo à frente do cliente
    10 de novembro de 2020
    Startups

    10 lições das empresas mais inovadoras e startups para todos os negócios

    Empresase startups surgem com soluções pautadas em inovação. O que as corporações podem aprender com elas? Confira

    por Maíra Pilão em 10 de novembro de 2020

    As startups surgem para fornecer uma visão disruptiva ao mercado tradicional e oferecer soluções modernas, pautadas em tecnologia, para hábitos já consolidados no sistema. Nesse sentido, que dicas podemos aprender com essas empresas mais inovadoras para não nos acomodarmos naquilo que já é conhecido e aprendermos cada vez mais? 

    Esse tópico foi o alvo do painel “10 Lições de Inovação: O Que Podemos Aprender Com as Startups e as empresas mais inovadoras do Brasil?”, do Whow! Festival de Inovação 2020, mediado por Jacques Meir, diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão. O encontro contou com a participação de Romeo Busarello, vice-presidente de Marketing e Transformação Digital da Tecnisa, José Cirilo, diretor-executivo de Marketing e Trade na Seara e Evandro Temperini, diretor de inovação e transformação digital na Hapvida.  

    1.Cultura 

    As recentes mudanças de comportamento exigem um novo perfil de executivo nas empresas. Hoje, há demanda para que o líder  tenha uma mentalidade aberta à inovação e, sobretudo, que ele compreenda que o mundo está em constante mudança. Dessa forma,  Romeo propõe o seguinte questionamento: “Afinal, o que prevalece nas empresas hoje: uma mudança de cultura ou uma cultura de mudança? Todos nós temos um ‘descasamento’ de competências recorrente. Hoje, eu tenho um coração de estagiário, pois tenho a consciência de que o que me trouxe até aqui não é o que me levará ao futuro”.

    2.Execução

    O mercado está em constante mutação, e é preciso sempre ter tato para convencer os colaboradores de que o que funciona hoje pode não fazer sucesso no futuro. É preciso equalizar resultados, ser disruptivo e apresentar estruturas alternativas de projetos para se melhorar cada vez mais os processos dentro das companhias. 

    3.Metodologias

    A inovação de sucesso é, acima de qualquer coisa, fruto de metodologias e de sistemas estruturados. “Levanto todos os dias com zero consumidores na minha base e tenho que conquistá-los todos os dias. O papel de grandes empresas é trazer soluções da maneira mais fácil possível para que o consumidor as compreenda. Para isso, precisamos de inovação em processos, produtos e serviços. A inovação não é exclusiva de uma área que fornece insights, mas é responsabilidade de todos, trabalhando em conjunto”, conta José. 

    4.Foco no cliente

    startups

    Imagem de Romeo Busarello no Whow! Festival de Inovação

    “Hoje em dia criamos inovação com foco no cliente. Não mais trabalhamos da maneira antiga onde um produto era desenvolvido e o cliente se convencia a utilizá-lo por conta de uma peça publicitária”, afirma Jacques. Hoje vivemos na era da satisfação do cliente, onde a maioria das decisões das empresas são estruturadas a partir de uma demanda pré-fornecida pelo público geral. 

    Com o advento da tecnologia o cliente se torna cada vez mais poderoso, com a capacidade de elevar ou afundar a reputação de grandes companhias através da internet. “Hoje, graças à tecnologia, muitas empresas colocam o cliente no centro”, afirma Romeo. 

    5.Dados

    Atualmente a coleta de dados é responsável por todo um caráter personalizado da jornada de compras do cliente. O uso do big data torna possível não só oferecer campanhas publicitárias focadas no perfil do consumidor, mas antecipar suas vontades para desenvolver produtos e serviços antes mesmo que o cliente final perceba essa necessidade. 

    6.Liderança

    A liderança é o pilar de apoio para que a inovação aconteça. “Sinto-me muito sortudo por trabalhar com a inovação: a liderança não apenas me apoia, mas praticamente se impõe no meu dia a dia”, conta o diretor-executivo de Marketing e Trade na Seara. 

    Hoje, a liderança é utilizada não somente para estabelecer planos de inovação, mas também para a certificação de que a execução dos planos aconteça. 

    7.Paixão pelo problema

    É inegável que toda a transformação digital e as mudanças nos padrões de consumidor trouxeram uma série de problemáticas às empresas. Por conta disso, é necessário estar preparado para enfrentá-los de frente. 

    “Times pequenos inovam, times grandes escalam. A grande tecnologia do século 21 é a tecnologia de gestão”, conta o vice-presidente de Marketing e Transformação Digital da Tecnisa.

    8.Propósito

    “Nosso propósito é permitir o acesso à saúde de qualidade aos mais necessitados”, diz o diretor de inovação e transformação digital na Hapvida. O propósito de uma empresa impulsiona as entregas e traz forças para que a inovação aconteça. Ele move cada colaborador, motiva e os faz querer conquistar cada vez mais. 

    9.Colaboração

    A colaboração caminha junto ao propósito para que se atinja patamares cada vez mais elevados. Um trabalho horizontalizado, onde se exercita a capacidade de escuta faz com que mais pessoas tenham voz a propor soluções inovadoras. 

    “Todo o processo de colaboração começa ao escutarmos genuinamente não só os colaboradores, mas também o consumidor”, comenta José. 

    10.Personalidade

    A décima lição que podemos aprender é a personalização. Nesse sentido, cada um dos palestrantes elencou mais de um fator que julga fundamental ao sucesso das novas empresas inovadoras. 

    Para Romeo, há dois elementos importantes:  a paciência e a capacidade de se aprender com erros do cotidiano. Já, segundo Evandro, o segredo é ter coragem para se assumir riscos. E por fim, José cita a importância de se manter uma atitude ousada para todo o sistema.


    +STARTUPS

    Entenda o que é o Marco Legal das Startups
    Conheça o ecossistema de inovação do Amazonas
    Hub’s: o espaço de inovação aberta e empreendedorismo do Ibmec
    64% dos consumidores brasileiros já adotam as fintechs na rotina

    Dicas
    empresa mais inovadoras
    Hapvida
    Seara
    Startups
    Tecnisa
    Whow! 2020
    Startups

    QuintoAndar busca dobrar faturamento com chegada ao Nordeste

    Startups

    5 startups que podem ajudar na Indústria 4.0

    Startups

    Startup brasileira focada no meio ambiente começa a sua internacionalização

    Startups

    As fintechs mais rápidas a se tornarem unicórnios no mundo

    Startups

    HubLocal, a startup que cresceu 1000% durante a crise

    Startups

    Brasil tem mais de 280 startups de logística

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    O que esperar com a “fintechzação” no ecossistema de startups

    Startups

    Startup brasileira focada no meio ambiente começa a sua internacionalização

    Startups

    Brasil tem mais de 160 startups de desenvolvimento de cidades inteligentes

    Startups

    Conheça o clube dos 500 unicórnios globais

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    João Kepler

    Partner e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Graziela Di Giorgi

    CGO da SCOPEN e autora de O Efeito Iguana

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    Bill Fisher

    professor de gerenciamento de inovação do IMD

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR