Startups de saúde focam nos pacientes para ganharem programa de aceleração - WHOW
Eficiência

Startups de saúde focam nos pacientes para ganharem programa de aceleração

As healthtechs Meplis, do Rio de Janeiro, e Insight Technologies, de São Paulo, vão receber R$ 1 milhão para desenvolver seus projetos

POR Adriana Fonseca | 20/01/2020 09h30 Startups de saúde focam nos pacientes para ganharem programa de aceleração

A Nestlé Health Science, braço de saúde e ciência nutricional da multinacional suiça de alimentos, divulgou as startups vencedoras de seu programa Nestlé Beyond Food, que tem como objetivo acelerar projetos de inovações de tecnologia na área da saúde.

De 130 projetos inscritos, dois foram escolhidos. “Tivemos entregas muito interessantes e esperamos proporcionar novas perspectivas para o mercado brasileiro de saúde, em prol dos pacientes e do empreendedorismo”, comentou Monica Meale, head da Nestlé Health Science para a América Latina.

As duas startups vencedoras e que serão aceleradas neste primeiro semestre de 2020 são a Meplis, do Rio de Janeiro, e a Insight Technologies, de São Paulo. Juntas elas vão dividir um aporte de R$ 1 milhão para desenvolvimento dos projetos que responderam aos desafios de inovação tecnológica na área da saúde propostos pela Nestlé Health Science.

As soluções atendem a jornada do paciente no processo de desospitalização e o suporte ao profissional de saúde por meio de ferramentas que auxiliam na tomada de decisão e respondem às demandas de terapia nutricional desses pacientes.

Conheça os detalheas de cada uma dessas healthtechs na sequência.

saúde Foto (Pixabay)

Meplis

Fundada em março de 2012, oferece serviços com informações personalizadas para provedores de saúde e paciente por meio de soluções online SaaS (Software as a Service) e aplicativos. “Nosso objetivo é possibilitar aos pacientes uma melhor qualidade de vida”, resume Pedro Ivo Neves Azevedo Machado, fundador da Meplis. Hoje, além do escritório no Rio de Janeiro, a empresa tem também um endereço na Bélgica.

Atualmente, a Meplis tem três soluções: Meplis Account (uma conta central que reúne todas as informações de saúde do paciente), Meplis Campus (portal de aprendizagem adaptativa e SaaS que permite às organizações construírem uma comunidade de aprendizado em torno de seus produtos ou técnicas médicas) e Meplis Care Monitor (solução SaaS que permite monitorar remotamente o engajamento de pacientes).

Insight Technologies

Criada em 2018, a empresa aposta no uso de tecnologia para desenvolver programas que ajudem a melhorar as condições de saúde e qualidade de vida de pacientes com condições crônicas. Diz o site da empresa: “Nosso propósito é ampliar, por meio da tecnologia, o conhecimento das pessoas sobre sua saúde, transformando sua atitude em relação ao autocuidado e à prevenção.”

Sobre o projeto que será acelerado pela Nestlé Health Science, Leonardo Zimmerma, diretor da startup, comentou: “Temos como premissa proporcionar ferramentas para que o paciente dê continuidade à terapia nutricional.”

saúde Foto Natasha Spencer (Unsplash)

Foco em saúde

O Brasil é o primeiro país do mundo a executar um programa da Nestlé de aceleração de negócios de startups na área da saúde. Para escolher as startups vencedoras, a multinacional usou critérios como nível de inovação do projeto, riscos, viabilidade financeira e os impactos da solução para o desafio proposto. Agora, o objetivo é que a aceleração e o dinheiro aportado sejam utilizados para o desenvolvimento de um projeto piloto pelas startups, em linha com os desafios propostos pelo programa.

A aceleração inclui contato com executivos e parceiros da Nestlé Health Science nas áreas de marketing, vendas e inteligência de mercado.

JÁ SEGUE O WHOW! NO INSTAGRAM?


+SAÚDE

Bactéria com DNA 100% sintético pode impulsionar novos tratamentos médicos
Hospital das Clínicas da USP e Distrito abrem espaço de inovação em saúde
Saúde 360: ideias para reduzir as lacunas e aprimorar a fluidez do sistema
As facilidades criadas pelas healthtechs para programas de terapia