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Tecnologia

Startup de saúde leva a transformação digital para o setor

Esta healthtech desenvolve soluções voltadas para a jornada do paciente que facilitam a marcação de consultas e evitam problemas com convênios médicos

POR Luiza Bravo | 27/08/2020 12h46 Startup de saúde leva a transformação digital para o setor Imagem: Freepik

Quem nunca teve algum problema relacionado a consultas ou exames médicos pelo plano de saúde? É praticamente impossível encontrar alguém que jamais tenha tido dificuldades nesse sentido, seja para marcar, confirmar ou reagendar procedimentos. Foi pensando justamente em melhorar a jornada do paciente que, em 2012, Fernando Soares fundou a startup CM Tecnologia.

Hoje, a healthtech de Belo Horizonte atende a mais de 1.250 hospitais, laboratórios e clínicas, como Hospital Mater Dei, BP e Hospital Oswaldo Cruz, e tem plataformas integradas com mais de 50 convênios médicos e estima um impacto anual em 11 milhões de pacientes. O fundo de venture capital DNA Capital é sócio investidor da empresa, que tem registrado crescimento de quase 100% a cada ano.

De acordo com Fernando, a regulamentação da telemedicina durante a pandemia abriu os olhos da empresa para as atuais necessidades do setor de saúde. Para os próximos meses, a ideia da CM Tecnologia é continuar firmando parcerias com grandes nomes do mercado, levando inovação para hospitais, clínicas e laboratórios. “Estamos sempre pensando em como, na prática, nossas soluções podem afetar a vida dos pacientes no dia a dia. Acreditamos que essa pandemia pode ser melhor enfrentada com a transformação digital do setor e esperamos fazer nossa parte para isso”, descreve Fernando.

O nascimento da startup

“Tudo começou quando, após tentar desmarcar uma consulta, me dei conta de que não possuía o telefone ou site do médico, já que o agendamento havia sido feito via site do convênio. Naquele momento, vislumbrei a possibilidade de investir em tecnologias voltadas para a jornada do paciente, o que culminou no lançamento da nossa Central de Marcação Online”, conta o fundador.

De lá para cá, a startup a desenvolveu novas soluções para otimizar a experiência do paciente, além de facilitar o trabalho dentro das instituições de saúde. Ao longo dos últimos oito anos, a empresa lançou produtos como um confirmador de consultas automático e uma ferramenta de autorização de elegibilidade automática de convênios, por exemplo.

Foco no cliente da saúde

saúde O fundador da CM Tecnologia diz que a regulamentação da telemedicina durante a pandemia abriu os olhos da empresa para as atuais necessidades do setor de saúde. Foto: Freepik

A Central de Marcação Online desenvolvida pela CM Tecnologia é um portal para o acesso ao agendamento de consultas e exames. A ideia por trás da ferramenta é que, ao possibilitar marcações via web, ela ajude não apenas os pacientes, mas também os atendentes, que podem se dedicar a outras tarefas. “O CM Confirma segue a mesma linha, mas é voltado para confirmação de consultas e exames via e-mail, Whatsapp e SMS. Por meio dele, o paciente é notificado sobre o seu procedimento e tem a opção de marcar com um ‘sim’ e ‘não’, o que agiliza esse processo”, explica Fernando.

O empreendedor destaca que o produto se adapta 100% às regras de cada negócio e reduz consideravelmente o tempo médio de Atendimento. Como os dados do paciente são conferidos automaticamente por um robô, a ferramenta também ajuda na redução das chamadas glosas, que é quando a operadora do plano de saúde se recusa a pagar por algum atendimento, medicamento ou exame, por exemplo.

“Por fim, nosso marketplace chega com uma proposta inédita no Brasil: sermos o grande conector da saúde, unindo seus mais diversos atores – instituições médicas, operadoras, healthtechs e todos aqueles que oferecem soluções para o ramo”, conta o fundador da CM Tecnologia.


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