Startup chilena de alimentação ganha patente de inteligência artificial e mira status de unicórnio - WHOW

Tecnologia

Startup chilena de alimentação ganha patente de inteligência artificial e mira status de unicórnio

A NotCo já recebeu um total de US$ 115 milhões, em quatro rodadas de investimento, sendo uma delas de Jeff Bezos

POR Redação Whow! | 18/03/2021 17h44 Imagem: divulgação da NotCo Imagem: divulgação da NotCo

Eleita neste mês a empresa mais inovadora da América Latina, pela publicação da Fast Company internacional, a NotCo, startup que quer revolucionar o setor de alimentação por meio do desenvolvimento de comidas substitutas de laticínios, ovos e carne, com base em plantas, anunciou uma patente ontem (17), com foco em Inteligência Artificial na indústria de alimentos.
O algoritmo da empresa apelidado de Giuseppe analisa e compara propriedades moleculares dos alimentos e de ingredientes vegetais. Depois, conecta essas informações para sugerir produtos à base de vegetais, com sabor, textura e valor nutricional próximos dos alimentos de origem animal.
“A patente cobre aplicações que vão de análise profunda e compreensão de alimentos de origem animal e vegetal usando bancos de dados proprietários a ingredientes e receitas para encontrar combinações de plantas diferentes e inesperadas para produtos, e este é apenas o começo. Continuamos a evoluir rapidamente para impulsionar a indústria”, afirma o CTO e cofundador da NotCo Karim Pichara em nota à imprensa.
A NotCo tem uma equipe multidisciplinar com cientistas, chefs de cozinha, designers e engenheiros em quatro países atuando na inovação tecnológica da inteligência artificial Giuseppe.
Dados da Nielsen apontam que, em 2019, no Brasil, mercado de alimentos plant-based teve um crescimento de 224% na categoria de hambúrguer vegetal e de 35% na de leites vegetais.

CEO da NotCo espera chegar ao patamar de startup unicórnio

O CEO e fundador da foodtech Matias Muchnick comentou, ontem, no seu perfil do LinkedIn, que, apesar da startup ainda não ter ultrapassado a marca de US$ 1 bilhão no valor de mercado e assim se juntar ao seleto grupo de unicórnios globais, ele está esperansozo que isso ainda acontecerá. Caso isso aconteça, esta será a primeira startup chilena a cruzar esta marca.

No entanto, ele focou em dizer que a empresa é acessar mercados massivos com o sabor, preço e experiência dos produtos da NotCo.

Em fevereiro de 2020, a rede do Burger King no Chile começou a vender o Whopper Rebel vegetariano, com os hambúrgueres da NotCo e em novembro o leite NotMilk ingressou na rede de mercado Whole Foods nos Estados Unidos.
Criada em 2015 por Karim Pichara Baksai, Matias Muchnick, Pablo Zamora, na capital chilena, a NotCo já recebeu um total de US$ 115 milhões, em quatro rodadas de investimento, sendo que um deles veio do fundo de capital de risco pessoal de Jeff Bezos, fundador da Amazon, de acordo com dados do Crunchbase.

E não perca as novidades nas nossas redes sociais no LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.