Será o fim dos robôs que querem vender coisas de qualquer jeito? - WHOW
Tecnologia

Será o fim dos robôs que querem vender coisas de qualquer jeito?

Portaria deve ser publicada no fim de junho impondo regras sobre a ação de robôs telefonistas na vida dos consumidores. Entenda

POR Redação Whow! | 10/06/2019 11h55 Será o fim dos robôs que querem vender coisas de qualquer jeito? Foto Unsplash

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) deve publicar até o fim do mês uma portaria que impõe limites rígidos para horário e quantidade de ligações feitas por um bot por dia.

A preocupação que órgãos de defesa do consumidor têm é que as novas tecnologias que permitem o aumento exponencial de ligações via robôs (dispensando o trabalho humano) tornem insuportável a vida de quem tem um telefone fixo ou móvel.

Os robocallers que estão no alvo são, especialmente, das áreas de relacionamentos das empresas e que atualmente são usados na oferta de produtos e serviços, além da cobrança de dívidas.

Robôs indesejados

Em entrevista ao portal Consumidor Moderno, o secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Luciano Timm, falou sobre o assunto. “Muitos consumidores se sentem prejudicados, pois foram assediados por telemarketing. O curioso é que eles nem percebiam que sofriam assédios quando atendiam a ligação e ninguém respondia do outro lado. Isso é um assédio”, afirma.

O secretário destaca que, mesmo antes da publicação da portaria que deve colocar regras para as ligações feitas por robôs, algumas empresas já estão adequando suas operações, com destaque para as de telecomunicações. “Vários setores ainda serão atingidos. O financeiro é um deles”, explica.

Leia a matéria na íntegra e confira a pesquisa que a Senacon fez sobre o número de ligações indesejadas e de onde elas vêm no portal Consumidor Moderno.


O que pensam os robôs? Conheça Pepper e Nao

plusoft almaviva


+ROBÔS

Já ouviu falar do Tinbot, o assistente empresarial criado no Brasil?
Veja como a robô enfermeira trabalha nos hospitais
Conheça o ANYmal, o robô versátil criado por dois jovens suíços
Robô atleta poderá explorar marte e a lua