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Saiba por que a cultura empresarial é valiosa

Entenda a importância da cultura empresarial, o conceito e os principais elementos que a formam. Veja também dicas para fortalecê-la na sua empresa

POR Redação Whow! | 29/07/2021 17h18

Para os colaboradores, seguir todas as regras de uma empresa deve ser tão importante quanto compreender o propósito do negócio. Afinal, quando os funcionários reconhecem o seu real papel na organização, a motivação e o engajamento aumentam.  É por isso que a cultura empresarial tem papel fundamental nas empresas atualmente. Ela está ligada exatamente a este senso de propósito que norteia todas decisões tomadas por algum funcionário.  

Entenda o conceito, a importância, dicas e os principais elementos que fortalecem a cultura empresarial em uma empresa. 

Entenda o que é cultura empresarial

A cultura empresarial ou cultura organizacional reúne o conjunto de comportamentos que regem uma conduta esperada, por determinada organização, em relação aos seus funcionários. Na prática, são todas as atitudes que os colaboradores devem ter na empresa, considerando os valores, missão, visão, propósito, boas práticas, princípios e políticas internas do negócio. 

Porém, muito mais que regras a serem seguidas, a cultura organizacional está relacionada com a mentalidade, ou seja, a forma de pensar das pessoas enquanto pertencentes a uma organização empresarial. 

Considere uma empresa com uma cultura empresarial forte e uma outra que não tenha tal característica. A diferença entre elas é que, no primeiro caso, os colaboradores compreendem o seu real papel naquele negócio. Assim, seguem todas as normas não por serem obrigatórias, mas por que compreendem a importância das mesmas.  

Elementos que formam a cultura empresarial 

Crenças

As crenças englobam tudo aquilo que a empresa, bem como os seus colaboradores, acreditam.  Um exemplo de crença empresarial que se tornou até um clichê no mercado é a frase “o cliente sempre tem razão”.

Valores

Os valores de uma empresa são todos os princípios que devem guiar o comportamento dos colaboradores de uma organização. Em resumo, são instituídos por fundadores ou por cargos de liderança. 

Contudo, cada marca tem valores diferentes, que vão de encontro com o propósito da empresa. A marca de moda íntima Lupo tem como valores honestidade, respeito e educação; já a gigante Natura tem como valores transparência, criatividade e equilíbrio, por exemplo.

Costumes

Os costumes de uma empresa são a materialização de suas crenças e valores. Em resumo, são comportamentos padronizados que refletem a cultura empresarial da empresa. 

Missão e visão

A missão é o propósito da empresa, ou seja, sua razão de ser; já a visão está relacionada a o patamar que a empresa deseja chegar em um determinado espaço de tempo.

Com isso estipulado, o colaborador sabe exatamente quais são as metas globais no seu trabalho e passa a incorporar essa visão em seu cotidiano. 

Normas ou regras

As normas ou regras são responsáveis por definir limites entre as atitudes que são aceitas e as que não são. Elas sempre levam em consideração os valores da empresa. 

Aqui, vale ressaltar que cada corporação funciona de forma única. Horários, vestuário, uso do celular, postura, são algumas das normas comuns em empresas. 

Atualmente, há muitos locais em que os colaboradores trabalham em home office, e, para que este modelo funcione, é fundamental alinhar qual o horário de trabalho. Neste sentido, regras e normas devem ser explícitas para que fique claro a todos os envolvidos. 

Ritos, cerimônias e atividades

São ações formais ou informais realizadas com frequência em uma empresa, com objetivos definidos. A reuniões matinais ou mensais de alinhamento e os eventos em datas comemorativas são alguns exemplos. 

Por que a cultura empresarial é importante?

Toda organização é composta por pessoas diferentes. Porém, para que elas trabalhem em harmonia entre si, desenvolvendo os melhores produtos e serviços, é necessário o estabelecimento de uma cultura organizacional consistente.

É importante destacar que a cultura empresarial impacta diretamente o relacionamento com os clientes, uma vez que promove a motivação e o engajamento entre os colaboradores. O resultado dessa sintonia é demonstrado no que é oferecido ao público. 

Além disso, ter uma cultura empresarial bem definida ajuda a contratar pessoas que estejam alinhadas com os valores e propósitos, diminui a rotatividade de funcionários e, portanto, reduz custo com reposição de profissionais. 

Dicas para fortalecer sua cultura empresarial

A sua empresa tem os elementos da cultura organizacional definidos, contudo, ninguém os reconhece ou leva a sério? Se sim, então é a hora de fortalecê-los.

A primeira coisa que deve ser feita é informar aos colaboradores de todas as condutas, missão, visão, valores, propósito, ou seja, todos os elementos da cultura empresarial. 

A outra é utilizar um artifício que praticamente toda empresa usa apenas para se comunicar com o público: as redes sociais. Divulgar os elementos da cultura organizacional da empresa, além de estimular os colaboradores a praticá-los, também ajuda a criar uma conexão com o público.

Porém, não basta apenas divulgar uma única vez: eles precisam ser reforçados sempre e todas as ações da empresa, como as campanhas publicitárias, por exemplo, devem estar alinhadas com tudo que engloba a cultura empresarial.

Minha empresa não tem os elementos da cultura empresarial definidos: por onde começar?

Muitas empresas ainda não têm uma definição clara de sua cultura organizacional ou de seus elementos. 

Contudo, é possível mapear comportamentos dos colaboradores que, com o passar do tempo, foram incrustados no negócio, para, então, definir os elementos principais da cultura organizacional.

A melhor forma de defini-los é ouvindo os seus funcionários. Dessa forma, determinadas posturas e atitudes podem ser compreendidas e, posteriormente, ajustadas a favor da empresa. 

Agora, também pode acontecer de uma cultura empresarial ser composta por comportamentos negativos. Neste caso, acontecem muitos conflitos entre os colaboradores, o atraso é constante nas atividades e a rotatividade tem números altos.

Isso acontece justamente pela falta de definição de condutas específicas a serem cumpridas. Afinal, sem direcionamento, cada um se comporta da forma que julgar mais pertinente. E, nesse contexto, nem sempre virão condutas positivas

Contudo, caso você não tenha tempo ou expertise com isso, não abra mão de buscar ajuda de profissionais de recursos humanos. Lembre-se que uma boa cultura empresarial, como mencionamos, impacta positivamente os resultados do seu negócio

Outra coisa importante é buscar sempre atualizar e rever, periodicamente, os elementos que compõem a cultura empresarial do seu negócio.

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