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Como montar uma equipe de vendas?

Todo empreendedor deseja ter uma boa equipe de vendas que gere ótimos resultados para a empresa. Afinal, é assim que um negócio poderá vingar

POR Redação Whow! | 30/06/2021 12h52

Seja qual for a solução que o seu negócio entrega para os clientes, você necessariamente precisa de uma boa equipe de vendas.  Se você quer saber como montar sua equipe de vendas, então confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você. Boa leitura!

A importância da formação de uma boa equipe de vendas

Todo empreendedor deseja montar uma boa equipe de vendas que consiga ótimos resultados para a empresa.  Dessa forma, a área comercial da sua empresa é como se fosse o coração dela. Ou seja, se eles não forem bons o suficiente, nem apresentarem os resultados desejados, é o gestor que irá sofrer as consequências financeiras disso.

Características de um time de vendas de sucesso

Apesar de existir um senso comum de que um bom vendedor é aquele que vende tudo, na prática não é bem assim. Enquanto alguns perfis conseguem resultados melhores ao vender um serviço, outros se sobressaem nas vendas de produtos, por exemplo.

Por isso, seja qual for o segmento da sua empresa, é muito importante prestar atenção na hora do recrutamento da equipe. Assim, você deve ter um processo seletivo específico voltado à seleção de um profissional de vendas.

Ou seja, quem estiver fazendo a seleção deve compreender quais são as habilidades, conhecimentos técnicos, experiências e perfil necessários para esse segmento. Nesse sentido, existem empresas que preferem contratar profissionais experientes, e aquelas que buscam profissionais em início de carreira para “moldá-los” às suas demandas.

Para facilitar a vida do leitor que está querendo saber como montar uma equipe comercial excelente, separamos uma lista com as cinco características essenciais para esses profissionais. Confira.

1. Foco em resultados

Normalmente, uma equipe de vendas é montada com métricas definidas ao time  e também individualmente. Na hora de planejar o grupo de vendas para sua empresa, tenha isso claro, para observar quais são os resultados e o faturamento.

Em uma loja de roupas, por exemplo, o time tem como meta R$10.000,00 em vendas por mês. Já para cada funcionário, a meta mensal é de R$1.000,00 por mês. Dessa forma, a empresa pode estipular que: 

  • caso atinja ou ultrapasse o valor da meta pessoal o funcionário será bonificado
  • e se a equipe atingir a meta também deverá ser bonificada. 

2. Confiança

Outro ponto muito importante para alavancar o seu negócio é ter uma equipe confiante. Isso só poderá acontecer se os profissionais conhecerem muito bem:

  • a marca que estão representando;
  • os seus colegas; 
  • e seu líder.

O consumidor sente quando o vendedor está confiante ou não na hora da compra do produto. Quantas vezes você desencorajou a comprar algo pois o vendedor não passou confiança?  Ao vender uma peça de roupa, o vendedor precisa demonstrar ao consumidor que aquela é a melhor calça do mundo, confortável e ideal ao seu cotidiano, por exemplo. Tudo isso só será possível perceber em um vendedor confiante. Por isso capacite sempre sua equipe para que ela seja cada vez melhor.

3. Comunicação

Muitas vezes, para um mesmo produto são repassados dois valores diferentes. Essa falta de comunicação é muito comum nas empresas. Logo, ao montar sua equipe de vendas, seja bem claro sobre preço, desconto, variações de marca e lucro do vendedor, para que assim todos falem a mesma língua na hora de venda para o cliente.

4. Agilidade

Essa é uma habilidade muito exigida dos profissionais de vendas. Eles precisam ser ágeis em convencer o cliente, ao mesmo tempo em que negociam melhores condições com o gerente, por exemplo. Fazendo isso com planejamento e calma, a sua equipe comercial com certeza terá mais agilidade para realizar as vendas.

5. Entrosamento

Primeiramente, a equipe de vendas deve estar muito bem entrosada. Isso não significa que eles devem ser amigos, mas que tenham um sentimento de companheirismo profissional. Portanto, busque realizar atividades que vão além do trabalho, para que essa interação seja cada vez mais natural. 

Vale chamá-los para um happy hour, por exemplo. Esses encontros permitem que seus colaboradores encontrem afinidades entre si, como séries, filmes, ou esportes.  Ter um time entrosado irá garantir melhores resultados para a sua empresa, pois eles passarão a cooperar entre si e assim, conquistar grandes feitos.

Como montar um time de vendas?

Agora que você já sabe quais são as características de um bom time de vendas, separamos aqui o passo a passo para montar sua equipe comercial. Confira.

Equipe de vendas: Perfil do candidato e quantidade de vagas

O perfil do candidato é um ponto essencial para quem deseja uma boa equipe de vendas. As principais habilidades a que o recrutador deve estar atento quando avaliar os talentos em potencial são: 

  • boa habilidade em negociar e se comunicar;
  • experiência na área comercial;
  • proatividade em resolver possíveis problemas e
  • focar nos resultados da empresa.

Já ao pensar na quantidade de vagas, primeiramente você deve estabelecer uma meta de vendas mensais. Para chegar a esse número faça a seguinte conta: Defina a meta de faturamento mensal, dividida pelo ticket médio do seu produto ou serviço e o resultado será quantas vendas devem ser feitas.

Meta de faturamento mensal / ticket médio = nº de vendas. Assim, você consegue descobrir quantos vendedores precisa para que sua equipe consiga bater as metas devidas.

Equipe de vendas: Divulgue a vaga em diversos canais

Atualmente já existem diversas plataformas para divulgar vagas. Como por exemplo o:

  • Linkedin, uma rede social focada para o segmento profissional;
  • Facebook Vagas, uma ferramenta dentro da plataforma da rede social, que permite anúncios e inscrição de vagas de maneira simples;
  • Plataformas de RHs. Hoje, com a internet, qualquer empresa de recursos humanos já possui um site específico para divulgar vagas.

Ao divulgar a vaga em vários lugares, existe mais chance dos profissionais ideais se inscreverem para a posição..

Equipe de vendas: Seleção de candidatos, entrevista e dinâmicas

Após receber as inscrições, você deve analisar precisamente quais são os candidatos que mais se encaixam no perfil da sua empresa. Para isso, faça entrevistas coletivas e individuais, assim como dinâmicas. Dessa forma, você poderá ter uma noção maior das habilidades dos candidatos.

Equipe de vendas: Contrate e defina uma rotina

Após contratar os profissionais, é preciso estabelecer uma rotina de testes. Assim, você consegue garantir que o vendedor que você incorporou na sua equipe está alinhado com as propostas da sua empresa.

Equipe de vendas: Estabeleça as metas e invista em treinamento

Na hora de definir o dia a dia do vendedor, é muito bem vindo estabelecer metas (viáveis) para que eles tenham um norte a seguir. Além disso, vale a pena investir em treinamento, dessa forma seu time se mantém sempre antenado sobre novos conceitos que surgem no mercado. Em suma, montar uma equipe de vendas pode ser uma tarefa um pouco complexa, mas se for feita com excelência, com certeza irá gerar bons frutos para qualquer empresa.

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