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Saiba como fazer boas fotos para loja virtual

Conheça algumas dicas práticas para produzir fotos de qualidade e entenda a importância de boas imagens para a experiência do usuário.

POR Redação Whow! | 14/07/2021 13h02

Muitas pessoas acham que, para tirar boas fotos, é preciso ser um fotógrafo profissional ou possuir a melhor câmera.  Veja agora algumas dicas práticas para fazer boas fotos para a loja virtual utilizando o próprio celular e conquistar o público!

Imagens e seu impacto na experiência do cliente

Imagine que você está buscando comprar roupas para atividades físicas pela internet.  Então, você se depara com uma loja virtual que mostra em detalhes todas as suas peças. As fotos, além de serem nítidas, apresentam várias formas de utilização de uma mesma roupa. 

E, para complementar, além da descrição sucinta de cada item, no site ainda há vídeos que mostram mais detalhes de cada peça. Entretanto, os valores são um pouco mais elevados, em comparação com as de outras lojas que você já pesquisou.

Você daria preferência a qual das duas opções: a loja mais cara, que mostrou mais detalhes, ou a loja mais com um preço mais baixo, mas que você não consegue visualizar com clareza o produto?

Boas imagens impactam positivamente na hora compra e várias pesquisas mostram isso. Uma delas foi realizada pela Visual Website Optimizer, que apontou que imagens maiores e mais nítidas aumentam as vendas em até 9%

Saiba como fazer boas fotos para loja virtual

Veja agora dicas práticas e bastante úteis de como fazer as melhores fotos para uma loja virtual.

Fotos para loja virtual: Iluminação natural 

As fotos tiradas na luz natural proporcionam mais realidade à imagem. 

Então, se você tiver a sua disposição um espaço aberto, que receba luz natural, aproveite: nem os melhores equipamentos para fotografia são capazes de substituí-la. Algumas recomendações para aproveitar o máximo possível a luz natural:

  • para enaltecer as cores, tirar a profundidade da foto e iluminar diretamente o objeto, utilize a luz frontal;
  • a luz do sol ao meio-dia favorece o contraste , não sendo o horário mais indicado. Porém, você pode tentar, dependendo do contexto; 
  • a luz do amanhecer e do fim de tarde, chamada luz lateral, enaltece as sombras. Estes são os horários ideais para fotografar paisagens naturais e cidades;
  • dependendo do objeto que se deseja fotografar, pode-se optar pela técnica conhecida como “silhueta”, na qual se coloca um o objeto na posição de primeiro plano, com o sol atrás;
  • considerando o contexto e a mensagem que se deseja transmitir, fotografar em dias mais escuros e nublados podem trazer efeitos diferentes à foto.
Fotos para loja virtual: Fundo x mini estúdio

Se os seus produtos são menores, montar um mini estúdio pode ser uma boa opção. Para isso, utilize isopor revestido de EVA com uma cor única. Junte as peças como se fosse montar uma caixa, com apenas um dos lados abertos. Depois, é só colocar a parte aberta para frente. Ali, ficarão os objetos, em um fundo com uma única cor. Ele é chamado de infinito.

Montar um mini estúdio pode ajudar a reduzir os custos com fotos mais rebuscadas, como as que são produzidas em estúdios profissionais.

Fotos para loja virtual: Crie cenários

Crie os seus próprios cenários. Na hora produzir as fotos, comece buscando referências e, depois, analise, dentre as coisas que você tem, o que pode fazer parte de um cenário. Ele deverá transmitir a mensagem que você está buscando. 

Assim, considere utilizar tecidos, texturas de mesas  roupas e objetos de decoração em geral na hora da montagem do seu cenário. Outro ponto importante é não olhar para estes itens de forma isolada: tente fazer combinações e arranjos.

Fotos para loja virtual: Humanização

O seu público vê muito além do que uma simples imagem. Dessa forma, humanize a sua imagem da melhor forma possível. Porém, o sentido de humanizar aqui não está relacionado ao simples fato de usar “pessoas” para tirar as fotografias da sua marca.

Use da sua sensibilidade para criar contextos de fotos nos quais o seu cliente se veja consumindo o seu produto. Por exemplo, se você vende roupas de frio, pode optar por tirar as fotos em um dia nublado, por exemplo. 

Fotos para loja virtual: Ângulos, detalhes, tripé e timer

Uma mesma imagem, tirada de um ângulo diferente, pode apresentar impactos diferentes. Por isso, se você ainda não domina a técnica da fotografia, teste ângulos diferentes, peça feedbacks das pessoas e também se inspire nas referências.

Por outro lado, o tripé ajuda na estabilidade na hora de tirar uma  foto. Afinal, quem nunca tremeu na hora do clique? E, para deixar a imagem com mais qualidade, considere o uso do timer. Assim, não será preciso sequer encostar a mão para tirar a foto. 

Fotos para loja virtual: Tratamento de fotografias

Calma: você não precisa de um super programa para editar as suas fotos. Hoje, existem vários aplicativos que podem ser instalados no seu próprio celular para edição básica das fotos. Grande parte deles possui versões gratuitas, que já são uma verdadeira mão na roda para quem deseja alterar alguns detalhes das imagens.

Alguns exemplos desses aplicativos para edição de fotos são o Lightroom, que tem como função principal o balanceamento entre cores, e o Airbrush, que permite retoques em imagens do rosto e corpo. 

Somos seres visuais: não esqueça disso

Nós, humanos, somos seres visuais. 

Isso significa que compreendemos o mundo à nossa volta em razão do sentido da visão, no sentido de que somos atraídos pelo que nos agrada visualmente. Por isso, além de boas fotos, não abra mão de um bom design e boas imagens, não somente na sua loja virtual, como também nas suas redes sociais.

Contudo, vale ressaltar que ambos canais devem apresentar uma boa unidade visual, como forma de facilitar a identificação da marca pelo público.

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