Como criar um QRcode para o seu negócio - WHOW

Tecnologia

Como criar um QRcode para o seu negócio

Entenda o conceito, como funciona a aplicação do QRcode nos negócios e dicas de 3 plataformas ideais para criar um

POR Redação Whow! | 15/07/2021 17h35

Você sabia que o QRcode foi criado em 1994, no Japão, por uma empresa do grupo da Toyota? Este recurso pode ser muito útil para os negócios. Neste conteúdo, entenda o que é o QRcode, os principais benefícios, como usá-lo na empresa e dicas de 3 plataformas para criar o seu.

O que é um QRcode e quais são seus benefícios para o negócio?

A palavra QRcode é um acrônimo de “quick response”, em inglês, que significa, “código de resposta rápida”. Trata-se de códigos bidimensionais que armazenam uma grande quantidade de informações. Quando escaneados, podem transmiti-las. 

Diferente dos códigos de barras tradicionais, os QRcodes podem ser lidos pelas câmeras de celulares e também por aplicativos gratuitos que podem ser baixados nos smartphones.  Os QRcodes, em resumo, podem armazenar links, textos, músicas, vídeos, símbolos, dentre outros materiais. Com isso, proporcionam vários benefícios ao negócio.

Inicialmente, eles eram utilizados na indústria automotiva que, na época, estava em busca de uma forma mais rápida de catalogar todas as peças utilizadas na produção de veículos. A pandemia foi o período no qual os QRcodes se popularizaram no Brasil, embora já fossem muito usados em outros mercados, especialmente o chinês, há alguns anos. 

Benefícios do QRcode na empresa

O uso do QRcode proporciona vários benefícios aos negócios. Entenda quais são eles.

Receber pagamentos

Conforme a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, aproximadamente 48% dos entrevistados, que somaram um total de 2 mil brasileiros, já realizaram alguma transação financeira via QRcode. Esse número corresponde a um crescimento de 13% desde o início da pandemia. 

Receber pagamentos através do QRcode é uma maneira muito mais simples e rápida, além de contribuir com as medidas para prevenção da contaminação pelo Covid 19. Afinal, esse recurso dispensa o contato com as maquininhas de cartão, o que pode contribuir para o contágio. 

Implemente o pagamento via QRcode de maneira simples. Para isso, você pode gerar os códigos de graça e os clientes só precisam dos seus celulares para realizar a leitura.

Vale ressaltar que também é possível realizar o pagamento via QRcode online, apenas colocando o código disponível no site ou enviá-lo ao cliente por email ou mensagem.

Promover produtos e serviços

O QRcode pode armazenar várias informações importantes a custo praticamente zero. Dessa forma, você pode expor o QRcode da sua empresa em vários lugares, com objetivo de divulgar seus produtos, serviços e promoções.

Realizar pesquisas

Realizar pesquisas para conhecer o seu público é muito importante. Porém, um dos entraves é acessar a própria pesquisa.  Usando o QRcode, basta escanear o código e pronto: a pesquisa é aberta em poucos segundos. Contudo, cuidado para não exagerar na quantidade e no tamanho das perguntas.

Agilizar o atendimento

Chega de encontrar o cardápio ou catálogo e torcer para que o cliente não demore tanto, tendo em vista que já têm outros na fila de espera. O uso dos QRcodes contendo os cardápios e os catálogos agilizam bastante o atendimento. Assim, basta disponibilizá-los em pontos estratégicos do estabelecimento para que o cliente possa verificá-lo de maneira autônoma, sem precisar de um funcionário para auxiliá-lo.

Acompanhar os resultados

Os dados de acesso ao QRcode podem ser monitorados através de algumas ferramentas de análise de dados. Com elas, é possível verificar quantas pessoas acessaram o link do seu QRcode e quais páginas foram acessadas, por exemplo.  Geralmente, os próprios geradores de QRcode trazem essa função. Conheça agora as três ferramentas ideais para gerar o seu sem pagar muito.

Como criar um QRcode: conheça as ferramentas ideais

QR Code Generator

O QRcode Generator é uma plataforma geradora de QRcode que possui uma versão paga e outra gratuita. Além disso, também conta com muitos outros benefícios, que vão além da geração do código si.

Ela permite, dentre outras coisas, o acompanhamento de várias estatísticas do QRcode, como o por exemplo o número de downloads do códigoPara usá-lo, é simples: acesse o site, escolha o tipo de arquivo, insira as informações, ou seja, o conteúdo que irá conter no seu QRcode e, por último, realize o download do código.

Agora, é só divulgá-lo aonde desejar.

Unitag QR

O Unitag QR é outra plataforma geradora de QRcode que possui uma versão gratuita, mas com possui um diferencial importantíssimo: com ela, é possível não só gerar o código, como também incrementá-lo. Assim, você pode aplicar formatos, cores e estilos variados, podendo personalizar o QRcode conforme desejar.

A versão paga custa 100 euros ano e permite, além de tudo isso, que você gerencie e rastreie os códigos. 

Barcode Generator

O Barcode Generator é um aplicativo gratuito gerador de QRcode disponível para o Android.  Assim, com ele, é possível criar códigos em até 11 formatos e, inclusive, na em forma de código de barras. A ferramenta também inclui um leitor para câmeras de celulares, sendo compatível com Android a partir do 2.3.

Fique sempre de olho nas tendências 

Acima de tudo, o uso do QRcode ficou mais famoso durante o período da pandemia, tendo em vista as recomendações de segurança para prevenção do Covid-19. Exemplo disso foi a suspensão do uso dos cardápios físicos, fazendo com os restaurantes optassem pelo recurso. 

Antes da pandemia, muitas empresas não utilizavam QRcode e nem vislumbravam o seu uso nos negócios. Por isso, a dica principal é sempre estar de olho nas tendências, não somente relacionadas ao seu negócio, como também do mercado como um todo. Assim como o QRcode, que talvez você não conhecia tanto, podem existir vários outros recursos importantes que podem ajudar nos processos do seu negócio.

Gostou do conteúdo? Se a resposta for sim, assine agora mesmo a nossa newsletter gratuitamente, para receber todos os dias artigos interessantes sobre empreendedorismo, mercado, gestão e tecnologia!