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Como Construir a Identidade do seu negócio

Identidade de marca é algo muito importante. Afinal, é por meio dela que os consumidores reconhecem e se identificam com uma empresa. Saiba mais aqui!

POR Redação Whow! | 10/06/2021 14h25

A identidade de marca é o que faz a sua empresa ser única no mercado e vai muito além de um logotipo bonito. Sabe aquele plim-plim da Globo? Ou então, o bordão do Faustão “ô loco meu”? Ambos também fazem parte da identidade de marca. Neste conteúdo, entenda o conceito, a importância e dicas para desenvolver a sua.

O que é identidade de marca?

Identidade de marca é o conjunto dos elementos de comunicação visual e escrita que expressa os valores,  e a proposta de uma empresa.  Como exemplo, temos o uso da cor azul no logotipo, pelo Facebook e também o slogan do Bombril “mil e uma utilidades”. Em síntese, da mesma forma que nós temos uma identidade definida, com nosso estilo e preferências, a empresa também tem a dela. 

Qual a importância da identidade de marca?

Por qual razão vemos tantas padarias e cafeterias movimentadas?  Nós te explicamos o motivo. Empresas como as do exemplo acima criaram não somente um produto ou serviço de qualidade. Nesse sentido, ninguém frequenta o Starbucks apenas para tomar café, como uma pessoa compra uma roupa caríssima simplesmente pela qualidade.

Em resumo, o que as pessoas compram é o conceito e a experiência que é oferecido pela marca e que estão ligados, diretamente, com a identidade de marca da empresa. Por meio dela que um negócio é reconhecido, esteja onde estiver. Nesse sentido, quantas vezes você ouviu um som nos intervalos do programa, ou então assistiu a uma propaganda e, apenas pelas cores, rapidamente conheceu o Banco do Brasil ou o Itaú? E a Coca-Cola, como não lembrar do seu jingle que tem menos de 10 segundos?

Se sua empresa ainda não possui uma identidade de marca desenvolvida, chegou a hora de fazer isso. 

Requisitos para encontrar a identidade do seu negócio

Veja agora o que é mais importante para encontrar a identidade do seu negócio.

Identidade alinhada com os valores da empresa

Quais são os valores básicos da sua empresa? 

Dessa forma, os valores de uma empresa são uma espécie de versão objetiva e mais concreta de sua identidade. Assim, se um dos seus valores for simpatia, por exemplo, desde a mensagem que vai em uma simples embalagem até uma publicação nas redes sociais deve levar em conta este conceito

Logo, uma empresa facilmente atrai os consumidores e cativa os clientes que se identificam com aquilo que o seu negócio transmite. Um estudo realizado pela McCann, rede de agências de publicidade americana, é prova disso. Segundo dados da pesquisa, 69% dos jovens entre 18 e 24 anos estão dispostos a pagar mais por uma marca, desde que ela tenha valores alinhados com os seus. 

Em síntese, a pesquisa foi realizada com 2.500 pessoas e em 26 países, incluindo o Brasil. Aqui, a porcentagem de jovens que têm este modelo de consumo passou para 71%. Portanto: defina os seus valores e encontre seguidores – reais e fiéis. 

Diferencial competitivo e identidade de marca

Acima de tudo, o que faz sua marca ser diferente das outras? Produto? Atendimento? Embalagens? 

Defina o que é faz a sua empresa ser diferente da concorrência e busque entender o que atrai os seus clientes. Nesse sentido, não deixe de ouví-los. Talvez, para você, suas qualidades sejam diferentes das que eles percebem. Saída exatamente qual é o valor percebido pelo seu cliente no momento em que ele tem contato com o seu produto ou serviços. 

Assim, reforce isso na identidade da sua marca. É o preço baixo? Estampe isso aonde você puder. É o atendimento? Invista então ainda mais na sua linha de frente, com cursos e treinamentos. Não se esqueça também de reconhecer o esforço  da sua equipe. 

Relacionamento com o cliente em foco

Então, é fundamental ouvir o cliente e estudar o comportamento dele no mercado.  Afinal, como já mencionamos, nem sempre ele têm a mesma visão que o empreendedor têm do próprio negócio.  Dessa forma, outro ponto importante é: tornar a experiência da sua empresa a melhor possível para seus consumidores. E, diferente do que muitos pensam, isso não significa investir altas quantias de dinheiro. O simples fato de chamar o cliente pelo nome e ouví-lo com empatia e atenção, já faz toda a diferença.

Dicas na construção da identidade de marca

Alguns pontos são importantes tanto na hora da definição de uma identidade de marca quanto na reconstrução dela. Veja agora quais são eles.

1) Construa qual é o propósito e os  valores da sua empresa

Se a identidade de marca tem o objetivo principal de refletir o propósito  e os valores da sua empresa, comece desenvolvendo esses itens. Entretanto, eles precisam ser conhecidos por todos os colaboradores e aplicados no dia a dia da empresa. 

2) Conheça o seu cliente

Entenda bem quais são as necessidades (problemas reais que eles têm) e quem são os seus clientes. São eles os responsáveis por dizer para você pontos importantes que precisam ser reforçados e também o que precisa ser ajustado.

3) Qual seu tom de voz?

Nesse contexto, como você fala com seu público?  Em síntese, no manual de tom de voz, devem constar todas as orientações da comunicação escrita e falada com clientes. Isso proporciona a unidade no atendimento, sendo item muito importante tanto para empresas que trabalham com o atendimento on-line quanto off-line, ou seja, presencial.

4) Defina uma visual consistente

Na identidade da marca também deve constar as orientações da comunicação. Porém, ela precisa ser consistente para divulgar e reforçar os valores, a missão e a visão da empresa. Enfim, caso você não tenha expertise com isso, busque ajuda de agências e profissionais designers. Assim, todos os conceitos criativos e as suas orientações para aplicação devem constar no manual de marca.

5) Seja consistente e simples

De nada adianta uma comunicação ou design rebuscados se não existe consistência na identidade de marca da sua empresa. talvez more aqui um dos pontos mais importantes que é a coerência de posicionamento. Sem muitos rodeios e sem haver confusão alguma: as pessoas devem reconhecer a sua marca nos detalhes mais de forma simples e objetiva. 

Portanto, viu só como é importante ter uma identidade de marca definida? No Whow, você sempre encontra conteúdos interessantes. Assine a nossa newsletter gratuitamente para recebê-los em primeira mão.