Saiba como alugar um imóvel comercial. Clique aqui e confira!
Eficiência

Saiba como alugar um imóvel comercial

É preciso ficar atento às necessidades da sua empresa e as condições estabelecidas no contrato na hora de alugar um imóvel para o seu negócio

POR Redação Whow! | 30/06/2021 14h03 Saiba como alugar um imóvel comercial

Se você está pensando em ter uma sede física para o seu negócio, provavelmente está considerando alugar um imóvel comercial, não é mesmo? Afinal, são poucos os empreendedores que já possuem o capital inicial para comprar um espaço próprio.  Nesse sentido, é muito importante levar em conta diversas questões na hora de escolher o imóvel ideal para o seu negócio. Por isso, produzimos um conteúdo exclusivo sobre como escolher o melhor local para a sua empresa.

Leia o texto até o final e confira!

Como funciona o aluguel para uso comercial?

Primeiro, é preciso definir qual será o período da locação do imóvel. Somente a partir dessa escolha é que você poderá buscar a melhor opção. Outra questão muito importante quando falamos sobre aluguel de imóvel é que, se você contratar um imóvel residencial mas utilizá-lo para o seu negócio, o proprietário tem o direito de rescindir o contrato.

Por isso, é indicado que, ao buscar um local para a sua empresa, as regras do contrato sejam claras e definidas com o locatário. Assim, o documento garante mais tranquilidade na hora de realmente começar a trabalhar.

Lista de documentos necessários alugar imóvel comercial

Seja qual for o segmento da sua empresa, alguns documentos são necessários para que você consiga alugar um espaço comercial. São eles:

  • Alvará de funcionamento: apesar de muitas empresas não possuírem esse documento, o alvará é a permissão de que o seu negócio pode funcionar naquele local; 
  • Habite-se: é o documento que comprova que a obra do seu imóvel está de acordo com as exigências da Prefeitura;
  • AVCB: o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é outro documento que possibilita o funcionamento da empresa. Ele irá indicar se o imóvel é compatível com o tipo de atividade que você deseja exercer;
  • Laudo de Vistoria Elétrica: Assim como os outros, esse laudo também é muito importante para o seu negócio. Ele garante que a instalação elétrica do local está correta. 

Dicas de como garantir um imóvel ideal:

O momento de decidir qual é o imóvel ideal para o seu negócio pode ser muito delicado, uma vez que cada empresa possui determinadas demandas e complexidades. Por isso, separamos uma lista com as dicas que você deve seguir na hora de alugar um espaço para a sua empresa. Confira.

Alugar imóvel: Defina as necessidades e orçamento da sua empresa

Primeiramente defina quais são as necessidades do seu negócio. Ou seja, como será o estoque, quantos funcionários estarão alocados, se irá atender ao público no imóvel, qual o tipo de serviço ou produto que irá ser trabalhado, entre outros. Ao ter tudo isso bem claro, você poderá procurar pelo imóvel que atenda às suas demandas. Dessa forma, irá tornar essa busca mais simples e assertiva.

Outro ponto essencial nessa pesquisa é o valor que a sua empresa terá disponível para pagar no aluguel. Afinal, isso irá interferir diretamente no local que você irá alugar. Logo, se tiver uma quantia menor, provavelmente terá que procurar em lugares não tão centrais ou imóveis com menos estrutura. Mas se você puder gastar uma boa quantia, provavelmente você poderá conseguir um espaço numa região mais privilegiada.

Alugar imóvel: Vistoria e análise de contrato

Se o local que você quer alugar já foi utilizado por outra empresa antes, é preciso ficar atento ao estado do imóvel. Quem alugou antes de você pode não ter o mesmo cuidado com a propriedade.

Nesse sentido, as instalações elétricas e hidráulicas são as que geralmente mais dão problemas. Por isso, é preciso verificar atentamente se o imóvel não possui nenhuma infiltração, vazamento ou pontos de mofo.

Da mesma forma, você precisa analisar a capacidade elétrica do imóvel. Afinal, ele precisa estar de acordo com o tanto de energia que seus equipamentos irão precisar.

Vale lembrar que, se algo na estrutura estiver errado, você pode propor reformas ao locador em troca de abatimento do valor do aluguel. Assim terá um ambiente de trabalho ideal para as suas necessidades e o dono do imóvel também se beneficiará com a reforma do patrimônio sem precisar se preocupar com as obras. Ou seja, benéfico para os dois lados. Nesse sentido, antes de assinar o contrato, é fundamental realizar a vistoria no imóvel. Se possível, contrate um profissional da área de construção civil. Dessa forma, você terá um ponto de vista mais profissional a respeito da estrutura.

O passo final é assinar o contrato e essa etapa deve ser feita com o máximo de cuidado. É extremamente necessário atenção a todos os detalhes do documento, para que, dessa forma, evite problemas no futuro.

Leve em conta questões como a duração do contrato, por exemplo. Afinal, um período muito curto pode significar aumento no aluguel em pouco tempo. Já contratos muito longos podem não ser interessantes se a sua empresa um dia crescer e precisar de um novo local.

Alugar imóvel: Calcule os gastos gerais

Considere todos os gastos que decorrentes ao alugar um imóvel. Afinal, o valor do aluguel é apenas um deles.

Avalie outras taxas que o locatário de um espaço comercial também precisará arcar. Como por exemplo:

  • IPTU, o imposto cobrado anualmente de todas as propriedades;
  • condomínio, geralmente imóveis comerciais possuem essa taxa para pagar a estrutura;
  • reajuste de aluguel anual, geralmente especificado no contrato, o valor de locação tende a aumentar a cada ano, para arcar com a realidade da economia;
  • seguro incêndio, necessário em diversos imóveis, garante a segurança financeira da empresa caso aconteça um incêndio.

Em suma, alugar um imóvel comercial deve ser uma tarefa realizada com muito cuidado e atenção. Assim você evitará problemas e ainda garantirá o espaço ideal para as necessidades da sua empresa.

Se você gostou desse texto e quer receber mais novidades voltadas ao mundo empresarial, assine a nossa newsletter gratuitamente agora mesmo!