Resiliência: por que ela é essencial para pessoas e empresas
Pessoas

Resiliência: por que ela é essencial para pessoas e empresas

A resiliência engloba principalmente, a capacidade de se adaptar a diferentes situações. Habilidades necessárias para qualquer ambiente de trabalho

POR Redação Whow! | 08/07/2021 17h10 Resiliência: por que ela é essencial para pessoas e empresas

De alguma forma, todos nós encontramos contratempos no nosso dia a dia. Afinal, mesmo que planejamos a nossa rotina, para que ela se concretize de fato, depende de agentes externos. Por isso, é muito importante utilizar a resiliência sempre que possível.

No trabalho, a resiliência é ainda mais necessária, por ser um momento que exige maior paciência diante de possíveis imprevistos. Muitas vezes, o ambiente de negócios tem uma dinâmica mais tensa, em que os nervos estão à flor da pele.

No entanto, uma pesquisa realizada pelo ADP Research Institute, no fim de 2020 mostrou que apenas 15% dos colaboradores em todo o mundo são altamente resilientes. Por isso, se você quer saber um pouco mais sobre esse conceito e como aplicá-lo na sua rotina de trabalho, confira esse texto exclusivo que preparamos para você. Boa leitura!

O que é resiliência?

Para entender melhor o que significa esse conceito, é preciso compreender que ele engloba principalmente a capacidade de se adaptar a diferentes situações.

Aliás, o significado real está na física, que denomina resiliência como uma propriedade da matéria que consegue retornar à forma original depois de sofrer alguma deformação. Assim, de maneira mais usual, a resiliência é utilizada como a capacidade que temos em lidar com problemas e superá-los sem grandes desgastes.

Apesar de ser uma palavra que está na moda atualmente, muitos não entendem a real importância dela para o dia a dia. São muitas as situações em que as coisas fogem do nosso controle, seja em algo pequeno como pegar trânsito e se atrasar para um compromisso, ou com algo maior, como uma pandemia, por exemplo.

São diversos panoramas em que a resiliência pode ser aplicada. Mas, em suma, é preciso de muita reflexão, maturidade e calma para conseguir contornar um problema, sem precisar sofrer por isso.

Resiliência aplicada no ambiente profissional

Atualmente a resiliência é uma das habilidades mais importantes para o ambiente de trabalho. Isso porque, com certeza, todos os profissionais irão enfrentar algum contratempo nas suas funções.

Seja pela exigência dos consumidores, ou pelas adaptações que o cenário digital exige, a verdade é que as mudanças são constantes para qualquer setor do mercado.

Afinal, infelizmente não são todas as empresas que conseguem alcançar o cenário ideal na sua forma de trabalhar. Em muitos casos, existe uma idealização de como seria a equipe, local de trabalho ou até o cenário econômico dos sonhos.

Mas geralmente, esta não é a realidade que encontramos. Então como lidar com esse cenário? Pois é justamente com a resiliência que isso pode se tornar possível.

Por isso, é preciso incentivar essa habilidade nos seus funcionários. São eles que estão na “linha de frente” da empresa, ou seja, provavelmente enfrentarão a maioria dos problemas diretamente em suas rotinas.

Além disso, a resiliência pode se apresentar de diversas formas no ambiente de trabalho. Um profissional que busca novidades para melhorar o fluxo de trabalho da empresa, ou um executivo que tem um cargo mais alto, mas ainda assim busca ajudar aqueles que possuem funções mais operacionais são exemplos de exercícios de resiliência.

Dessa forma, algumas características do que é ser resiliente no ambiente de trabalho são:

  • flexibilidade;
  • empatia;
  • confiança;
  • autocontrole;
  • persistência;
  • proatividade.

A importância da resiliência nas empresas

A importância da resiliência nas empresas se dá principalmente em ter funcionários que saibam lidar com diferentes tipos de situações e problemas que possam surgir. Essas características abrem oportunidades para que o profissional apresente o seu potencial e cresça dentro empresa. Afinal, todo empreendedor espera esse tipo de habilidade dos seus funcionários.

Por isso, é muito importante que líderes, gestores ou até profissionais de RH busquem além de funcionários que possuam expertise nas suas funções, mas também que sejam resilientes.

Assim, a tendência é que a empresa tenha uma equipe preparada para qualquer contratempo que possa surgir. Separamos alguns benefícios que a empresa pode conseguir ao ter funcionários mais resilientes, confira:

Baixa rotatividade

Alta rotatividade de funcionários é um grande problema para as empresas. Afinal, como conseguir sucesso no trabalho se os colaboradores não se engajam nas causas da empresa?

E é justamente nesse ponto que a resiliência no ambiente corporativo pode ajudar. Isso porque os profissionais que possuem essa habilidade estão mais dispostos a enfrentar momentos de turbulência junto com a empresa. Ou seja, mesmo em um período ou situação que tenha um alto nível de estresse, uma equipe resiliente fará tudo para manter bons resultados e as entregas em dia.

Além disso, a tendência é que eles ainda se sintam mais motivados a encontrarem novas soluções para o sucesso de todos.

Maior engajamento 

Sob o mesmo ponto de vista que o tópico anterior, uma das maiores vontades de líderes e gestores é saber como aumentar o engajamento do seu time. Uma das formas pode ser estimular a resiliência no trabalho.

Afinal, um funcionário resiliente tende a compreender melhor quais são as vontades da empresa e, consequentemente, entram de cabeça nos projetos que são destinados. Resiliência também pode ser representada através da proatividade. Então, quanto mais dispostos os funcionários estiverem, melhores resultados virão para a empresa.

Alta na produtividade

Uma equipe que tem resiliência como característica provavelmente irá conquistar melhores resultados para a empresa. Dessa forma, ambas características estão diretamente relacionadas.

Ou seja, quanto mais engajados e satisfeitos com o seu ambiente de trabalho, mais motivados os funcionários estarão para desempenhar suas funções, mesmo em um cenário que não seja tão otimista para a empresa.

Por que a resiliência é essencial para as pessoas?

Como vimos, a resiliência é uma habilidade essencial para as pessoas que desejam crescer e progredir, não só no ambiente de trabalho, mas na vida como um todo. Afinal, para obter essa característica, muitas vezes precisamos sair da nossa zona de conforto.

Quando desejamos evoluir em algum aspecto da nossa vida, precisamos apostar em algumas coisas e, provavelmente, cometer alguns erros também. Portanto, a nossa capacidade de resiliência é o que irá determinar se vamos conseguir sucesso ou não.

Afinal, é através dela que conseguimos contornar alguma dificuldade e ainda manter o foco no objetivo principal. No entanto, vale ressaltar que resiliência não é insistir ou romantizar o erro, mas em entender que errar faz parte do caminho e utilizá-lo para conseguir crescer.

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba diariamente os conteúdos da Whow!