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Redes sociais: conheça o poder de cada uma delas

Redes sociais para negócios: entenda porque é tão importante investir na presença digital e veja qual tipo de conteúdo é mais adequado para cada uma

POR Redação Whow! | 02/06/2021 13h46

Redes sociais para negócios é onde entretenimento, conversão e relacionamento com cliente andam juntos. E, o melhor de tudo: por um custo baixo. Entretanto, a comunicação hoje é com um público mais crítico e informado. Dessa forma, não basta apenas produzir conteúdo. É preciso compreender quem são os seus consumidores, qual é a melhor forma de falar com eles e, o principal: saber onde encontrá-los. 

Nesse sentido, é muito importante entender o propósito de cada rede social,  bem como a atuação que uma marca deve ter em cada uma delas. Isso é fundamental para a construção da autoridade e presença digital. Neste conteúdo, falaremos sobre a importância de se fazer presente no mundo online para negócios. Também apontaremos a dinâmica de funcionamento das redes sociais mais famosas do momento.

O papel das redes sociais para negócios

Acima de tudo, usar as redes sociais para os negócios configura-se como uma estratégia importantíssima para quem deseja  não somente vender, como também criar um relacionamento duradouro com o seu público. Somente no Brasil, conforme dados do relatório Digital In 2020, da We Are Social and Hootsuite, os brasileiros chegam a ficar 7 horas por dia conectados. Logo, no país, ao todo, somam-se mais de 140 milhões de usuários ativos.  

Assim, investir em presença digital é o mesmo que fazer-se presente na vida das pessoas.  Vale ressaltar também a importância do desenvolvimento de um conteúdo de qualidade e de um planejamento. Entenda que nas redes sociais contamos histórias e elas precisam estar conectadas em um storytelling que faça sentido.

Sobre o conteúdo de qualidade, tenha atenção às necessidades do seu público. Pergunte-se: 

  • o que ele quer saber? 
  • o que ele precisa saber? 
  • como posso minha empresa pode ajudá-lo?

O poder de cada rede social 

Conheça agora um pouco mais sobre cada rede social e como utilizá-las a favor do seu negócio. 

Instagram

Ainda segundo dados da pesquisa  do We Are Social and Hootsuite, o Instagram é a 4° rede social mais usada entre os brasileiros. O app conta com 95 milhões de usuários no Brasil. Desde sua compra em 2012 pelo Facebook, por 1 bilhão de dólares, a rede segue se aperfeiçoando e facilitando ainda mais a vida dos usuários. Hoje, o Instagram possui recursos que favorecem um alcance orgânico com poucos passos.

Em resumo, este é o caso do reels e do uso das hashtags. Aliando isso a um conteúdo relevante, as proporções de alcance podem ser enormesA principal dica para manter-se bem nesta rede é se fazer presente. Os stories, que são as atualizações de status que duram até 24 horas, devem ser trabalhados sempre, por exemplo. O feed também merece atenção e harmonia quanto às postagens. Quanto mais humanizadas, melhor.

Outro ponto de atenção são os destaques: nunca deixe-os vazios e aproveite o espaço para a divulgação de informações que costumam ser solicitadas sempre. Formas de pagamento e entrega são exemplos.  O recurso Instagram Business, ou seja, a loja do Instagram também merece ser explorado. Aposte em fotos visualmente bonitas dos seus produtos, que reforcem os seus detalhes. Não esqueça também de reagir às interações do público aos stories, postagens do feed e reposts. 

LinkedIn

O Linkedln é a maior rede social voltada ao mundo dos negócios e conta com 46 milhões de usuários ativos no Brasil. Nela, é possível encontrar vagas de emprego e entrar em contato com os recrutadores das vagas.  Porém, não se restringe apenas à busca de emprego. O compartilhamento de conteúdos relevantes, como cursos, palestras e eventos também é aquecido.  Contudo, você deve estar se perguntando: minha empresa tem ou não o perfil de estar no Linkedin? A resposta vem em forma de pergunta: o seu público está no Linkedin?

Twitter

Há rumores que o Twitter está em declínio, entretanto, não podemos negar que a quantidade de usuários inscritos na rede é exorbitante: mais de 16 milhões, somente no Brasil, conforme dados do relatório Digital In 2020.   Entretanto, várias marcas têm presença nessa rede, que demanda uma taxa rápida de resposta. Acima de tudo, é um espaço que também desperta dúvidas entre as empresas, entre criar ou não um perfil na rede.  Em resumo, deve-se entender se o seu público se faz presente e nela e como ele se comporta. 

Pinterest

O Pinterest é uma rede social com o foco em ser um verdadeiro mural de referências, de qualquer coisa. De fotos de decoração até frases: lá, pode-se encontrar de tudo.  Nesse sentido, no Brasil, em 2020, ainda segundo dados da We Are Social and Hootsuite, a rede alcançou a marca dos 38 milhões de usuários. Assim, principalmente para empresas que trabalham com produtos e serviços relacionados ao visual, bem como as que possuem um site, ter uma conta no Pinterest pode ser interessante. Afinal, a rede ajuda no aumento do tráfego orgânico à página. 

Tiktok

Se tem uma rede que anda fazendo sucesso e incomodando outras por aí é o tal da TikTok. Hoje, o app se aproxima dos 2 bilhões de usuários pelo mundo, segundo análise do App Annie, plataforma de dados e análise móveis. 

Na pandemia, os números do uso dessa rede tornaram-se gigantescos. Nos primeiros três meses de 2020, o TikTok já havia atingido a marca de 315 milhões de downloads. Vale ressaltar que esses números não representam a quantidade de usuários ativos. 

Criada no ano de 2017 na China, a rede é indicada para fortalecer e criar um relacionamento com público. Seu algoritmo surpreende e consegue mostrar, de fato, os melhores conteúdos para você. Para ter sucesso no TikTok, é preciso, dentre outras coisas:

  • observar o que os usuários mais ativos do seu segmento estão fazendo;
  • ter um conteúdo único;
  • realizar testes para verificar a qualidade do que você produz;
  • criar conteúdos com frequência;

Em resumo, apesar da grande quantidade de usuários ativos, o TikTok ainda está em crescimento. Dessa forma, ainda é possível encontrar espaço, com poucos anúncios, seja qual for o seu nicho.  Conforme a pesquisa da plataforma Store Intelligence, da Sensor Tower, o TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo inteiro em 2020. Ou seja, com 63,3 milhões de instalações, o número representa um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior. Dessa forma, o Brasil ficou atrás apenas da Indonésia em número de downloads, atingindo a marca de 9%.

Apesar da fama, o app ainda enfrenta uma taxa de retenção muito baixa. Isso significa que muitos estão realizando o download da rede mas não estão utilizando-a

Youtube

O Youtube é, mundialmente, a principal rede social para compartilhamento de vídeos. Atualmente, com cerca de 2 bilhões de usuários ativos, a rede conta com mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente. A rede tem investido no sistema de hashtags, para distribuir melhor o conteúdo para seus usuários. Empresas que desejem divulgar passo a passo de produtos e serviços, ou então conteúdos institucionais, um perfil no YouTube é bem-vindo.

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