Recrutamento - como melhorar o processo de seleção de talentos - WHOW

Eficiência

Recrutamento – como melhorar o processo de seleção de talentos

Dentre tantas responsabilidades do setor de RH, planejar estratégias de contratação e seleção de talentos é um dos principais desafios

POR Redação Whow! | 08/06/2021 14h43

Para quem atua na área de recursos humanos, ou participa da análise de processos seletivos, sabe que a seleção de talentos conectado ao  segmento da empresa é uma das tarefas mais difíceis das empresas atualmente. Afinal, muitas empresas possuem demandas específicas no seu fluxo de trabalho, e precisam de um profissional que cumpra as tarefas com maestria. e maestria significa entrar algo igual ou melhor do que foi esperado.

Por isso, separamos algumas dicas de como melhorar o processo de seleção de talentos para o seu negócio, mesmo que você não tenha uma equipe específica para isso. Ficou interessado? Leia o texto na íntegra e boa leitura!

Desafios no recrutamento e seleção de talentos

Todos os profissionais que já tiveram que participar do recrutamento de um profissional para a sua equipe sabem como esta é uma tarefa difícil. Por isso, separamos os principais desafios na seleção de talentos. Confira.

Seleção de talentos com perfil ideal para a vaga

A primeira etapa para  uma empresa que deseja recrutar um novo profissional é criar um perfil da vaga. Ou seja, compreender qual é o tipo de profissional que a sua equipe precisa. É preciso compreender quais são as características desse novo talento. Afinal, ele precisa se encaixar não somente nas exigências do setor que irá trabalhar, mas também  se encaixar  perfeitamente com a cultura da empresa, o chamado “ter fit cultural”.

Por isso, toda seleção de talentos deve iniciar com o planejamento do perfil da vaga. Somente assim, sua empresa terá certeza de que vai contratar  o candidato ideal para a sua equipe. Uma solução para resolver este problema, é desenvolver a persona da vaga. Ou seja, idealizar quais seriam as características necessárias para um profissional que fosse entrar no time.

Criar esse personagem, para exemplificar qual seria o profissional ideal, pode ser uma ótima alternativa para que essa busca seja assertiva.

Seleção de talentos com testes específicos

Outra dificuldade muito comum nos processos de seleção, é como testar as habilidades dos candidatos. Afinal, numa pequena e média empresa, pode não haver um profissional específico de recursos humanos. Desta forma, quem faz o processo seletivo geralmente são os próprios gestores.

Por isso, para estes profissionais, vale a pena se informar a respeito de conceitos de seleção de talentos. E assim, tentar montar testes que vão além de apenas questões específicas da área, mas também de aspectos organizacionais, comportamentais e de atitude É preciso investir esforços para fazer esse tipo de planejamento. No entanto, a cada teste realizado, o profissional já consegue pegar prática e até replicar a metodologia em outros processos de seleção.

Alinhar expectativas entre candidato e empresa

Este tópico é muito importante para qualquer contratação que a sua empresa fizer. Afinal, tanto o candidato quanto a empresa precisam estar alinhados a respeito das expectativas que esperam um do outro.

Até porque, assim como você irá exigir que o candidato seja transparente na hora da seleção, também é papel do recrutador deixar claro o que espera do futuro funcionário e quais serão suas funções, além de informar como o mesmo será avaliado Dessa forma, ambos os lados podem se alinhar a respeito do que os espera. Algo que evita conflitos futuros no ambiente de trabalho.

A demora para realizar a seleção de talentos

A cada ano que passa, o tempo é um dos bens mais preciosos para as pessoas. E o mesmo acontece no mercado de trabalho. Até porque, muitas empresas vivem uma realidade de extrema urgência no seu fluxo de entregas. Da mesma forma acontece no processo de recrutamento e seleção.

Por isso, se a sua empresa ainda não possui uma área  específica de recursos humanos, vale a pena conferir algumas ferramentas que podem auxiliar nesse sentido. Como por exemplo o PandaPé, um software de seleção e recrutamento de profissionais do InfoJobs. Assim como o ATS, que é uma ótima ferramenta para aqueles que encontram dificuldade em manejar o tempo de recrutamento.

Falta de recursos na seleção de talentos

Hoje em dia este é um item muito discutido a respeito da seleção de novos talentos. Afinal, falta de recurso não significa necessariamente menos qualidade para conquistar um novo funcionário. Atualmente, já é possível encontrar diversas formas de selecionar um candidato, sem precisar gastar recursos da empresa.  Iremos abordar mais nos próximos tópicos:

Ferramentas para melhorar a seleção de talentos

Com o intuito de facilitar a vida dos recrutadores, já é possível encontrar diversas ferramentas para melhorar a seleção de talentos. E o melhor de tudo, muitas delas são gratuitas!

Redes sociais: LinkedIn e Facebook vagas: Tanto para grandes empresas que possuem recursos, como para as pequenas e médias que muitas vezes ainda não têm o capital para investir em processos de seleção, as redes sociais se tornaram um excelente canal para o recrutamento. O LinkedIn, a principal rede social profissional, conta com a maioria das informações que a empresa precisa saber a respeito do candidato.

Neste sentido, essa plataforma já conta com mais de 756 milhões de usuários ao redor do mundo. Ou seja, é o local perfeito para encontrar profissionais dos mais diversos tipos., experiências e formações. Outra ferramenta muito utilizada atualmente, é o Facebook Vagas. Lá as empresas conseguem disponibilizar suas vagas com especificações.

Dessa forma, o candidato interessado só precisa completar seu currículo apenas uma vez, depois a aplicação é feita automaticamente.

Softwares ATS para seleção de pessoas: Com a tradução literal de Sistema de Rastreamento de Inscrições, os softwares de ATS auxiliam a empresa durante todo o processo de candidatura. Sua atuação vai desde as fases de entrevistas, até a análise de dados para facilitar a escolha do candidato ideal.

Dicas para aperfeiçoar seu processo de seleção de talentos

Startups,pequenas ou médias empresas  muitas vezes não possuem verba destinada a um setor especializado em recursos humanos. Antes de tudo, é preciso ter noção que a tecnologia é a principal aliada para recrutadores,  criando agilidade e dinamismo no dia a dia da operação.

Até porque, atualmente já contamos com diversas ferramentas acessíveis disponíveis. Como as redes sociais e outras plataformas de recrutamento. Assim como os ATPs, que passam a ter preços mais em conta, e assim se tornam cada vez mais, parceiros das Startups e das PMEs.

Portanto, podemos concluir, que já existem diversas opções de ferramentas que facilitam a contratação de funcionários altamente qualificados atualmente.  Os  gestores só necessitam buscar  as que mais se encaixam com suas demandas e aplicá-las aos seus processos seletivos, gerando assim ganhos de qualidade e eficiência no processo.

Se você gostou do nosso conteúdo, e quer ficar por dentro de conceitos e novidades relacionados ao mercado, assine a nossa newsletter gratuitamente agora mesmo.