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Rapha Falcão desconstrói mitos do marketing digital – Vida Loka Podcast #68

Caso seu objetivo como empreendedor é ter um aumento de tráfego nas redes usando marketing digital, Rapha Falcão vai te ensinar como. No episódio #68 do Vida Loka podcast, conversamos com o Rapha Falcão sobre os mitos do marketing digital que insistem falar por aí. Quer saber mais sobre marketing digital e como impulsionar seu […]

POR Johnny Telles | 18/05/2022 17h02 Rapha Falcão desconstrói mitos do marketing digital – Vida Loka Podcast #68

Caso seu objetivo como empreendedor é ter um aumento de tráfego nas redes usando marketing digital, Rapha Falcão vai te ensinar como.

No episódio #68 do Vida Loka podcast, conversamos com o Rapha Falcão sobre os mitos do marketing digital que insistem falar por aí.

Quer saber mais sobre marketing digital e como impulsionar seu negócio nas redes sociais? Então senta ai, é hora de saber como alavancar seu engajamento!

Quem é Rapha Falcão?

A vida no marketing começou ainda aos 12 anos, com uma locadora de videogames na rua de casa. A partir disso, começou uma trajetória enorme com vendas e divulgações.

Tudo começou com consultoria para pequenos negócios no Sebrae, para todo o país. Nesse caso, foi um dos pioneiros na criação da consultoria digital.

O Dicas Digitais foi criado em 2016, ensinando como se posicionar na internet para recuperar as vendas e salvar negócios. Em dois anos foram mais de mil consultorias.

Com o crescimento do dicas digitais, Rapha Falcão precisou pedir demissão do Sebrae dado o crescimento do perfil. Hoje em dia, são mais de 10 mil clientes.

A principal forma de atuação foi com vendas de cursos com marketing orgânico, usando redes como o Telegram para aproximação com possíveis leads.

Comece pela distribuição de conteúdo

Como ele vai pagar tudo isso? Ou ele me segue, ou ele compra de mim, ou ele me indica”, afirma Rapha Falcão ao ser questionado sobre como conseguiu fazer o dicas digitais chegar em 30 mil pessoas em apenas quatro meses.

A lógica aqui é falar sobre a era da informação que estamos vivendo. Nesse caso, as pessoas estão cada vez mais buscando conteúdo, novidades e experiências.

Dessa forma, o melhor marketing hoje em dia é a distribuição de conteúdo para sua audiência. Naturalmente, a experiência sendo positiva, a fidelidade é consequência da divulgação.

Por isso, Rapha Falcão acredita que hoje em dia esse é o segredo para crescer em uma rede concorrida como o Instagram. Ou seja, oferecer conteúdo para, de alguma forma, sua audiência se sentir grata pela ajuda ofertada com aquele conteúdo.

Conexão com a audiência

O perfil dicas digitais é referência com o crescimento orgânico, ganhando mil novos usuários por dia. Assim, qual seria a fórmula para se comunicar com a audiência?

De acordo com Rapha Falcão, a grande sacada é mostrar a realidade como ela é. Ou seja, nada de acompanhar os chamados “gurus digitais”, que mostram apenas grandes carros e apartamentos.

No caso do Rapha, nada disso é mostrado na rede, apenas o dia a dia de um profissional de marketing digital. Além disso, acaba saindo na rede a verdade por trás de vários perfis que se dizem influenciadores de marketing.

A maior dificuldade aqui é lidar com o público de 20 a 25 anos, recém-chegados no mercado, que buscam por resultados imediatos. Nesse momento, perfis de pessoas que prometem dinheiro fácil acabam atraindo muito esses jovens para um mundo que não existe.

É exatamente contra esse tipo de mundo imaginário que Rapha Falcão tem trabalhado diariamente em seu perfil. Dessa forma, quando a audiência percebe que ali sim é a realidade e o trabalho para se ter resultados, a fidelização ocorre com naturalidade.

O mercado de afiliados

Um dos mercados de marketing digital que mais está em alta no momento é o mercado de afiliados. Assim, com um funcionamento simples, atrai milhares de pessoas diariamente.

O mercado funciona da seguinte forma: eu tenho um produto, disponibilizo para você vender por mim e você se torna um canal de vendas. Dessa forma, você ganha uma comissão em cima de cada produto vendido.

Normalmente, as pessoas entram sem tanta experiência e, segundo Rapha Falcão, os criadores dos cursos fazem um loop infinito, vendendo curso para ensinar como vender os cursos que elas mesmas criaram..

Ou seja, é extremamente rentável para quem produziu o curso, enquanto os vendedores de fato vivem em um loop e com resultados que não passar de curto prazo.

A persona como ponto de partida

Um dos grandes insights do Rapha Falcão durante o episódio diz respeito à estruturação de sua persona. Hoje em dia, são três públicos que o acompanham:

  • estudante de marketing;
  • dona de um pequeno negócio para saber como vender mais;
  • dono de uma agência que busca novos conhecimentos.

O ponto alto está na divisão que a empresa tem hoje quando fala dos clientes, sendo 70% no segundo perfil, donos de pequenos negócios. Nesse caso, foi uma estratégia montada, planejada e executada.

Com isso, entendemos o tamanho da importância de ter uma persona bem esclarecida e bem definida. Afinal, como montar conteúdos sem saber para quem você está falando?

A importância do LTV

O life time value é um dos conceitos mais debatidos hoje no marketing digital. Em geral, diz respeito ao tempo que um cliente passa gerando valor a uma empresa.

Dentro das mentorias, Rapha Falcão explica que hoje em dia quase não precisa mais realizar grandes lançamentos para se manter ativo e lucrando. Na verdade, 2021 foi um ano inteiro sem lançamentos.

Para se manter, existe uma estratégia de topo de funil, com um curso de entrada. Posteriormente, ele direciona o lead para o curso principal que oferta hoje.

Por fim, caso obtenha sucesso, é hora de ofertar um curso mais premium ou eventos ao vivo, já com valores mais altos. Ou seja, é uma estratégia toda pautada no LTV e na fidelização do cliente ao longo do tempo.

Para conseguir esse tipo de estratégia, o planejamento com a persona precisa ser feito minuciosamente. Afinal, estamos falando de deixar o tráfego pago  e o CAC um pouco de lado e trabalhar com os leads que já estão no meu funil de vendas.

Como não ficar refém de uma rede

Quando você cria um perfil no Instagram, de uma forma ou de outra, está usando o espaço que não pertence diretamente a você. Ou seja, pertence a outro dono.

Nesse caso, como não ficar refém de uma rede a ponto de quebrar seu negócio por conta de uma nova atualização?

Bom, Rapha Falcão te explica como de um jeito simples.

Império de conteúdo” é o nome dado a estratégia que ele montou para se manter nas redes. Nesse caso, o Instagram funciona como um grande castelo, onde chegam os leads para fazer uma certa visita.

Posteriormente, ele pode mostrar para esse lead outras áreas de um grande reino. Por exemplo, uma fazenda chamada YouTube ou um terreno de TikTok.

O que significa tudo isso?

Que variedade é a chave para o sucesso digital do seu negócio. Não adianta, hoje em dia, estar focado apenas no Instagram ou em qualquer outra rede social de forma específica.

A diversidade de conteúdos é primordial para ter presença em todas as redes, e, principalmente, atrair público em todas as redes.

Verificação na rede muda algo?

Muito se fala nas redes hoje sobre os perfis verificados e como isso pode mudar sua presença na rede. Para Rapha Falcão, existe um movimento natural de confiança quando o perfil apresenta o selo da plataforma.

Ao receber o selo, os profissionais começam a ser reconhecidos como influenciadores digitais. É uma garantia de credibilidade e aumenta a garantia de contratação final.

Hoje em dia, a verificação está demorando mais do que o esperado. Por conta disso, se tornou ainda mais um ponto de atenção para as empresas que buscam influenciadores no ramo.

Gamificação como construção de marketing de conteúdo

Trazer a gamificação para o marketing é uma excelente forma de entender como esse mercado funciona dentro das redes sociais. Dessa forma, como disse o próprio Rapha Falcão, é tudo um grande jogo de xadrez.

Sendo assim, cada ação realizada nas plataformas deve ser bem pensada para verificar resultados. No fundo, nem sempre o post que converte é o post que mais engaja.

Em um pensamento simples, às vezes um cliente pode engajar muito em um post, mas não é propício para gerar conversão.

Curtiu nosso episódio? Você pode conhecer mais sobre o trabalho do Rapha Falcão pelas redes sociais, todas com @dicasdigitais no Instagram e raphafalcao no LinkedIn!

Te espero no próximo episódio, valeu por ter chegado até aqui!

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