Ranking de pesquisas do Google traz dicas valiosas ao empreendedor - WHOW

Eficiência

Ranking de pesquisas do Google traz dicas valiosas ao empreendedor

Temas mais pesquisados pelo público neste ano indicam tendências que devem continuar em alta para empreender em 2022

POR João Ortega | 08/12/2021 15h58

Além de ser o buscador mais usado da internet, a ferramenta de pesquisas do Google é também um termômetro dos temas que estão em alta na mente das pessoas. Todo ano, o Google Trends divulga um ranking dos termos mais pesquisados por país, o que serve como um balanço de tudo o que ocorreu nos doze meses anteriores. No entanto, em uma leitura mais atenta, é possível notar dicas valiosas para quem é empreendedor. 

Por exemplo, tanto na categoria “O que?” quanto na categoria “Acontecimentos”, a queda do WhatsApp foi um dos temas mais pesquisados pelo público. Isso indica a extrema relevância dessa plataforma para a comunicação das pessoas e reforça o fato de que deve ser um canal prioritário para as empresas se relacionarem com os clientes. Ao mesmo tempo, o fato de tanta gente ficar “desesperada” com a queda do serviço de mensagens levanta a questão para empreendedores: será que vale a pena ficar tão dependente de somente um canal? 

Veja, a seguir, três pontos de destaques para os negócios no ranking do Google Trends 2021: 

Pet Shops em alta

O segmento Pet, de serviços e produtos para animais de estimação, é um dos com mais oportunidades para empreender de 2022 em diante. E isso se reflete nas pesquisas do Google ao longo deste ano que está chegando ao fim. 

Na categoria “Perto de Mim”, a pesquisa mais frequente em 2021 foi “Pet Shop perto de mim”. Isso indica, além de se tratar de um mercado aquecido, que o consumidor ainda prefere os estabelecimentos físicos quando o assunto é cuidados com os animais de estimação. 

Mercado de odontologia 

Na categoria “Quanto Custa” do ranking do Google Trends, há duas pesquisas, respectivamente na segunda e quarta posição, relacionadas ao setor de odontologia: “Quanto custa um implante dentário” e “Quanto custa um clareamento dental”. Nota-se, portanto, uma crescente preocupação do consumidor com a saúde bucal, em especial procedimentos com viés estético. 

Neste sentido, os dentistas e outros profissionais deste setor devem se preparar para um 2022 ainda mais aquecido, mas também precisam identificar formas de se diferenciar do mercado pela questão do custo. Isto porque as pesquisas no Google indicam que as pessoas não estão buscando apenas pelo serviço, mas sim procurando o valor que costuma ser pago por ele. 

Crescimento do Pix

Com o Banco Central lançando novas funções relacionadas ao Pix, e a rápida adoção desta forma de pagamento pelo comércio no Brasil, é claro que este tema esteve em alta nas pesquisas online. Na categoria “Como Fazer”, a pesquisa “Como fazer um Pix” apareceu em terceiro lugar do ranking do Google. 

Neste cenário, todo empreendedor deve não apenas aceitar o Pix como alternativa de pagamento, mas também ficar de olho nas novas oportunidades que ele traz, como, por exemplo, o Pix Troco e o Pix Saque.