Qual a importância do balanço patrimonial para uma empresa? - WHOW

Eficiência

Qual a importância do balanço patrimonial para uma empresa?

Balanço patrimonial é capaz de mostrar, de forma detalhada, a situação financeira da sua empresa, levando em conta tudo aquilo que a compõe

POR Marcelo Almeida | 02/11/2021 14h07

Considerando as finanças das empresas, o balanço patrimonial é um dos documentos mais importantes. Isso porque ele é capaz de mostrar, de forma detalhada, a situação financeira da sua empresa, levando em conta tudo aquilo que a compõe: os ativos, como máquinas, equipamentos, receitas, bens, direitos e recursos de um negócio, e o passivo, que abrange despesas, obrigações e dívidas de uma empresa.

Por meio do balanço patrimonial, portanto, é possível ver se a empresa está tendo um resultado positivo (lucro) ou negativo (prejuízo) durante determinado período, subtraindo os passivos dos ativos da empresa basicamente.

Também é possível ver se ele está perto do ponto de break even, termo que já explicamos em outro artigo aqui no Whow!.

Demonstrações financeiras

O balanço patrimonial tem um grande nível de detalhamento e confiabilidade porque ele envolve todos os bens, recursos, direitos e investimentos relacionados com a sua empresa.

Por isso, também é um documento de grande importância para os acionistas e também para potenciais investidores, já que eles buscam algo que lhes permitam ter um claro panorama do negócio do ponto de vista financeiro.

Além disso, ele é um dos documentos qualificados como demonstração financeira, que são relatórios contábeis sobre a situação financeira de uma companhia. Balanços patrimoniais são extremamente importantes, já que esses relatórios podem dizer se sua empresa é um investimento rentável e seguro ou não.

Dentre todas as demonstrações financeiras, o balanço patrimonial definitivamente é o mais importante por seu nível de detalhamento e a sua capacidade de refletir a saúde da empresa de forma precisa no exato momento em que é publicado.

Além do balanço patrimonial, existem 5 outras demonstrações financeiras:

Outra característica importante do balanço patrimonial, no caso de empresas abertas, é que a divulgação dos seus dados nos resultados trimestrais das companhias podem gerar uma queda ou alta no valor das ações da empresa, uma vez que ele indica se a empresa está tendo superávit ou déficit de forma geral, ou seja, se está perdendo ou ganhando recursos considerando todas as suas operações.