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Eficiência

Quais são as funções administrativas de um gestor

Seja qual for o segmento que você atua, são 4 as funções administrativas que vão te ajudar a obter sucesso no seu mercado

POR Redação Whow! | 30/07/2021 15h25

Se você é dono do seu próprio negócio, provavelmente já teve que realizar algumas funções administrativas no seu dia a dia. Até porque gerir uma empresa e fazer com que ela alcance sucesso no mercado é um desafio. Por isso, os gestores precisam ter um bom preparo e conhecimento a respeito das funções que vão exercer.

Seja qual for o segmento em que você atua, quatro funções administrativas são fundamentais para obter sucesso no mercado. Se você quer saber um pouco mais sobre essas funções, continue a leitura e confira esse texto exclusivo que fizemos sobre o assunto.

A importância das funções administrativas

Apesar de não existir apenas um caminho para as empresas obterem sucesso, existem alguns métodos de gestão que podem auxiliar os empreendedores ao sucesso do negócio.

Sendo assim, para que possa sobreviver por um bom tempo, a empresa deve ter uma boa gestão, com estratégias bem definidas. Ou seja, o gerenciamento das tarefas deve ser feito com profissionalismo, utilizando técnicas e ferramentas eficazes.

Vale ressaltar que o consumidor está cada vez mais exigente, por isso, uma boa administração do negócio nunca foi tão importante como hoje em dia.

O equilíbrio nas funções administrativas

O equilíbrio nas funções administrativas é algo extremamente necessário para termos gestores mais preparados e capacitados para o que o mercado exige.

Afinal, assim como há profissionais que têm um talento nato para liderar equipes, existem administradores que não possuem o perfil de liderança.

Ou então, existem aqueles líderes muito comunicativos, que sabem cativar os outros profissionais e clientes como poucos, mas não possuem a organização necessária para tirar os projetos do papel.

O que isso quer dizer é que de nada adianta se você for um gestor ótimo numa função mas péssimo em outras.

Por isso, é essencial que o gestor trabalhe cada uma das funções que vamos apresentar a seguir. Pois, somente assim, poderá ser um profissional capacitado para enfrentar os desafios do mundo dos negócios.

Vale ressaltar que, além de você buscar se aprimorar nas funções administrativas, também existe a possibilidade de procurar um sócio ou outros gestores que tenham as qualidades complementares às suas.

Quais são as quatro funções administrativas?

Funções administrativas: Planejar

A primeira função administrativa que vamos tratar aqui é a de planejamento. Afinal de contas, é através dela que a empresa consegue estabelecer os objetivos e definir os caminhos que irá trilhar para atingi-los. Nesse sentido, é necessário analisar a situação da empresa antes de fazer um planejamento, pois, assim, as ações podem ser tomadas baseadas em dados reais.

Aqui mesmo no Whow! já salientamos algumas vezes sobre como planejar, fazer seu plano de negócio e ser mais efetivo em sua gestão.  Saiba exatamente onde você deseja chegar, defina suas metas por períodos e e esteja sempre alinhado ao seu planejamento. 

Por exemplo, se você possui um escritório de advocacia e atende dez clientes por mês, mas repentinamente um dos seus computadores estragou e você precisou comprar um novo.  Com um planejamento definido, imprevistos como esse não irão ser tão assustadores, pois em seu plano de negócios você já tem definido uma margem para custos variáveis, por exemplo. 

Funções administrativas: Organizar

A segunda função administrativa que vamos abordar é a organização dos gestores. Isso porque o planejamento só é colocado em prática quando existe organização. Assim, você precisa definir previamente como será o projeto, como distribuí-lo entre os funcionários e qual será o prazo de entrega.

Nesse sentido, a eficiência se dá quando as equipes conseguem realizar suas atividades em menos tempo e com menos desperdício o possível, mas sem prejudicar a qualidade da entrega.

Para isso, o administrador precisa ter a capacidade de organização, individual e coletiva, muito bem desenvolvida.

Outra habilidade que um gestor organizado deve ter é conhecer muito bem sobre os processos do seu setor. Somente assim poderá organizar bem as funções de cada funcionário e o que precisa entregar. Portanto, a organização funciona como um instrumento para facilitar o planejamento de qualquer projeto da empresa, viabilizando planos em objetivos claros.

Funções administrativas: Liderar

Dirigir uma empresa significa, necessariamente, liderar pessoas. Por isso, essa função tem a capacidade de mobilizar recursos humanos para conseguir atingir os resultados desejados. No entanto, não é uma ferramenta que somente atua distribuindo funções, mas também, para motivar e influenciar os colaboradores da organização.

Por isso, essa função exige que os gestores sejam incentivadores de suas equipes, sempre buscando motivá-los de maneira positiva. Nessa função, o gestor irá utilizar a inteligência emocional para liderar pessoas.

Essa capacidade é muito importante numa empresa, pois permite perceber as emoções dos colaboradores e então utilizá-las como ferramenta de geração de valor. Assim, é possível manter os funcionários satisfeitos e motivados.

E é assim, que o administrador consegue fazer com que os funcionários cumpram suas funções da melhor maneira possível. Portanto, esta é uma função interpessoal, que busca incentivar profissionais através de motivação, comunicação e liderança.

Funções administrativas: Controlar

Após planejar, organizar e liderar a sua equipe, é a hora de ter controle sobre o que eles estão fazendo. Até porque com o controle que o gestor consegue ter uma garantia de que, na prática, as tarefas são bem executadas e com bons resultados.

Nessa etapa, são criados padrões de desempenho, comparando o que era planejado e o que está sendo obtido com o trabalho de fato. Afinal de contas, para administrar um negócio é necessário controlar a maioria dos dados da empresa, desde gastos até os objetivos das equipes.

É importante pontuar que o uso de indicadores mais técnicos poderá garantir uma avaliação mais real da situação da sua empresa. Em suma, as funções administrativas são caraterísticas que permitem os gestores alcançarem melhores resultados na administração dos seus negócios.

Seja planejando, organizando, liderando e controlando, essas funções são essenciais para garantir o sucesso no fluxo de trabalho das empresas.

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