PS5 console sustentável é inovação na indústria dos games - WHOW

Tecnologia

PS5 console sustentável é inovação na indústria dos games

A Playstation demonstra porque é a marca líder nos vídeo games e inova mais uma vez. Conheça o Playstation 5, um console sustentável

POR Redação Whow! | 01/06/2021 15h24

A fim de confirmar sua relevância no mercado de games, e ainda conquistar a imagem de ser uma marca eco friendly, a Playstation lançou sua 5ª edição, com um console sustentável. É isso mesmo! A sustentabilidade também chegou no setor dos vídeo games. Que além de serem cada vez mais avançados tecnologicamente, também passam a adotar a demanda de redução de danos ao meio ambiente.

Quer saber um pouco mais sobre como o PS5 é um console sustentável? E quais os fatores que tornam isso possível? Confira esse texto exclusivo que preparamos para você! Boa leitura.

Ps5: um console sustentável

Lançado em novembro do ano passado, o Playstation 5 ganhou o posto de ser um dos consoles mais eco-friendly da sua geração. Visto que emite quase um terço a menos de CO2 do que o seu principal concorrente, o Xbox Series X, da Microsoft. Segundo o estudo “Console Carbon Footprint”, que analisa o impacto de emissões de poluentes dos consoles de videogame, o PS5 emite quase 70% a menos de poluentes do que o concorrente da Microsoft.

Isso tudo se dá pela GPU que tem capacidade de funcionar com 1,5x de desempenho por watt. No mesmo sentido, o console sustentável produz apenas 0,022 kg de dióxido de carbono por hora.

Um projeto sustentável

Esse projeto iniciou em 2020, quando a Sony Corporation embarcou no plano One Blue Ocean Project e o Green Management 2025. Ambos com o intuito de eliminar a utilização de plásticos nas suas embalagens até o ano de 2025. Os executivos da marca tomaram essa decisão, baseando-se que: nas últimas 5 décadas, o uso de plástico produzido aumentou cerca de 20x em todo o mundo, enquanto a sua reciclagem estagnou em torno de 9%.

Ou seja, mais lixo está sendo produzido, e a reciclagem contínua numa taxa muito abaixo do ideal. Assim, muitos desses dejetos acabam indo para oceanos, florestas e cidades. Assim, para fazer sua parte, a Playstation reduziu em média de 95% do uso de plástico em seu último lançamento, o PS5.

Além disso, a própria embalagem do console foi projetada para ser completamente reciclável. Antes era utilizado isopor, agora foi substituído por bandejas e cartões de polpa de papel. Outra mudança foi que as abraçadeiras que antes eram de plástico, também foram substituídas por papel. E os sacos plásticos usados para proteção de cabos e manuais de instrução também foram eliminados.

A mudança já tinha se iniciado com o lançamento anterior, o PlayStation 4, que continha embalagens com 70% de PET reciclado. Para este ano, o objetivo é incluir isopor reciclado de resíduos pós-industriais nas caixas destinadas à Europa.

PlayStation e a preocupação com os impactos ambientais

A PlayStation resolveu assumir de vez a ideia de incorporar a sustentabilidade na empresa. A corporação faz parte do Playing for the Planet Alliance, um programa lançado pela ONU, na Conferência sobre ação climática. Essa iniciativa juntou 21 empresas de jogos eletrônicos, que possuem o comprometimento de tomar medidas sobre mudanças climáticas, utilizando o alcance das suas plataformas para realizar ações a favor do meio ambiente.

Confira algumas das iniciativas que a empresa assumiu:

  • maior eficiência energética do PlayStation®4. que irão resultar na redução de cerca de 30 milhões de toneladas nas emissões de carbono até 2030;
  • suspensão de energia no console PS5 a empresa passou a incluir a opção de suspender jogos com menos consumo de energia que o PS4;
  • consultoria para clientes: a empresa passou a ensinar os consumidores a como economizar energia ao mesmo tempo que aproveitam seus produtos;
  • trabalho em conjunto com a ONU: a empresa se alinhou à Organização das Nações Unidas para desenvolver embalagens que reutilizam materiais de forma inovadora.

Transporte sustentável para um console sustentável

Como o transporte por caminhões e aviões são os que mais emitem carbono. A Playstation resolveu priorizar as vias marítimas e ferroviárias sempre que for possível. Assim a empresa consegue priorizar ao máximo as emissões de poluentes associadas ao transporte de suas mercadorias.

Escritórios sustentáveis

A empresa desenvolveu atividades e metas específicas nos seus escritórios e nas suas fábricas, para reduzir ainda mais o impacto ambiental. Até agora, já adotou as seguintes iniciativas para salvar o meio ambiente:

Energia: Escritórios em diversos locais do mundo receberam iniciativas para tornar o consumo energético mais eficiente. Assim, em todos os escritórios localizados no Reino Unido, só utilizam fontes de energia limpa, e além disso, também conseguiram reduzir o consumo de energia em 12%. Já nos escritórios de operações, localizados em Londres, após uma reforma, a Playstation conseguiu reduzir o consumo de energia em 19%, mesmo num espaço ainda maior que antes.

Na América e na Ásia, os escritórios ainda estão passando por adaptações. Mas a empresa também quer adotar o uso de energia 100% renovável, e incentivar os funcionários a utilizarem recursos mais sustentáveis.

Reciclagem: Os escritórios do Reino Unido já conquistaram uma taxa de 74% de reciclagem dos resíduos produzidos. Além disso, a empresa também atingiu a produção zero de resíduos para aterros sanitários. Os resíduos são ou reciclados ou incinerados para gerar energia.

Dessa forma, a Playstation cada vez mais se coloca como uma empresa amiga do meio ambiente. Apesar de ser uma tendência das empresas no geral, é possível analisar que a marca de vídeo games está se destacando mais ainda. Afinal, as empresas de tecnologia são umas das que mais gastam energia, e ainda poluem o planeta. Portanto fica evidente que esse esforço da PlayStation pode ser visto como uma melhoria para toda a sociedade.

PS5 e a consciência ecológica 

Apesar de ser o segundo console ecológico da marca, a empresa de vídeo games acerta mais uma vez nas demandas trazidas pelos clientes, com um produto sustentável e moderno. 

E aí, gostou desse texto? Então assine a nossa newsletter agora mesmo, e receba na sua caixa de e-mails conteúdos gratuitos todos os dias! Fique por dentro das novidades do mundo empresarial e inovações para o mercado.